3 Estratégias para aumentar as vendas

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Sempre é hora de saber como aumentar as vendas de uma empresa, mas os fatores que podem indicar este aumento podem variar. Pode ser por necessidade dos gestores e proprietários ou por aumento generalizado da demanda no mercado, mas o fato é que antes de se colocar em prática qualquer ação de curto ou de longo prazo, deve ser analisada a situação atual da empresa, suas deficiências e suas forças. Não basta apenas procurar clientes, mas deve-se preocupar com as necessidades deles. Caso o pensamento seja diferente, eles acabarão se afastando de sua empresa.

3 Estratégias para aumentar as vendas

Treine bem sua equipe e ofereça o melhor atendimento

Qualificar o pessoal de vendas e de atendimento em geral ao cliente, incluindo o pré e o pós-venda, é algo que sempre dá retorno imediato às empresas. Infelizmente, no Brasil, a capacitação ainda não é encarada como um investimento em pessoal e, sim, como um gasto adicional.

É comum a situação em que o funcionário bem treinado acaba trocando de emprego e a empresa terá que contratar novamente e realizar mais treinamento. Uma solução é promover um programa de retenção de talentos.

Esse programa faz com que os funcionários se sintam como partes do time e também que todo o seu corpo de vendas esteja sempre focado em toda e qualquer necessidade que seus clientes apresentarem, trabalhando com proatividade na solução de problemas relacionados a eles.

Um conjunto de produtos pode até ser melhorado, mas os resultados não evoluirão se o atendimento deixar a desejar.

Lembre-se que quanto mais um vendedor conhece os detalhes dos produtos e serviços que está oferecendo, mais tranquila será a operação de venda em si, deixando os clientes muito mais satisfeitos e conscientes do que estão adquirindo.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia da informação traz resultados fantásticos quando utilizada em favor da empresa. O máximo de benefícios pode ser alcançado ao se utilizar um sistema de gestão online para gerenciar as operações internas e os relacionamentos com fornecedores e clientes.

Já na linha de frente do atendimento e captação de novos clientes, o uso de redes sociais e alternativas de atendimento podem ser facilmente implantados e gerenciados, seja na forma de uma fanpage em uma rede social ou na criação de um blog que divulgue os produtos e as opiniões dos clientes, gerando um canal de comunicação mais efetivo e confiável para o consumidor.

Para o caso do varejo de produtos importados, uma grande quantidade de clientes pode ser buscada nas redes sociais, pois com a gestão otimizada, alguns prêmios para os ingressantes em tais redes de relacionamentos podem ser oferecidos, divulgando mais a marca e gerando economia de escala, já que a divulgação via internet possui custos reduzidos se comparada às formas tradicionais de marketing, podendo trazer resultados iguais ou melhores.

Lembre-se que algumas marcas de varejo são muito mais conhecidas no mundo virtual do que no mundo real, sendo verdadeiras referências na internet para os consumidores.

Se sua empresa ainda não está no mundo virtual, não perca tempo e comece já seu planejamento para ingressar neste mercado.

Os sistemas de gestão online geram economia de longo prazo, auxiliando na melhoria dos processo, na elevação da qualidade de informações enviadas a órgãos governamentais e na emissão de relatórios gerenciais. Os investimentos na implantação e na manutenção de tais sistemas são rapidamente recuperados pela melhoria dos processos operacionais.

Faça cross-selling e up-selling

Cross-selling e up-selling são técnicas que podem ser facilmente utilizadas em tempos de crise. Isso porque as empresas não necessitam separar esforços para buscar novos clientes, já que essas técnicas são realizadas com os próprios clientes.

Vamos a uma situação exemplo de cross-selling, que é a oferta ao cliente de um produto complementar ao que ele pretende adquirir. Se o cliente quiser adquirir uma camisa ou uma saia, você pode oferecer um cinto ou um colar a preços módicos, o que aumentará o ticket médio e deixará o cliente mais satisfeito, pois poderá adquirir o look completo com apenas uma visita e pagando preços competitivos.

No caso de up-selling, que é oferecer produtos mais caros, há a possibilidade do aumento das vendas por se oferecer uma versão mais nova ou mais potente do que o cliente está interessado. Por exemplo, se ele for comprar uma impressora, sua equipe de vendas pode oferecer uma impressora com qualidade superior, com tecnologia sem fio ou uma impressora que economize na impressão dia a dia por ter uma tecnologia mais avançada de operação. Nestes casos, seu cliente pagará um pouco mais e levará um produto com qualidade e características superiores ao que ele estaria inicialmente interessado.

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