Ícone do site Blog Mainô

3 passos para fazer uma gestão de estoque de sucesso

3 passos para fazer uma gestão de estoque de sucesso

Uma gestão de estoque de sucesso se caracteriza pela maneira como a quantidade de produtos é gerenciada, fazendo com que não falte e também não sobre nada, de modo que sua empresa nunca fique com produtos parados em suas prateleiras, evitando um grande risco de prejuízo.

É importante analisar a demanda existente, mantendo seu estabelecimento abastecido de maneira ordenada, para que não se mantenha um estoque maior do que o necessário. Isso tudo sem perder, porém, toda a sua diversidade de produtos. Para te ajudar a entender melhor como funciona todo esse processo, selecionamos alguns pontos de grande relevância para uma gestão de estoque de sucesso. Confira:

Entenda a importância da gestão de estoque

Com o momento econômico e financeiro vivido atualmente pelo país, a atenção em relação ao controle de estoque das empresas é redobrada. Afinal, a falta de qualquer item nos pontos de venda pode ser extremamente prejudicial, causando a diminuição de suas vendas e podendo interferir até nos processos produtivos. Por isso, é importante estar atento ao tipo de gestão que vem sendo aplicada na sua empresa, a fim de controlar melhor seu estoque e, dessa maneira, poder garantir resultados satisfatórios.

Saiba como realizar uma gestão de estoque de sucesso

Um dos itens de maior relevância nessa gestão é o acompanhamento dos produtos que têm mais giro em suas prateleiras e daqueles que estão há muito tempo parados em seu estoque. Quando se tem mercadorias com mais saída do que outras, é preciso realizar uma projeção de atividades a fim de que a empresa consiga cumprir com os prazos de entrega. Por isso, é importante ter um histórico rotativo ou até mesmo diário de entrada e saída de mercadorias.

Fazendo uma relação sólida com base em todos os produtos em estoque, fica mais fácil minimizar a compra de produtos desnecessários, o que diminui os custos da empresa e foca apenas em produtos que terão mais rotatividade e que proporcionarão lucros mais rapidamente.

Mantenha a organização nas informações

É importante reforçar a necessidade de se manter a organização das informações por meio de profissionais capacitados para desenvolver essa tarefa. Dependendo do tamanho da empresa, será necessário ter uma pessoa que exerça especificamente essa função, e que se responsabilize tanto por manter o estoque em ordem quanto para realizar os pedidos de compra do que está em falta. Se houver necessidade de se manter mais funcionários nesse setor, eles deverão estar totalmente sincronizados.

É importante implementar algumas táticas que ajudam a manter uma boa gestão no controle de estoque:

Encontre um software que atenda às necessidades da empresa

Verifique a demanda de sua empresa, tendo em vista o seu perfil e seu o tamanho. Uma planilha bem elaborada poderá atender às necessidades de uma empresa de pequeno porte. Já para aquelas um pouco maiores, o recomendado é investir em um software que proporcione uma relação mais clara dos produtos em estoque.

Faça uma pesquisa de mercado e invista de forma segura. Fique atento a essas dicas e coloque em prática a fim de melhorar os resultados de sua empresa!

 

Sair da versão mobile