Uma estratégia de crescimento permite que as empresas ampliem seus negócios. O crescimento pode ser alcançado por práticas como adicionar novos locais, investir na aquisição de clientes ou expandir uma linha de produtos. O segmento e o mercado-alvo de uma empresa influenciam as estratégias de crescimento que ela escolherá.
Um plano concreto de crescimento é mais do que uma estratégia de marketing, é uma engrenagem crucial na máquina do seu negócio. Sem um, você fica à mercê de uma base de consumidores inconstantes e das flutuações do mercado.
Então, como você planeja crescer?
Crie estratégias, considere as opções disponíveis e inclua algumas em seu plano de negócios. Dependendo do tipo de empresa que você possui, sua estratégia de crescimento pode incluir aspectos como:
- Adicionar novos locais
- Investir na aquisição de clientes
- Oportunizar franquias
- Expandir sua linha de produtos
- Vender produtos on-line em várias plataformas
Seu setor específico e mercado-alvo influenciarão suas decisões, mas é quase universalmente verdade que a aquisição de novos clientes desempenhará um papel considerável.
Neste artigo, você irá conhecer algumas das melhores estratégias que levarão seus negócios ao próximo nível.
Como impulsionar sua empresa para o sucesso
Seja qual for o tipo de negócio que você deseja expandir, aqui estão algumas táticas acionáveis para alcançar o crescimento.
Use um modelo de estratégia de crescimento
Não comece a trabalhar antes de planejar e documentar as etapas da sua estratégia. Você precisa delinear o processo pretendido para o crescimento em sua organização.
Escolha sua área alvo de crescimento
É ótimo que você queira expandir seus negócios, mas no que exatamente você quer crescer?
Seu plano de crescimento de negócios deve aprimorar áreas específicas. Os focos comuns de iniciativas estratégicas podem incluir:
- Crescimento do quadro de funcionários
- Expansão do espaço atual do escritório, varejo e/ou armazém;
- Adição de novos locais ou filiais do seu negócio;
- Expansão para novas regiões, locais, cidades ou países;
- Adição de novos produtos e/ou serviços;
- Expandir os locais de compra, ou seja, vender em novas lojas ou lançar uma loja on-line;
- Crescimento na receita e/ou lucro;
- Crescimento da base de clientes e/ou taxa de aquisição de clientes.
É possível que seu plano de crescimento abranja mais de uma das iniciativas descritas acima, o que faz sentido. Por exemplo, aumentar suas vendas unitárias resultará em crescimento na receita e possivelmente em locais e número de funcionários adicionais para suportar o aumento das vendas.
É importante também ter um bom processo de recrutamento e seleção para que você consiga trazer candidatos não só competentes, mas que tenham comportamentos alinhados com o seu propósito de crescimento.
Conduza pesquisas de mercado e setoriais
Depois de escolher no que deseja crescer, você precisará justificar por que deseja crescer nessa área e se o crescimento é possível. Pesquisar o estado do seu setor é a melhor maneira de determinar se o crescimento desejado é necessário e viável.
Os exemplos podem incluir a realização de pesquisas e grupos focais com clientes atuais e potenciais ou pesquisar relatórios já existentes no setor. O conhecimento e os fatos que você descobrir nesta etapa moldarão as expectativas e metas de crescimento para determinar melhor um cronograma, orçamento e objetivo final.
Defina metas de crescimento
Depois de determinar o que está crescendo e porquê, o próximo passo é determinar o quanto você quer crescer. Essas metas devem ser baseadas em suas aspirações, isto é, onde você deseja que sua organização esteja, mas também devem ser alcançáveis e realistas. É por isso que definir uma meta com base em pesquisas do setor é tão valioso.
Por fim, siga as etapas para quantificar suas metas em termos de métricas e cronograma. O objetivo de “aumentar as vendas em 30% trimestre a trimestre nos próximos três anos” é muito mais claro do que simplesmente “aumentar as vendas”.
Planeje seu curso de ação
Em seguida, descreva como você atingirá suas metas de crescimento com uma estratégia precisa. É recomendável escrever um plano detalhado de crescimento para obter a compreensão e a adesão de sua equipe.
Esse plano deve conter uma lista de itens de ação, prazos, equipes ou responsáveis e recursos para atingir sua meta de crescimento.
Determine suas ferramentas e requisitos de crescimento
A última etapa antes de agir de acordo com seu plano é determinar quaisquer requisitos que sua equipe precisará durante o processo.
Esses são recursos específicos que ajudarão você a atingir suas metas de crescimento com mais rapidez e precisão. Os exemplos podem incluir:
- Financiamento: você pode precisar de um investimento de capital ou de uma alocação de orçamento interno para realizar este projeto.
