Ícone do site Blog Mainô

Metodologia de negócios: Como usá-la para ter sucesso?

A metodologia de negócios é muito importantes para o crescimento das empresas. É por meio delas que concepções já existentes e processos que já funcionam, conseguem ser otimizados e melhorados em busca do sucesso. Existem inúmeras metodologias de negócios por aí e, elas tendem a mudar constantemente. 

Por isso, é importante ter uma metodologia base que possa ser adaptada e readaptada, trazendo novidades que possam agregar eficiência ao seu negócio. Além disso, o empreendedor pode estudar diferentes metodologias e criar sua própria metodologia de negócios com o que melhor se encaixa no seu cenário. Assim, sua empresa terá necessidades bem atendidas e uma gestão que realmente faça a diferença no dia a dia. 

Para isso, é importante ouvir seus colaboradores, entender seus clientes e conhecer todas as demandas internas e externas do seu negócio.

Sua metodologia de negócios precisa:

Porque sua empresa precisa de uma metodologia de negócios?

Contar com uma metodologia de negócios que seja pensada para sua empresa é fundamental. Isso porque ela garante um melhor desempenho e uma efetividade das medidas adotadas pela empresa. 

Além disso, este tipo de metodologia auxilia na gestão interna da empresa, estruturando uma cultura organizacional, o que possibilita a criação de diretrizes, crenças e valores que irão conduzir todos os processos do seu negócio.

Dessa forma, ter uma metodologia de negócios ajuda a:

Para te ajudar nisso, separei 3 metodologias de negócios que você precisa conhecer!

1. PDCA

A sigla é em inglês e significa: planejar, fazer, verificar e agir. Parece simples e até mesmo óbvio, mas, com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de seguir etapas fundamentais na hora de elaborar um plano de ação, como por exemplo a verificação antes de iniciar qualquer coisa. Assim, esta metodologia é ótima para reduzir os erros nas tomadas de decisão da empresa. 

5. PMBOK

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) consiste em um processo de padronização que possibilita gerir de uma forma melhor os projetos da empresa. Esse método é dividido em 5 processos:

3- A metodologia que faz chover!

Essa é a filosofia de negócios da Priscilla Erthal, co-fundadora da aceleradora Orgânica. Esta metodologia fala sobre os 7 princípios do líder FAZ CHOVER e como as transformações nas lideranças impactam positivamente toda a empresa. 

No canal de YouTube Mainô, Priscilla explicou tudo que você precisa saber para fazer chover no seu negócio! Assista o vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=Sc2ygvpQzAA&feature=youtu.be

Como escolher a metodologia de negócios adequada?

Diante de tantas informações interessantes e metodologias que funcionam, como você pode escolher a que melhor se encaixa no seu negócio? Primeiro, é importante ter em mente quais são as meta da sua empresa. As metas precisam ser realistas e baseadas no desejo de crescimento. À partir disso, você precisa levar em consideração se a metodologia está: 

Então, leia nosso artigo “Sistemas de gestão: redução de custos ou investimento?” e entenda como uma metodologia de negócios pode te ajudar a otimizar recursos!

Além desses pontos importantíssimos a serem levados em consideração, é essencial perceber e entender se a metodologia de negócios está gerando retornos positivos ou se está sendo mais um processo burocrático para encher o dia a dia dos colaboradores. Assim, você poderá escolher a melhor metodologia e fazer chover no seu negócio!

Gostou deste artigo? Deixe aqui nos comentários quais foram as metodologias de negócios que mais funcionaram pra você!

Sair da versão mobile