O que é um lead e qual a sua importância

Tempo de Leitura 5 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Para gerar e engajar leads existe apenas um caminho. Relacionamento!

Se você gerencia seu negócio, entenda que agregar valor traz para perto da sua empresa os seus “futuros” clientes. Essa é a chave do sucesso. Neste artigo você vai entender o que são leads e a importância deles para seu negócio.

Em uma busca de informações de novas tendências do mercado, é impossível não ser impactado por diversas palavras, quase um idioma paralelo, que provém de uma onda digital que vivenciamos atualmente. Essa onda é recheada de novos termos e nomenclaturas, que podem ou não fazer sentido para você agora. Lead é uma delas. Nesse texto iremos mostrar que os leads, em sua maioria, já fazem parte do dia a dia do seu negócio.  Abordaremos de forma simples e descomplicada, conceitos que irão potencializar suas vendas. 

Afinal, o que são leads?

De forma objetiva, leads são clientes em potencial. Pessoas que de alguma forma se interessam por seus produtos ou serviços. Pessoas que tiveram contato com seu negócio e se inclinaram a prosseguir o relacionamento com sua empresa. De uma forma literal, imagine uma loja de roupas. Diversos transeuntes que todos os dias veem a sua vitrine, são impactadas por campanhas promovidas pela loja, uma promoção ou liquidação, por exemplo. Um belo dia, um interessado decide entrar na loja e conhecer ainda mais os produtos e experimentá-los. Até que então decide efetivar a sua compra. Após isso, torna-se ou não um cliente fidelizado e recorrente. E depois, em um futuro próximo, indica a loja para outras pessoas. Esse mero exemplo, mostra por completo a jornada de compra, e comprova que vivenciamos essa realidade todos os dias em nossos negócios.

O que é captação de leads?

No exemplo acima, vemos como é o caminho completo de um visitante meramente interessado até a compra e fidelização. Isso é a jornada de compra. O caminho que o consumidor faz até a compra. Simples, não? No entanto, toda empresa precisa de um volume e recorrência, para que a “compra” seja feita de forma frequente, viabilizando a operação de todo e qualquer negócio. 

Realizar ações para que isso aconteça é captar possíveis clientes. Isso é captar leads. A captação de leads ou lead generation (Termo técnico em inglês) significa criar ações que visam transformar visitantes em possíveis clientes. Essas iniciativas certificam de que, no mínimo, esse “visitante” mostre interesse genuíno (Deixando um contato, e-mail, telefone) e retorne. Neste momento, com esta demonstração direta de interesse, ele se torna um lead. Em suma, você tem a oportunidade de iniciar um relacionamento, tendo sempre em vista a conversão em compra e não só isso, a fidelidade e futuras indicações.

No meio digital existem diversas ações para você gerar leads. Quase sempre agregando valor de antemão, resolvendo um problema ou educando-o, para conseguir que ele seja atraído por sua empresa e, seja gerado nele o interesse. Esse processo exige paciência, pois, você precisa desenvolver em sua estratégia, presenteá-lo ou solucionar seu problema. A medida que isso ocorre, ele reage a seu conteúdo e caminha no fluxo de compra. Essas etapas que ele irá percorrer é comumente chamado de funil de vendas. A dinâmica é muito simples como o próprio nome. 

A medida que um grande volume de  visitantes se tornem leads, certamente interessado em seus produtos ou serviços, essa quantidade afunila gradativamente até que, por sua estratégia, se convertam em clientes. Essa jornada é utilizada em uma técnica de marketing chamada Inbound Marketing. Essa técnica, basicamente, consiste em criar ações baseadas em conteúdo de valor, especializado e atrativo para seus “futuros clientes”. Em outros artigos do Blog Mainô, falaremos mais profundamente sobre este tema que também é muito importante para seu negócio. 

Como gerar leads para a sua empresa – 3 Dicas definitivas:

1-Invista na primeira página do seu site:

A homepage é a principal página de um site. É o primeiro impacto de quem está acessando, e na maioria dos casos é a página mais acessada.

O seu site precisa mostrar a solução que você vende.  A página precisa propagar a razão da existência do seu negócio. Se você, em seu negócio,  ainda não dá um foco para seu site ou não tem plena consciência da importância de ter uma página que seu cliente se identifique, volte a primeira frase deste artigo e entenda a base de qualquer relação de consumo nos dias atuais. Foco no relacionamento, crie conexões Pesquisas dizem que somente otimizando a primeira página, a sua geração de leads (novos visitantes) aumenta em 50%. Significativo não?

Coloque a transformação que seu produto ou serviço oferece. Cases de sucesso, eventos que participam, integração com outros canais e parceiros, e notícias relacionadas a seu nicho de mercado. A última dica e essencial: Crie um blog! Desenvolva artigos que ajudem os seus clientes em potencial a melhorarem de alguma forma. Em pouco tempo, eles te reconhecerão como autoridade e certamente irão avançar no relacionamento com você.

2- Invista nas buscas orgânicas – Google!   

Quando você quer solucionar um problema, o que você faz? Sem dúvida nenhuma, vai ao buscador mais popular do mundo e faz uma pesquisa. O comportamento de compra atualmente wé ,em sua maioria, digital. A sua empresa não pode ficar para trás. Se sua empresa não está na internet, ela não existe. Como na dica acima, destacar a sua página principal e gerar conteúdo de valor para atrair visitantes, além de melhorar a sua “primeira impressão”, faz com que seu site, gradativamente, fique nas primeiras posições no google. A conta é simples : Quanto mais visitantes, mais leads. Quanto mais leads, mais vendas.

3 – Crie formulários de contato

Essa é a forma mais simples de continuar o contato, em busca de um relacionamento com seu cliente. Essa estratégia é uma das mais eficazes e primordiais para sua empresa.

Um formulário nada mais é que uma caixa no seu site, onde são colocadas informações básicas como nome, telefone ou e-mail. Essas informações servem para que o visitante interessado continue acompanhando o seu conteúdo, dessa forma, conheça ainda mais seus produtos e serviços, e tenho a progresso na jornada de compra. Conforme ele avança, você pode solicitar informações mais profundas sobre o que busca especificamente.

Conclusão:

A importância de captar leads, será vital para seu negócio. O volume de pessoas tendo contato com sua proposta e marca, estará diretamente ligado ao sucesso de suas vendas. Tão importante quanto ter pessoas visitando e conhecendo seu produto ou serviço, é a forma que você retém e gera oportunidades de venda. Fique por dentro do blog Mainô, abordaremos diversos assuntos que podem contribuir para sua empresa. Se você tem alguma experiência com este tema no seu negócio, compartilhe conosco a sua experiência nos comentários. 

 

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!