Olá !
No post de hoje quero compartilhar uma importante lição que aprendi numa reunião com um importante diretor de um órgão público. Por motivos óbvios, não revelarei o nome das pessoas. Esse diretor me contou a história de seu pai, um empreendedor.
No início da década de 60 o conceito de assistência técnica autorizada não existia no Brasil. O pai desse meu conhecido, que chamarei aqui de João, foi um dos primeiros a identificar essa oportunidade. Com o crescimento do número de televisores no Brasil, era uma iminente oportunidade.
Demonstrando um exímio faro para negócios, o empreendedor, um excelente técnico, montou uma das primeiras autorizadas do Brasil. E deu muito certo. O negócio logo prosperou. Ele soube identificar uma excelente oportunidade. Durante aproximados 10 anos o negócio foi uma importante fonte de renda para sua família, mantendo-os em um estilo de vida muito acima da média. Foram tempos de vacas rechonchudas.
Entretanto, aos poucos a concorrência começou a aparecer. E aos poucos, esse empreendedor começou a perder mercado. Após 10 anos de fundação, foi obrigado a fechar a empresa no vermelho e vendeu seu negócio por um valor simplório.
O que deu errado?
Ao relatar a história, seu filho descreveu um pecado capital desse empreendedor, que me remeteu a este artigo que escrevi há alguns meses: ele era um empreendedor com mentalidade lifestyle business. Empreendedores com essa mentalidade tem o objetivo exclusivo de sustentar um determinado nível de renda e desfrutar de um estilo de vida. Esse tipo de empresa se caracteriza por distribuir seus lucros entre os sócios e reinvestir pouco ou nenhum capital. Muitas vezes os próprios sócios executam o trabalho operacional.
E foi exatamente isso que aconteceu. Ele soube identificar uma excelente oportunidade, mas em algum momento o negócio se tornou maior que o empreendedor. Ele não se preocupou em melhorar a gestão de seu negócio, simplesmente porque tinha uma mentalidade lifestyle, e não uma mentalidade Scale Up.
Empreendedores com mentalidade de crescimento tem uma preocupação, desde o início, com escalabilidade. Sonham grande. Geralmente se caracterizam por pouca ou nenhuma divisão de lucros. Os sócios de uma Scale Up buscam assumir cada vez mais um papel estratégico e menos operacional, ainda que, num primeiro momento, isso comprometa seu próprio bolso.
Se você tem um negócio, prepare-se para dar certo. Faça frequentemente o exercício de pensar na próxima fase do seu o negócio.
“E se isso der certo, quais habilidades vou precisar diante desse novo cenário?”
Certamente isso encurtará seu caminho e fará de você um empreendedor mais preparado para os desafios empresariais.