Importar produtos com o dólar alto em 2020, vale a pena?

Tempo de Leitura 4 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Importar produtos com o dólar alto vale a pena? O dólar em ascensão afeta as empresas de importação de maneiras diferentes. No entanto uma coisa é certa: o aumento do dólar em relação ao real torna as importações mais caras para empresas de comércio exterior.

Mas isso não significa que a sua empresa deva parar de importar. Antes de tomar qualquer decisão é preciso analisar alguns fatores: existem produtos similares no mercado nacional? É possível importar produtos com o dólar alto e ainda manter a rentabilidade? 

Para entender como é possível driblar a alta do dólar e manter uma boa margem de lucro, leia o artigo de hoje.

Compensa importar produtos com o dólar alto?

A resposta a essa pergunta não é simples. Depende de diversos fatores tais como: 

Cada um desses fatores devem ser levados em consideração para que a sua empresa decida se vale ou não importar o produto, mesmo com a alta do dólar.

Agora vamos analisar os diversos cenários e possibilidades de importação para ajudá-lo a tomar essa decisão. Confira!

Produtos com margem de lucro baixa mas similares no mercado nacional

A margem de lucro pode ser obtida subtraindo-se o preço de venda pelo custo do produto. Se for percebido que a margem de lucro é baixa, é preciso levantar o seguinte questionamento: o produto importado possui substituto nacional?

Nesse caso, importar produtos com o dólar alto não compensa, uma vez que ele será vendido por um preço mais alto do que o seu similar produzido localmente. 

Com isso é possível que os potenciais compradores optem por comprar os produtos mais baratos. Dessa forma, a importadora vende menos e perde rentabilidade. Se esse é o caso da sua empresa é melhor repensar a sua estratégia de comércio exterior e buscar um produto nacional com preço mais competitivo.

Produtos com baixa margem mas sem similar nacional

O produto que a sua empresa importa não tem concorrentes no mercado nacional? Isso significa que, caso a sua empresa suspenda a importação, esse produto faltará no mercado. Nesse caso, importar continua a valer a pena, mesmo com o dólar em alta.

Os bens de capital não produzidos no Brasil, como máquinas e equipamentos industriais, produtos de informática e telecomunicações, por exemplo, podem continuar a ser importados. Como são itens essenciais, é possível, inclusive, manter as vendas e uma boa margem de lucro mesmo com o dólar alto.

Produtos com alta margem de lucro

A sua empresa importa produtos altamente lucrativos? Encaixam-se nessa categoria os produtos importados da China que, mesmo com do dólar em alta, podem ser vendidos com lucro de até 300% no mercado nacional. São itens como brinquedos, bijuterias e artigos para papelaria.

planilha-de-calculo-de-nf-e-importacaoPowered by Rock Convert

Se esse é o caso da sua empresa, vale a pena continuar importando. Mesmo que a sua empresa passe a lucrar menos, continuará a trabalhar com uma margem de lucro significativa. 

Como você viu, é importante analisar a margem de lucro obtida com a venda do produto que a sua empresa deseja importar e verificar se esse produto tem ou não similar nacional. Somente assim será possível entender qual será o impacto da alta do dólar no produto específico importado pela sua empresa.

Como identificar oportunidades com o dólar alto?

No dia 19/05, ocorreu a live “Como abrir uma importadora do zero” com Eduardo Ferreira, CEO da Mainô, e Carlos Araújo, Despachante aduaneiro e fundador do Comexblog. O assunto em pauta, sempre deixa muitas dúvidas, como: “É possível pensar em importação com o dólar alto? ou “Como estão as importações em meio à crise”. 

Bom, uma dica importantíssima é: invista no mercado que você já conhece!

Em tempos de dólar alto, como a que vivemos, sempre existem mercados que se tornam parte da altíssima demanda, como é o caso dos “produtos médico-hospitalares”.

O que mais ocorreu, foram empresários “correndo” para importar estes produtos, sem conhecimento do mercado, ou até mesmo de fornecedores de confiança. Entretanto, um fato que ocorreu, foi a criação por parte da Anvisa, de uma norma preventiva, solicitando o recolhimento de produtos de diversos fabricantes.

“Isso é um baque, para quem investiu, comprou e vendeu esses produtos”, afirma Carlos durante a live.

Entender como funciona toda a cadeia de distribuição, quem são os compradores e momentos de alta e baixa destes produtos, podem te orientar na hora de identificar oportunidades mesmo com o dólar alto.

As dicas funcionam, mesmo com a Crise do Coronavírus?

Em época de crise, o excesso de informação pode influenciar totalmente a tomada de decisão. Afinal, ela também interfere no foco dos empreendedores sobre as oportunidades surgem mesmo com o dólar alto. O cenário de longe é  favorável a nível global, porém recentemente saíram pesquisas que afirmam que não houve a diminuição esperada nas importações. A demanda não é suprida somente com o mercado nacional. Neste caso, é ideal adaptar-se ao novo cenário.

Portanto, mesmo em meio a todas estas barreiras, as importações  aparentemente estão em retomada. Visto isso, é hora de estar atento aos próximos capítulos!

Siga as dicas acima e tenha mais assertividade na hora de escolher quando vale a pena importar!

Agora você que sabe quando vale a pena importar produtos com o dólar alto. Gostaria de obter mais informações sobre comércio exterior? Deixe seu comentário!
 

Ebook incoterms 2020Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Curso de Importação Online
1 ano atrás

Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Admin
1 ano atrás

Obrigado!

Obrigado por se cadastrar!