- Ferramentas e software: considere quais recursos tecnológicos podem ser necessários para agilizar e/ou obter insights do processo de crescimento.
- Serviços: o crescimento pode ser melhor alcançado com a ajuda de consultores, designers ou planejadores em um campo específico.
Execute seu plano
Com todo o seu planejamento, recursos e definição de metas concluídos, agora você está pronto para executar o plano de crescimento de sua empresa e fornecer resultados para os negócios.
Durante todo esse tempo, certifique-se de responsabilizar seus stakeholders, mantendo a linha de comunicação aberta e comparando os resultados iniciais com suas metas de crescimento previstas.
Dessa forma, você poderá ver se os resultados projetados ainda são alcançáveis ou se algo precisa ser ajustado.
Práticas universais de crescimento
Seu plano de crescimento e as táticas que você utiliza serão específicas para o seu negócio, mas existem algumas estratégias universais que você pode implementar, como:
Loops virais
Algumas estratégias de crescimento são adaptadas para serem completamente autossustentáveis. Elas exigem um empurrão inicial, mas, em última análise, dependem principalmente, se não exclusivamente, do entusiasmo dos usuários para mantê-las. Uma estratégia que se encaixa nesse projeto é o loop viral.
A premissa básica de um loop viral é direta:
Pessoas experimentam o seu produto. Elas recebem um incentivo valioso para compartilhar a experiência com outras. Elas aceitam e compartilham com sua rede.
Novos usuários se inscrevem, veem o incentivo por si mesmos e compartilham com suas redes.
E isso se repete.
Por exemplo, uma empresa de armazenamento em nuvem tentando decolar pode oferecer aos usuários 500 MB adicionais para cada referência. Idealmente, seu incentivo será atraente o suficiente para que os usuários encorajem ativa e entusiasticamente seus amigos e familiares a participar.
Um loop viral é uma máquina de aquisição autoperpetuante que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Parte do apelo é que o loop viral converte o funil tradicional, posicionando-o de cabeça para baixo.
Em vez de precisar do maior número possível de leads no topo, um funil de loop viral requer apenas um usuário satisfeito para compartilhar com outras pessoas. Desde que cada indicação resulte em pelo menos 1×1 de novos usuários, o sistema continua crescendo.
Referências de marco
O modelo de referência de marco é semelhante ao loop viral, pois depende de incentivos para dar o pontapé inicial e sustentá-lo. Mas as referências de marco adicionam um elemento mais intrincado e progressivo ao processo.
As empresas que aproveitam os loops virais geralmente oferecem uma oferta uniforme e consistente para referências individuais – as empresas que usam referências de marcos oferecem recompensas por atingir benchmarks específicos.
Em muitos casos, “marcos” são métricas como o número de amigos indicados. Por exemplo, uma empresa pode incluir incentivos diferentes ou cada vez mais atraentes que vêm com uma, cinco e 10 referências, em oposição a um incentivo fixo para cada referência.
Muitas vezes, uma empresa aproveita essa estratégia para incentivar os usuários a trazer um volume de amigos e familiares que atenda às suas metas comerciais específicas. A estratégia também adiciona um elemento envolvente ao processo de referência.
Quando feito corretamente, as referências de marcos são simples de compartilhar com objetivos relativamente diretos e produtos atraentes e tangíveis como recompensas.
Boca a boca
O boca a boca é orgânico e eficaz. As recomendações de amigos e familiares são alguns dos incentivos mais poderosos para os consumidores comprarem ou experimentarem um produto ou serviço.
O segredo da eficácia do boca a boca está em um viés psicológico profundamente enraizado que todas as pessoas têm – subconscientemente acreditamos que a maioria sabe o que é melhor.
A prova social é fundamental para a redação de vendas mais bem-sucedida e para os esforços mais amplos de marketing de conteúdo. É por isso que as empresas prestam muita atenção em suas reputações on-line.
Eles sabem que no mundo atual, orientado para o cliente – onde os métodos de comunicação mudam e as informações estão disponíveis para todos – uma única postagem de blog ou tweet negativo pode comprometer todo um esforço de marketing.
Pete Blackshaw, o pai do crescimento do boca a boca digital, diz: “Clientes satisfeitos contam a três amigos; clientes irritados contam a 3.000”.
A chave com o boca a boca é focar em uma experiência positiva do usuário. Você precisa aumentar uma base de clientes satisfeitos e sustentar a onda de feedback leal que vem com isso.
Com esse método, você precisa se concentrar em oferecer uma experiência espetacular ao usuário, e os usuários espalharão a palavra para você.
*Conteúdo feito em parceria com a Menvie