• Home
  • Soluções
    • Sistema para Comex
    • Sistema para Importadoras
    • Sistema para Exportadoras
    • Sistema para Distribuidoras
    • Emissão de NF-e de Importação
    • Emissor de Notas Fiscais
    • Fechamento de Câmbio
    • Portal de Pedidos Recompra.ai
  • Categorias
    • Comércio Exterior
    • Importação
    • Exportação
    • Gestão Fiscal e Tributária
    • Gestão Empresarial
    • MBC
    • Especial Coronavírus
  • Materiais Gratuitos
  • Na Pratica
    • Histórias de Sucesso
    • Iniciando no Comex
    • Parceiros que Indicamos
Menu
  • Home
  • Soluções
    • Sistema para Comex
    • Sistema para Importadoras
    • Sistema para Exportadoras
    • Sistema para Distribuidoras
    • Emissão de NF-e de Importação
    • Emissor de Notas Fiscais
    • Fechamento de Câmbio
    • Portal de Pedidos Recompra.ai
  • Categorias
    • Comércio Exterior
    • Importação
    • Exportação
    • Gestão Fiscal e Tributária
    • Gestão Empresarial
    • MBC
    • Especial Coronavírus
  • Materiais Gratuitos
  • Na Pratica
    • Histórias de Sucesso
    • Iniciando no Comex
    • Parceiros que Indicamos

Exportação de frutas no Brasil: o que você precisa saber

  • Maria Vitória Moura Escrito por Maria Vitória Moura
Tempo de Leitura 5 Minutos
  • Postado: 13 de maio de 2021
Atualizado: 11 de jan de 2022

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print

   O grande potencial do Brasil na exportação de frutas, dado que o país é o terceiro maior produtor desse insumo no mundo, ainda é tomado pela timidez. Porém, apesar de não receber o devido destaque, esse setor tem mostrado cada vez mais relevância tendo em vista seus bons resultados, mesmo em meio a pandemia da COVID-19. 

   De janeiro a outubro de 2020 o Brasil exportou aproximadamente 726 mil toneladas de frutas, gerando US$ 577 milhões em receita, segundo dados do Comexstat/MDIC. A tendência de crescimento não parou em 2020. Seguido a ela, houve um aumento de 7% nas exportações de frutas no primeiro trimestre de 2021, segundo a ABRAFRUTAS.

    A qualidade das frutas chama a atenção principalmente dos países europeus, que compõem os primeiros lugares dos países que mais importam. Já a facilidade do cultivo atrai àqueles produtores que veem ali uma oportunidade para promover a exportação de frutas. 

   O Brasil possui um grande potencial agrícola, dado sua terra, clima e tecnologias que permitem a produção em todas as partes do país. A exportação de frutas no país tem gerado bons resultados, que tendem a crescer, sendo uma grande oportunidade de negócio no mercado internacional. 

Entraves na exportação de frutas

    As frutas brasileiras estão abrindo cada vez mais caminhos e conquistando o mercado internacional. Todavia esse crescimento ainda tem sido lento visto a capacidade e o volume de produção de frutas em solo nacional. 

   Apesar de ser o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás da China e Índia, no que se refere a exportação, o país ocupa a 23ª posição. Mesmo com os 5 milhões de hectares cultivados, apenas 3% do que é produzido é exportado. 

   Embora o crescimento seja lento e em meio a incertezas, os bons resultados registrados recentemente se mostram favoráveis à expansão. A qualidade e o sabor do produto já estão garantidos, sendo este fato visível pela atração gerada nos compradores. O que falta efetivamente para desenvolver a atividade é consolidar os consumidores, superar barreiras tarifárias e não tarifárias, estudar a logística e promover as frutas no mercado.

   No que tange a logística, o Brasil vive grandes entraves. Há dificuldades nos mais diversos modais para o armazenamento e transporte desta carga. Por se tratar de um produto a ser consumido fresco, atrasos e má conservação podem prejudicar a qualidade e a durabilidade das frutas, levando a custos extras. A maior agilidade operacional, o aumento da frota e melhores condições para a conservação em portos e aeroportos seria essencial neste sentido.

   O alto padrão exigido pelos países europeus, maiores importadores de frutas brasileiras, exige dos produtores e órgãos brasileiros um cuidado maior na internacionalização. A exigência de certificados, protocolos e análises fitossanitárias são apenas algumas das pedras no caminho. A preocupação com a segurança alimentar e o meio ambiente vinda do exterior demanda a adaptação da fruticultura brasileira, que deve investir na melhoria da infraestrutura para atender as exigências. 

   Outro obstáculo são as altas tarifas exigidas na exportação. Estabelecer relações e negociar acordos com os países importadores deve ser uma prioridade para o governo brasileiro. Expandir o mercado, conquistar novos consumidores e ir para além da União Europeia também é crucial. O foco no bloco pode ser prejudicial, visto que as medidas tomadas atingem a todos os membros, não dando opções para o escoamento da produção. 

   A abertura de novos mercados e a consolidação de novos consumidores minimiza os riscos de dependência frente à União Europeia. Contudo, para isso, também é necessário a divulgação e promoção do agronegócio frutícola brasileiro para o mundo. Maiores investimentos em marketing, estratégias comerciais, participação em feiras e rodadas de negócio nacionais e internacionais se tornam cada vez mais necessárias para conquistar potenciais mercados. 

