Ícone do site Blog Mainô

Os 5 Diferenciais do despachante aduaneiro 4.0

Assim como diversas áreas relacionadas ao Comex, a profissão do despachante aduaneiro vivenciou algumas mudanças tecnológicas que possibilitaram inúmeros benefícios. Rápido, Prático e Assertivo, o despachante aduaneiro 4.0 hoje em dia é muito mais do que um solucionador de problemas burocráticos. Ele passou a se destacar por sua experiência, comprometimento e confiabilidade no processo aduaneiro. 

Esta profissão é muito antiga. No Brasil, o despachante aduaneiro atua desde 1850, mas só em 19 de setembro de 1860, foi quando o governo publicou um decreto especificando as condições necessárias para exercer esta profissão. Até os dias de hoje, o Despachante aduaneiro 4.0 é o profissional que representa as empresas que atuam no Comex exportando e importando. Ele representa essas empresas perante à Receita Federal do Brasil, aos órgãos anuentes e todos os demais que forem preciso. 

Mas hoje em dia, este trabalho é simplificado e automatizado por softwares que ajudam o despachante aduaneiro 4.0 a investir tempo em relacionamento com seus clientes. Além disso, a automatização destes processos garante uma maior confiabilidade ao despachante 4.0, uma vez que os procedimentos se tornam cada vez mais transparentes. 

O que faz um Despachante Aduaneiro 4.0?

O despachante aduaneiro 4.0 é muito importante para todo o Comex. Isso porque ele é um agente de soluções no comércio exterior, totalmente conectado com a indústria 4.0. Ainda que facilitado pelo uso da tecnologia, este trabalho não é nada simples. É preciso ter muito conhecimento técnico a respeito da realização do despacho aduaneiro, como por exemplo o domínio: 

Ou seja, um bom despachante aduaneiro 4.0 exerce uma atividade que vai muito além de conhecer a área aduaneira. Ele precisa entender muito bem sobre tudo o que envolve o comércio exterior. Portanto, é preciso entender sobre logística, contabilidade, direito tributário, administração etc. 

Hoje em dia, o despachante aduaneiro 4.0:

Todo este processo fiscal é regido pelo regulamento aduaneiro e muitos outros diplomas legais. Por isso, é importante que o despachante aduaneiro 4.0 se mantenha atento à esses regulamentos, para cumprir todas as exigências legais.

Separamos 5 diferenciais do despachante aduaneiro 4.0!

1- O despachante aduaneiro 4.0 agrega valor ao cliente, gerando redução de custos

Agregar valor ao cliente é uma tarefa bastante complexa. Isso porque ela não envolve apenas precificar seu serviço, mas envolve inúmeras outras funções que, juntas, fazem com que seu serviço seja único. Para que seu serviço se destaque em meio à concorrência, o despachante aduaneiro 4.0 precisa:

2- É especialista em procedimentos e regras do comércio exterior

O processo aduaneiro demanda bastante atenção, afinal, são muitas as regras e diretrizes que regem o serviço do despachante aduaneiro 4.0. Por isso, é muito importante que o despachante seja especialista no que faz, tenha o procedimento enraizado na mente e consiga, a partir disso, solucionar problemas com muito mais facilidade. O Despachante que conhece bem as regras do comércio exterior, se destaca muito mais, por oferecer tranquilidade ao cliente.

3- Cria um relacionamento com o cliente, gerando confiança

Mesmo sendo um trabalho que na maioria das vezes não lida diretamente com o cliente em seu dia a dia, o serviço do despachante aduaneiro 4.0 deve ser pautado no relacionamento. Isso porque estamos falando de mercadorias que, quando não entregues da forma correta, geram transtornos enormes para quem está importando ou exportando. 

Além disso, as multas relacionadas ao processo aduaneiro são muito elevadas, gerando um custo que o cliente não quer ter. Por isso, o despachante precisa gerar confiança e criar um relacionamento com o cliente, baseado na transparência e disposição para resolver toda e qualquer questão. 

4- Busca se adaptar às inovações que tornam o processo mais prático

Não tem jeito, a tecnologia hoje em dia permeia todas as áreas da economia. O Despachante aduaneiro 4.0 se destaca justamente por ser facilmente adaptável a essas tecnologias e por usá-las à seu favor. Assim, os softwares, aplicativos e sistemas de gestão são fundamentais para que o despachante tenha ações assertivas e possa despender mais tempo promovendo outros diferenciais. 

A Mainô oferece um sistema rápido, simples e especializado em comex, para profissionais que querem inovar e ter uma vantagem competitiva no mercado. Saiba mais no nosso site!

5- Estuda constantemente o processo aduaneiro

As leis e regras relacionadas ao processo aduaneiro mudam bastante e, com isso, o despachante aduaneiro 4.0 precisa estar em constante pesquisa sobre o assunto. Dessa forma, o despachante consegue se diferenciar dos demais profissionais desta área, afinal, ele será sempre muito mais completo. 

O despachante aduaneiro 4.0 deve: 

Você já ouviu falar do programa de parceiros da Mainô? Ele foi pensado pra você, que presta serviços para a área de comércio exterior e quer um diferencial competitivo. Nossos parceiros contam com uma Plataforma Exclusiva e Gratuita para fazer espelhos de DI e uma Plataforma de Acompanhamento de Comissões, para tornar o trabalho muito mais rápido e prático!

Entre no site e saiba mais sobre este programa!

Sair da versão mobile