O poder da Inteligência Artificial continua a crescer. Muitos empresários associam essas novas tecnologias às grandes organizações, mas a verdade é que negócios de todos os portes e nichos de mercado podem explorá-las. As soluções digitais nunca estiveram tão acessíveis.
Porém, a maioria dos proprietários de pequenas empresas está mais preocupada em manter as portas abertas do que com buscar novas tecnologias e inovação.
A principal coisa a entender, no entanto, é que a Inteligência Artificial já faz parte da sua experiência cotidiana. Suas recomendações de filmes, orientações de direção, feeds de mídia social e pesquisas no Google são exemplos de como a IA já desempenha um papel na sua vida diária e na de seus clientes.
Portanto, se os clientes já esperam uma experiência habilitada para IA, cabe a você atender às expectativas. A Inteligência Artificial está aqui para ajudar você e sua equipe a serem melhores e mais eficazes no que já estão fazendo.
Em outras palavras, não se trata de substituir pessoas ou entrar no próximo modismo dos negócios, mas de permitir que você possa evoluir constantemente.
Levando isso em consideração, vamos entender melhor os impactos da Inteligência Artificial no seu negócio. Confira.
O que é Inteligência Artificial?
Embora possa parecer uma nova tecnologia, a Inteligência Artificial já vem evoluindo desde a década de 1950. Ao longo desse período, a IA já tomou diversas formas e usos. Mas somente recentemente essas tecnologias se tornaram tão populares nas empresas.
De forma bem simples, a Inteligência Artificial pode ser entendida como a capacidade de uma máquina de imitar o comportamento humano inteligente. Ou seja, estamos falando sobre a programação de máquinas para executar tarefas ou responder a perguntas com inteligência humana.
Ao pegar milhares de pontos de dados e definir regras (um algoritmo) para o processo de solução de problemas modelado em redes neurais humanas, a IA pode fornecer respostas semelhantes a humanos. E isso é ótimo para qualquer empresa — que pode deixar vários processos nas mãos desses sistemas.
Qual a importância da Inteligência Artificial?
Quando falamos sobre Inteligência Artificial, muitas pessoas pensam em robôs ou em carros com piloto automático. Mas o seu uso está em vários sistemas com menos apelo visual — como um software de controle do estoque ou no algoritmo de pesquisa do Google.
Dentro do mundo dos negócios, a Inteligência Artificial possui uma importância cada vez maior. Isso ocorre por conta dos seus diversos benefícios:
-
Automação de atividades sem a necessidade de intervenção humana.
-
Simplificação de fluxos de processos.
-
Menor necessidade de mão de obra para executar tarefas.
-
Redução de custos operacionais.
-
Processamento de grandes volumes de dados.
-
Acesso a novos insights com base no processamento dos dados.
Qual impacto que a IA tem na sua empresa?
A aplicação da Inteligência Artificial pode ter impactos muito amplos dentro de uma empresa. Os processos de seus diversos setores podem ser transformados — incluindo também a experiência entregue ao cliente.
Para ajudá-lo a compreender como isso funciona na prática, vamos destacar alguns dos processos que podem ser otimizados com o auxílio dessa tecnologia:
Automação das interações com clientes
Hoje, a maioria das interações com clientes exige interação humana — incluindo e-mail, conversas em mídias sociais, telefonemas e bate-papo online. No entanto, com a IA, as empresas podem automatizar muitas dessas comunicações.
Ao analisar dados de comunicações anteriores, os computadores podem ser programados para responder com precisão aos clientes e lidar com suas consultas.
Experiências de compras personalizadas
As empresas estão aproveitando a IA porque essa tecnologia permite oferecer a seus clientes um marketing personalizado. Ou seja, é criada uma experiência de compra personalizada que aumenta o engajamento, ajuda a aumentar a fidelização do cliente e a melhorar as vendas.
Além disso, a IA é capaz de identificar padrões nos hábitos de navegação e comportamento de compra dos clientes, permitindo a criação de ofertas altamente precisas.
Mineração de dados
Os aplicativos de IA baseados na nuvem são tão avançados que podem descobrir rapidamente informações importantes e descobertas relevantes durante o processamento de dados. Trata-se de uma maneira de extrair informações relevantes com base nos dados coletados — criando uma grande vantagem no mercado.
Assistência em tempo real
A inteligência artificial é fantástica para empresas que precisam se comunicar continuamente com grandes volumes de clientes durante o dia.
Um ótimo exemplo disso é uma distribuidora que utiliza um aplicativo com Inteligência Artificial para manter os clientes atualizados em tempo real em relação à entrega das mercadorias — atualizando a sua localização e a data prevista de entrega.
Agilidade nos processos internos
Uma boa parte dos processos internos da empresa podem ganhar em agilidade com auxílio da Inteligência Artificial. Isso inclui a gestão financeira, o controle de estoque, as rotinas contábeis, a tomada de decisão, entre outras tarefas.
Um ótimo exemplo disso na prática é o sistema de gestão da Mainô — que agiliza os processos e facilita a gestão da sua organização graças à Inteligência Artificial.
Como vimos, a Inteligência Artificial não é apenas um modismo. Hoje ela é um importante recurso que ajuda a sua empresa a se tornar mais produtiva e competitiva. E ela é pode ser aplicada tanto para processos internos quanto para o cliente final.
Você já conhecia o impacto que a Inteligência Artificial pode ter na sua empresa? Quer conhecer melhor todos os recursos que a Mainô oferece? Então visite a nossa página.