O que é BL e como ele funciona?

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Você sabe o que é BL? Apesar de algumas pessoas não conhecerem esse termo, estamos falando sobre o mais importante documento da navegação e um dos mais importantes do comércio exterior.

planilha-de-calculo-de-nf-e-importacaoPowered by Rock Convert

O conhecimento de embarque marítimo ou Bill of Lading (BL) é um documento emitido pelo transportador para definir a contratação da operação de transporte internacional e comprovar o recebimento da mercadoria na origem e a obrigação de entregá-la no lugar de destino. Ou seja, o BL constitui prova de posse ou propriedade da mercadoria.

Neste artigo vamos entender melhor o que é BL e como ele funciona. Acompanhe.

O que é BL?

Para entender o que é BL é preciso pensar na logística de um transporte internacional. Não é possível simplesmente viajar com grandes cargas de mercadorias entre países sem autorização alguma, certo? Na verdade, trata-se de uma operação bastante rígida e regulada em detalhes.

O BL – ou conhecimento de embarque marítimo – é o documento emitido pelo armador, podendo ser assinado pelo comandante do navio, bem como pela agência marítima representante do armador, em seu nome. Ele tem o objetivo de definir a contratação do transporte internacional apresentando:

  • Detalhes do serviço

  • Tipo de operação

  • Comprovação do recebimento da carga na origem

  • Obrigação de entregá-la no destino

Quais são os tipos de conhecimento de embarque?

Além de entender o que é BL, também é importante conhecer melhor quais são os tipos de conhecimento de embarque. Veja quais são eles:

  • Porto a porto ou Bill of Lading. Cobre a carga apenas no trajeto marítimo, desde o porto de embarque até o porto de destino.

  • Multimodal ou Through Bill of Lading. Neste caso, o documento cobre o transporte da mercadoria por mais de um modal, implicando numa responsabilidade maior do armador – que fica responsável pelo transporte da mercadoria entre os pontos ou portos combinados.

  • Charter Party Bill of Lading. Trata-se de um documento de transporte emitido ao amparo de um contrato de afretamento de navio. Em geral refere-se a uma carga que será única, ou uma das únicas no navio – que é afretado para este fim por um ou poucos embarcadores.

Para que serve o BL?

O BL é um documento essencial para qualquer operação de comércio exterior que seja realizado com transporte marítimo. E a origem dessa obrigação está nas funções desempenhadas por esse documento:

  • Contrato de transporte. O BL funciona como um contrato de transporte entre o transportador e o embarcador, sendo emitido após o embarque da carga que representa.

  • Recibo de entrega da mercadoria. Outra função do documento é servir como regime de entrega da mercadoria ao transportador ou a bordo do navio. Trata-se da comprovação documental do armador de recebimento da carga para transporte.

  • Título de crédito. O BL também é o documento de resgate da mercadoria junto ao transportador no destino final.

Como emitir o BL?

O BL é emitido no país de origem. Ele deve ser preenchido pelo exportador ou despachante na origem e enviado para o importador e despachante no país destino para a análise e aprovação das informações lançadas.

As informações que devem constar no BL são pertinentes ao armador e ao embarque. Geralmente, essas informações incluem:

  • Denominação da empresa emissora

  • Número do conhecimento

  • Data da emissão

  • Nome e viagem do navio

  • Embarcador

  • Consignatário

  • Portos ou pontos de embarque, destino e transbordo

  • Tipo da mercadoria e suas características gerais – como quantidade, peso bruto, embalagem, volume e marcas

  • Frete e local de pagamento

O que acontece em caso de extravio de BL?

O extravio do BL é uma das piores situações que pode ocorrer em uma operação de importação. Sem esse documento, não é possível retirar a carga após o despacho aduaneiro. Ou seja, a perda do documento pode significar também a perda da carga.

Além disso, o armeiro não tem obrigação nenhuma de reemitir um novo BL. E, mesmo nas situações em que essa nova emissão acontece, é exigida uma garantia bancária da empresa – geralmente por um valor igual ou maior que o da carga.

Isso acontece porque podem ocorrer situações em que um terceiro encontra o conhecimento extraviado e aparece para exigir a mercadoria. Nesses casos, a garantia bancária é usada para indenizar esse terceiro, já que não existe uma carga para ser entregue.

Você já sabia o que é BL e o seu funcionamento? Essa é uma das várias etapas que precedem a importação. 84% dos embarques de importação atrasam por algum tipo de erro documental, que geram atrasos ou multas. A sua empresa não precisa fazer parte dessa estatística. Nós criamos, em parceria com o Comexblog, um Checklist Documental de importação.

Neste CHECKLIST você irá encontrar como preencher e conferir:

• Fatura proforma;

• Fatura comercial;

• Packing list;

• Conhecimento de embarque;

e como bônus: Instrução de embarque em formato WORD

Baixe gratuitamente através deste link

Ebook incoterms 2020Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of

Olá,maino. Ótimo conteúdo, informativo e objetivo. Deixo também aqui um conteúdo para quem quiser aprenda a comprar produtos com desconto Diretamente dos Estados Unidos Sem Precisar Sair de Casa, até porque Importar significa pagar o PREÇO JUSTO por um produto de QUALIDADE.

Obrigado por se cadastrar!