Conheça os modelos de carreira do profissional do futuro

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Hoje em dia as empresas têm dado cada vez mais atenção às propostas de futuro que irão oferecer a seus funcionários. Isso porque, quando um profissional tem modelos de carreira em vista, ele tem um desempenho muito melhor, um aumento de perspectiva e uma melhora no rendimento. Além disso, ter modelos de carreira para sua equipe ajuda a aproveitar ainda mais o potencial de cada um e, com isso, otimizar tempo e recursos e diminuir a perda de bons profissionais. 

Quando um profissional tem uma trajetória de crescimento no ambiente de trabalho, é muito mais fácil que ele busque melhorias adequadas às necessidades da empresa. Isso faz com que sua empresa construa uma equipe que se torna cada vez mais qualificada e especializada no seu negócio. Dessa forma, cada um dentro da empresa terá um propósito claro que guiará todas as suas ações e tomadas de decisão.

Ou seja, os modelos de carreiras servem para que as empresas criem, para cada um dos cargos, um roteiro de progresso. Esse roteiro promove competitividade e impulsiona o desejo de crescimento e desenvolvimento nos profissionais, o que, consequentemente, traz benefícios para a empresa como um todo.

Quais são os benefícios dos modelos de carreira para a empresa?

  • Os colaboradores saberão o que esperar de seu futuro profissional 
  • Poderão tomar decisões mais assertivas para se promoverem 
  • Quais competências deverão buscar desenvolver
  • O clima organizacional da empresa se torna mais agradável a todos.
  • Os colaboradores têm um aumento na produtividade 
  • A empresa promove uma maior retenção de profissionais

Como se tornar o profissional do futuro ideal para as empresas?

Muito além de se adequar a tendências e novas técnicas, o profissional do futuro deve ir além de seus conhecimentos. Ou seja, ele precisa estar atento a habilidades que não estão ligadas à áreas acadêmicas, mas sim, à áreas comportamentais. Dessa forma, o profissional do futuro terá maior destaque no ambiente de trabalho e, com isso, alcançará novas oportunidades nos modelos de carreira das empresas. 

Diferente do profissional tradicional, que realiza suas atividades de forma linear e impessoal na empresa, o profissional do futuro influencia positivamente todos a sua volta no ambiente profissional. Isso porque ele busca valorizar o trabalho em equipe e habilidades socioemocionais. Portanto, este profissional deve desenvolver:

  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Inteligência emocional
  • Flexibilidade cognitiva
  • Adaptabilidade
  • Iniciativa e empreendedorismo

Modelos de carreira: Como escolher um para a sua empresa?

Não existe um modelo padrão que se adeque a qualquer empresa, por isso, é preciso analisar as necessidades e possibilidades da sua empresa. Isso porque é muito importante que o modelo de carreira esteja alinhado com aquilo que a empresa pode oferecer no momento, para não gerar expectativas que nunca poderão ser cumpridas. 

Para montar um modelo de carreira você precisa: 

  • Planejar como será cada função e cargo
  • Definir metas claras e alcançáveis
  • Apresentar opções de qualificação

Além disso, é essencial que se faça um levantamento de dados da empresa e que se busque conhecer seus funcionários a fundo. Dessa forma, será possível entender onde cada um deles está apresentando um maior potencial de desenvolvimento a ser trabalhado. 

Separamos 5 modelos de carreira que podem ser usados na sua empresa:

  1. Carreira horizontal: Este modelo não conta com a possibilidade de ascensão no nível hierárquico.
  2. Carreira em linha: Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados
  3. Carreira paralela: Os colaboradores que têm possibilidade de atingir cargos de liderança, seguem um ramo hierárquico separado desde o início de suas jornadas
  4. Carreira em Y: Neste modelo, em determinado ponto, há a possibilidade de seguir para um dos dois ramos: gerencial ou especialista
  5. Carreira em rede: Na carreira em rede existe uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir num dado momento

E aí, gostou deste artigo? Não deixe de se qualificar e buscar novas formas de se tornar um profissional do futuro!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!