Os principais países importadores

   Como dito anteriormente, a maior parte da produção de frutas que é exportada para o Brasil tem como destino países europeus. Em primeiro lugar em 2019 tivemos os Países Baixos, que importaram cerca de 32% das frutas brasileiras. Seguido a ele, aparece o Reino Unido com 5% das exportações frutícolas no mesmo ano. 

   Todavia, nem todos os países que aparecem como principais importadores estão localizados na Europa. Países como os Estados Unidos, Canadá e Argentina também ocupam os primeiros lugares dos maiores importadores de frutas brasileiras. 

   A China, apesar de não estar ranqueada nos dez primeiros países, é uma grande oportunidade para os próximos anos. Para além da entrada no próprio país, a China possibilita uma abertura ao mercado asiático. 

   O Oriente Médio também se abriu às frutas brasileiras, sendo responsáveis pela importação de cerca de 15 mil toneladas de frutas em 2019. Os Emirados Árabes lideram o grupo de países, seguido pela Árabia Saudita. Apesar da exigência de certificação halal, que assegura aos muçulmanos o seguimento das orientações da lei islâmica, a expansão é possível e já está ocorrendo. 

Frutas mais exportadas pelo Brasil

   Você saberia dizer quais são as frutas mais exportadas pelo Brasil? Não, não são bananas e maçãs, de fato, estas são as frutas menos competitivas. Na verdade, a fruta mais exportada e de maior retorno econômico em 2019, somando US$221,8 milhões, foi a manga, segundo o jornal Nexo. Seguido a ela, temos melão, caju, uva e limão. 

   Apesar da uva aparecer neste ranking, esta fruta, junto com a maçã e a banana, enfrenta uma alta concorrência. Os maiores exportadores de frutas do mundo, Estados Unidos, Equador, China, Chile e Espanha, são também os maiores comercializadores destas frutas. 

   Além disso, cabe dizer que o Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja. O país representa 81,5% do comércio mundial de suco de laranja, com cerca de um milhão de toneladas anuais, segundo dados do portal do agronegócio. 

O recente crescimento na exportação de frutas e as projeções para o futuro

   A tendência de melhora nas exportações de frutas pode ser notada quando falamos do crescimento da atividade entre 2010 e 2019. De lá para cá, tivemos uma expansão de 5,2% nas exportações. Somente em 2019, o Brasil exportou 997 mil toneladas de frutas, superando qualquer outra marca. 

   Os avanços tecnológicos e a consolidação das vendas para a União Europeia e Estados Unidos geram ainda mais expectativas para o setor. O pretendido crescimento e abertura de novos mercados importadores está motivando novos investimentos na área. Esse salto de vendas no mercado frutícola internacional exige a utilização de diversos mecanismos e estratégias. Apesar de demandar esforços setoriais e governamentais, tudo isso é viável e possível. O ponto crucial, como sempre, é ampliar o conhecimento, a fim de combater os entraves e mitigar os erros. 

   Utilizar recursos especializados no assunto também é fundamental para quem quer levar as frutas brasileiras ao exterior. Nosso sistema de gestão para exportadores de frutas é uma destas ferramentas. Com ele ajudamos os exportadores a realizarem seus serviços e a emitirem os documentos fiscais necessários através de um sistema simples, rápido e especializado em comércio exterior. 

   Experimente gratuitamente e obtenha um melhor desempenho e praticidade para suas operações. 

Gostou deste artigo sobre exportação de frutas? Então veja o nosso artigo sobre como exportar produtos!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
Banner-sistema-de-gestao

Siga a Mainô nas redes

Facebook Instagram Youtube Linkedin
Banner com e-book digital no tablet, no smartphone e no formato de livro, sobre incoterms

Posts recentes

balança comercial brasileira

Balança comercial: o que você precisa saber

24 de junho de 2022
o que é imposto de importação

Imposto de Importação: entenda o que é, quando se aplica e como calcular

24 de maio de 2022

AFRMM: O que é e como calculá-lo?

21 de fevereiro de 2022
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Login
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Siga a Mainô nas redes

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin-in


    Assine nossa Newsletter

    Assine nossa newsletter e receba quinzenalmente conteúdos exclusivos sobre o Comex!

    SOBRE

    A Mainô é uma startup que oferece um sistema em nuvem para gestão de suas operações de importação, exportação e distribuição de mercadorias, com emissão e monitoramento de notas fiscais, controle de estoque, emissão de boleto e SPED Fiscal.

    MAINÔ

    Histórias de Sucesso no Comex

    Materiais Gratuitos

    Central de Ajuda

    NOSSAS REDES

    Facebook Instagram Youtube Linkedin
    EXPERIMENTE GRÁTIS
    Logo Blog Maino-png

    SOBRE

    A Mainô é uma startup que oferece um sistema em nuvem para gestão de suas operações de importação, exportação e distribuição de mercadorias, com emissão e monitoramento de notas fiscais, controle de estoque, emissão de boleto e SPED Fiscal.

    MAINÔ

    Cases de Sucesso

    Materiais Gratuitos

    Central de Ajuda

    NOSSAS REDES

    Facebook Instagram Youtube Linkedin
    EXPERIMENTE GRÁTIS
    Logo Blog Maino-png

    © 2020 Direitos Reservados – Desenvolvido Por Mainô Sistemas

    Scroll UpwpDiscuz