Para uma empresa de importação ser bem-sucedida em um mercado cada vez mais competitivo, ela tem de buscar eficiência tanto em seus processos internos quanto no relacionamento com seus clientes. O que acontece, dentro da empresa de importação, impacta diretamente em seu relacionamento com os clientes. E, por consequência, nos resultados e prosperidade da organização.
Tudo isso é potencializado em meio à uma crise mundial. A pergunta é como buscar melhorias e se manter ou até mesmo crescer?
Neste artigo, vamos apresentar sete estratégias para que sua empresa de importação se mantenha saudável. Leia o artigo completo!
1. Analise e reveja os processos da sua empresa de importação
Sua empresa de importação tem processos claros e bem definidos? Investir em processos, monitorá-los e melhorá-los é um ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Os processos são um conjunto de atividades relacionadas que executam um determinado objetivo.
Por exemplo, se a sua empresa importa vinhos, essa tarefa deverá passar por diversos setores e ser executada por várias pessoas, não é mesmo? Tais como cadastro e pesquisa de fornecedores, compra, emissão da nota fiscal de importação, recebimento dos produtos etc., são muitas as etapas que devem ser executadas até que a importação dos vinhos seja concluída.
Quando a empresa não possui um processo, a importação pode ser feita de qualquer maneira, sem padrão ou planejamento. Não há como controlar a qualidade ou ainda identificar as tarefas que têm gerado prejuízo. Outro problema é que o conhecimento fica retido na mente de quem executa as tarefas, dificultando que ele possa ser replicado.
Os processos irão padronizar essas atividades. Além disso, será possível conquistar melhorias, identificando os pontos fracos do processo que geram desperdício e até mesmo tarefas desnecessárias. É possível, por exemplo, analisar que se informatizar a emissão da nota fiscal de importação, fazendo com que a empresa diminua o tempo despendido e minimize erros.
Por isso, investir em monitoramento e melhoria de processos é um fator importante para o sucesso de uma empresa de importação. Estabeleça processos bem claros e os documente. Assim é possível que todos os envolvidos com as atividades possam adotar as melhores práticas.
2. Selecione fornecedores de qualidade
A prospecção e parceria com Trading Companies confiáveis no exterior são fatores importantes para que uma empresa de importação possa crescer. Ter correspondentes no exterior que possam efetuar inspeções e desembaraços, manter contato e uma atuação adequada junto ao mercado produtor nos países de origem é um diferencial significativo.
Busque obter cadastros e parcerias com despachantes aduaneiros. Isso também é uma ação importante para garantir operações adequadas na importação e evitar riscos de erros que impactem no processo final.
3. Calcule a viabilidade econômica das importações
Determinar a viabilidade econômica numa importação é importante para não causar frustração ao cliente. Por isso, para determinar o preço final do produto, é preciso ponderar diversas especificidades, que vão desde o custo total até a demanda de mercado e percepção de valor do cliente.
E para isso, trabalhar com sistemas que realizam cálculos e funcionalidades de conhecimento específico dos custos envolvidos nas operações é fator determinante para a realização de bons negócios em empresa de importação.
Com o dólar alto, isso é algo que se intensifica, e é preciso ter muito mais cautela na hora de contabilizar todos os custos para ser assertivo na precificação final.
4. Invista em tecnologia na sua empresa de importação
Assim como processos bem claros e definidos impactam na prosperidade da sua empresa de importação, a tecnologia também será essencial para o crescimento do empreendimento. Vivemos na era da informação, que tornou os consumidores ávidos por agilidade e qualidade. E sem a tecnologia adequada, não é possível suprir essas expectativas.
E recursos tecnológicos são tantos equipamentos de última geração como sistemas de informação que facilitam e automatizam a rotina da sua organização.
Por exemplo, fazer o cálculo de uma Nota Fiscal de Importação, manualmente, pode demandar tempo e ainda por cima é passível de erros humanos. Ao automatizar essa tarefa, o cálculo da NF-e é realizado em minutos, com pouquíssimas chances de erro.
Com a tecnologia é possível fazer com seus funcionários se concentrem em tarefas de maior valor, deixando as tarefas rotineiras e repetitivas para o sistema. Isso gera mais agilidade para a empresa, melhora na tomada de decisões e mais qualidade para o serviço.
5. Tenha domínio dos aspectos legais e fiscais
Dominar as exigências legais e fiscais é fundamental para que uma empresa de importação possa realizar com sucesso suas atividades, inclusive funcionando como uma assessoria para os clientes e fornecedores.
Perceba que ter domínio destes aspectos pode mudar o resultado de uma compra, conseguindo ganhos que só esse conhecimento pode proporcionar.
Em meio a uma crise, é totalmente dispensável gastar recursos financeiros por erros ou multas por desconhecimento ou negligência. Como dito acima, a tecnologia pode te ajudar a agilizar a resolver isso de uma vez por todas.
6. Invista e valorize em seu RH
Investir na equipe e reconhecer a capacidade de conhecimento e trabalho são fatores importantes para motivar seu pessoal.
Aqui na Mainô, por conta do novo esquema de trabalho home office, nós pensamos muito no conforto e no bem-estar de cada colaborador em sua casa. Sabemos que não é fácil, mas existem formas de se adaptar e conseguir extrair a melhor produtividade de cada um e de uma forma mais leve. Se deseja saber mais, leia este artigo sobre home office para empresas e como manter um time produtivo.
7. Busque a qualidade e satisfação dos clientes
Treine a sua equipe de vendas e suporte, a fim de que ela possa realizar um atendimento adequado aos clientes. Invista em um bom pós-venda para fidelizar o seu cliente. Esse ponto é importante, pois trabalhando com qualidade externa e interna, a empresa evita retrabalhos que impactam diretamente em custos e na satisfação de clientes.
Sabemos que o mercado mudou completamente. Empresas que não se adaptarem às novas necessidades dos clientes, encontrarão dificuldades.
Reavaliar processos, investir em conhecimento de legislação, desenvolver parcerias e qualidade, entre outros fatores, são os passos fundamentais que farão a sua empresa crescer. O sucesso é processo contínuo que exige ações constantes por parte dos empreendedores.
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