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Precificação de Produtos Importados: 3 itens a considerar

  • Eduardo Ferreira Escrito por Eduardo Ferreira
Tempo de Leitura 2 Minutos
  • Postado: 11 de set de 2015
Atualizado: 9 de dez de 2019

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Definir o preço de uma mercadoria não é uma tarefa fácil. Agora imagine uma situação em que isso precisa ser feito com um produto importado! Nesses casos, você  precisará de análises muito mais detalhadas do que simplesmente a margem de lucro e os custos do produto.

No post de hoje, listamos 3 importantes itens que você deve considerar na hora de fazer a precificação de produtos importados, para que a sua empresa possa oferecer preços justos e sustentáveis ao seu negócio. Continue conosco e confira!

1. Fretes e seguros

O transporte de produtos, desde o local de produção até a sua empresa, demandará, no mínimo, 3 fretes distintos: da fábrica até o local de embarque; a viagem principal; e o frete interno no Brasil, e isso aumentará os custos, é claro. Mas tudo isso já é previsto e, portanto, é preciso apenas se certificar que estes deslocamentos não provocarão ao produto qualquer dano físico.

Se ele tiver um alto valor agregado, veja com o vendedor uma forma de assegurar que suas compras não serão prejudicadas por nenhum problema durante os deslocamentos. Os seguros são uma alternativa a esse tipo de imprevisto, mas nem sempre cobrem todo e qualquer tipo de problema apresentado pelos produtos. Com uma boa política de seguros, suas margens de lucro poderão crescer, sem a necessidade de aumento de preço.

2. Garantias e assistência técnica  

Com relação aos produtos importados, a assistência técnica oferecida pode ser um diferencial para que o seu produto tenha mais aceitação dos clientes a longo prazo. E isso pode gerar um custo adicional, que você deve considerar na hora de precificar produtos importados. Como nem todos os produtos pertencem a grandes marcas internacionais, o que se deve fazer quando não há o suporte de uma gigante na área de eletrodomésticos, por exemplo? A resposta é tentar viabilizar sua própria assistência técnica.

Assim, você terá seu próprio call center, oficina e, alternativamente, poderá oferecer aos seus clientes a possibilidade de enviarem o produto via correio para seu endereço físico de assistência técnica. Faça uma previsão dos gastos a serem realizados para estes serviços adicionais e inclua-os nos custos de comercialização. Os clientes, com ou sem garantia, poderão acionar sua assistência técnica e terão a oportunidade de se surpreender com seu bom atendimento.

3. Público-alvo

A definição do público-alvo trará o direcionamento dos planos para a sua margem de lucro. Se o produto importado for algo mais exclusivo, por exemplo, ele terá uma tendência de preços mais elevados e maior valor agregado, fazendo com que as margens de lucro sejam maiores.

Por outro lado, se a sua intenção ao importar um item for massificá-lo, será necessário ter um grande giro dos estoques, além de um ótimo relacionamento com seu fornecedor estrangeiro.

Para precificar produtos importados, é preciso considerar que: se o seu produto possui muito valor agregado, então a sua margem de lucro será alta; por outro lado, se ele é adquirido por uma quantidade grande de consumidores, suas margens de lucro poderão ser menores.

Finalmente, vale ressaltar a importância de estudar os concorrentes de um negócio, verificando quais são os preços praticados por eles para produtos similares aos seus.

E você, já sabe como precificar produtos importados? Deixe seu comentário! E para ler outros artigos como este, assine a nossa newsletter!

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