Ícone do site Blog Mainô

DU-E: saiba tudo sobre a Unidade de Medida Tributável

Ao preencher a DU-E tenha atenção na inserção correta da Unidade de Medida Tributável

Como bem sabemos, o Comércio Exterior ocorre através de uma série de processos burocráticos envolvendo documentos que controlam e oficializam as operações. A DU-E, documento que veio para substituir a Declaração de Exportação e o Registro de Exportação, reúne uma série de informações sobre a exportação que deve estar correta, a fim de evitar entraves na operação. 

Uma, dentre as muitas informações que devem ser preenchidas com atenção, é a Unidade de Medida Tributável, que é retirada da Nota Fiscal – NF-e, documento que formaliza a compra e venda do bem exportado. Mas o que é essa Unidade de Medida Tributável?

Unidade de Medida Tributável: principais informações

Antes de tudo é preciso entender que a Unidade de Medida Tributável é determinada de acordo com a NCM do bem que você está exportando, ou seja, essa medida já é determinada previamente e pode ser necessária a conversão da unidade de medida comercializada para a tributável.  É a partir da Unidade de Medida Tributável, assim denominada no âmbito da Receita Federal, que se aplica a tributação do produto, logo, é necessário que ela seja preenchida corretamente na NF-e. 

Cada NCM possui uma Unidade de Medida Tributável padrão. No total, o comércio exterior conta com por volta de 12 Unidades de Medida Tributável, que reunimos abaixo com suas siglas correspondentes: 

UNIDADE DE MEDIDA TRIBUTÁVEL SIGLA
GRAMA G
JOGO JOGO
LITRO L
MEGAWAT HORA MWHORA
METRO M
METRO CÚBICO M3
METRO QUADRADO M2
MIL UNIDADES 1000UN
PARES PARES
QUILATE QUILAT
QUILOGRAMA KG
UNIDADE UN

São essas siglas que constam na Nota Fiscal de exportação e devem estar preenchidas de forma correta de acordo com a NCM do produto exportado. 

Unidade de Medida Tributável/Estatística x Unidade Comercializável

A Unidade de Medida Tributável é assim denominada no âmbito da Receita Federal, responsável pela incidência dos tributos nas operações de Comércio Exterior. No âmbito do Comércio Exterior como um todo, essa unidade também é denominada como Unidade de Medida Estatística, mas ambas nomenclaturas indicam o mesmo tipo de unidade. Na NF-e o campo a ser preenchido com a unidade é o de tag “uTrib”. 

Essa medida não pode ser confundida, no entanto, com a Unidade de Medida Comercializada, que nada mais é que a unidade escolhida pelo exportador para indicar a quantidade de produto que está sendo exportado. Vale ressaltar que essa escolha é livre e realizada pelo exportador. 

Assim, tanto na Nota Fiscal quanto na DU-E vão constar dois tipos de unidades de medida distintas, uma escolhida livremente pelo exportador – a Unidade de Medida Comercializável – e a outra determinada pela NCM do produto – a Unidade de Medida Tributável/ Estatística. 

Principais pontos de atenção quanto à Unidade de Medida Tributável

Conversão da Unidade de Medida Tributável: a Mainô ajuda você!

A Mainô atua em função da facilitação do Comércio Exterior brasileiro, desenvolvendo ferramentas que impulsionam e agilizam as importações e as exportações. Nosso Sistema de Gestão em nuvem conta com a funcionalidade de conversão da Unidade de Medida Tributável na Nota Fiscal de exportação, agilizando a emissão da NF-e e da sua exportação! Saiba mais sobre o software Mainô.

 

Sair da versão mobile