Ícone do site Blog Mainô

Conheça o Dia Nacional da China e Descubra os Impactos Desta Data no Comex

O Dia Nacional da China, muito mais do que uma data histórica comemorada em todo o país, é também um feriado que gera muitas modificações no cenário econômico mundial. No que diz respeito ao Comex, muitos são os impactos gerados pelo dia nacional da China. Isso por se tratar de um feriado com comemorações que se estendem por 7 dias. 

Desde 1999, o feriado que durava legalmente 3 dias, passou a se conectar com os finais de semana de antes e depois da data. Por isso, hoje em dia o feriado dura 1 semana, do 1º dia ao 7º dia de outubro, ficando conhecido como semana de ouro chinesa.

Diferente de outros países, as empresas chinesas não dão continuidade às suas atividades nestes dias e, consequentemente, as importações e exportações são afetadas neste processo. Para o país local, a semana de ouro é a que mais gera lucro ao país, por promover um enorme fluxo turístico no país. 

Mas para entender melhor toda esta dinâmica, é preciso conhecer a história desta data tão importante para a China. 

Como surgiu o Dia Nacional da China?

Ao longo dos anos o dia 1 de outubro teve diversos significados para a cultura chinesa. No período da Dinastia Jun Ocidental, a data era usada para comemorar eventos importantes no país. Já no período feudal, o feriado celebrava a cerimônia de entronização do imperador e o seu aniversário.

Mas desde 1949, a data foi usada para celebrar a Independência do País, garantida em 21 de setembro do mesmo ano. Em 1 de outubro de 1949, aconteceu uma Cerimônia de Celebração da Independência, na famosa praça da paz celestial. Nesta cerimônia, a bandeira nacional foi hasteada publicamente pela primeira vez, em frente a um público de cerca de 300.000 pessoas.  Assim, esta tradição é levada até os dias de hoje e, por isso, o feriado atrai tantas pessoas, devido à suas inúmeras atrações.

Como é comemorado o Dia Nacional da China hoje em dia?

A festa atrai muita gente, principalmente pessoas de fora do país. Isso porque ao longo do feriado, ocorrem apresentações de música, dança e exposições de pinturas e caligrafia. Além disso, o feriado costuma ser encerrado com shows de luzes e fogos de artifícios.

Como o feriado prolongado interfere no Comex?

Para quem trabalha com importação ou exportação, não tem como não levar em consideração o Dia Nacional da China no calendário administrativo da empresa. Isso porque o feriado prolongado afeta a logística, os prazos e a produção de inúmeros produtos que são originados da China.

Por se tratar de um país geograficamente muito distante, tudo se complica ainda mais, gerando:

Não são apenas as fábricas que param, mas também todos os serviços fundamentais ao processo de importação. Ter isso em mente ajuda a diminuir transtornos e ajuda o empresário a pensar em soluções como por exemplo antecipação de pedidos, para garantir uma entrega dentro do prazo. Por isso, é importante ter:

Saiba como evitar problemas e minimizar os impactos gerados pelo Dia Nacional da China no seu negócio na Live do canal de Youtube Mainô! 

https://www.youtube.com/watch?v=VIhmyYK1nEA

Gostou deste artigo? Continue estudando e aprendendo mais aqui no Blog!

Sair da versão mobile