Como funciona o certificado digital dentro do Traxo?

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Traxo lida com o certificado digital de uma maneira muito simples. Entretanto, alguns usuários ainda estão acostumados com sistemas mais complexos. Por isso, preparamos um rápido FAQ para explicar como funciona o certificado digital no Traxo.

O que é um certificado digital?

É uma assinatura com validade jurídica que permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente documentos. Por exemplo, é o que garante que uma NF-e foi realmente emitida pela sua empresa.

Qual são os tipos de certificado que existem?

Podemos dividir os certificados em duas classes: A1 e A3.

O Certificado Digital A1 é um arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano. Pode-se gerar uma cópia de segurança, geralmente com as extensões *.pfx ou *.p12. Possui validade de 1 ano.

Já Certificado Digital A3 é um token ou cartão, ou seja, um dispositivo físico. Ele não é instalado na máquina, então para utilizá-lo, é necessário que o dispositivo físico esteja conectado ao computador. Sua validade varia entre 1 a 3 anos.

Qual a principal diferença entre eles?

Justamente pelo fato de o certificado A3 ser um dispositivo físico ele, por um lado, traz a segurança que somente a pessoa que o porta consegue assinar documentos digitalmente. Entretanto, por outro lado, ele agrega uma grande burocracia. Caso, por exemplo, seu contador precise do certificado para emitir um SPED Contábil, alguém precisará enviar este certificado a ele e, enquanto isso, ninguém mais na sua empresa consegue emitir Nota Fiscal.

O Traxo utiliza qual certificado?

Para utilizar o Traxo é necessário o certificado A1, seja o e-CNPJ ou o certificado NF-e. O Traxo não aceita A3. Decidimos não implementar o A3 por considerar que perde-se muito da flexibidade do Traxo ao se utilizar um certificado A3. UPDATE: O Traxo agora trabalha com os certificados A1 ou A3, seja o e-CNPJ ou o certificado NF-e.

E como instalo o certificado digital no Traxo?

O Traxo é muito flexível, e a solução que encontramos permite que, qualquer usuário devidamente autenticado no sistema e com permissão do administrador possa emitir NF-es sem precisar conhecer a senha do certificado digital. O administrador cadastra o certificado digital no Traxo uma única vez o sistema está pronto para emitir NF-es.

Como cadastro o certificado digital no Traxo?

De posse do certificado A1 em seu computador (deve ser um arquivo *.pfx ou *.p12 – caso não possua esse arquivo solicite suporte a empresa que emitiu o certificado), acesse o Traxo. Você verá essa tela.

painel-geral-traxo

Se você ainda não cadastrou seu certificado digital, repare que no terceiro quadro está escrito “Sem certificado cadastrado”, seguido de um botão “Atualizar”. Clique no botão. Na tela a seguir, no primeiro campo localize o arquivo do certificado digital em sua máquina, e no segundo campo informe a senha do certificado digital. Clique em Salvar.

certificado-digital-traxo

Caso a senha esteja correta, pronto! O certificado está atualizado. No menu, na primeira opção “Dashboard”. Verifique que agora, no terceiro quadro, aparece uma mensagem informando o vencimento do certificado digital.

Pronto, o sistema já está apto a emitir NF-es.

Quer aprender a emitir NF-es? Clique aqui e veja como.

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!