3 tendências de Posicionamento de Marca em 2021

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Se antes o posicionamento de marca já era importante para as empresas, agora, depois da crise do coronavírus vivenciada no ano de 2020, se tornou ainda mais essencial. O posicionamento de marca foi um dos fatores mais relevantes, tanto para a permanência de empresas no mercado, tanto para a falência de muitas delas. Isso porque, em meio a crise, as pessoas passaram a estar mais atentas a isto e, consequentemente, cobrar este posicionamento de marca. 

Mas o que seria isso na prática? Bom, o posicionamento de marca diz respeito à forma como a empresa quer ser lembrada e reconhecida pelos clientes. Ou seja, é uma estratégia de branding focada na percepção do cliente e na imagem da marca. Um bom posicionamento de marca é um excelente diferencial competitivo, afinal, quando os clientes se identificam com as propostas da empresa, dificilmente deixam de consumir. 

O posicionamento de marca serve para: 

  1. Atingir o público-alvo
  2. Diferenciar-se da concorrência
  3. Comunicar com maior precisão

É muito importante que este posicionamento de marca seja coerente com o que sua empresa tem feito por aí. Isso porque ele não pode se tornar mais um problema, ao invés de uma solução para o seu negócio. Por isso, você precisa se perguntar: 

  • Como eu quero que a minha marca seja reconhecida?
  • A quem o meu produto se destina?
  • Que problema o meu produto soluciona?
  • Qual o diferencial da minha marca?

Covid-19: Quais foram as tendências de posicionamento de marca criadas?

Toda crise é, na verdade, uma oportunidade. Mas é necessário que se esteja pronto para abraçar as oportunidades lançadas. Para as empresas que estavam preparadas e atentas às mudanças e tendências de mercado, este ano trouxe avanços no branding, promovendo um diferencial competitivo. As crises deixam as pessoas com os sentimentos aflorados, gerando uma grande necessidade de referências para se apoiar. 

 

Todas as ações das marcas se tornaram muito relevantes para os consumidores, que estavam muito atentos à transmissão de valores que as empresas estavam gerando. Um estudo chamado “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, feito pela Deloitte, apontou que atitudes bem posicionadas em relação a valores das marcas em meio à pandemia, despertaram mais confiança nos clientes. 

Além disso, o estudo sobre posicionamento de marca revelou que:

  • Mais de 25% dos consumidores que notaram uma empresa agindo a seu próprio favor durante o período deixaram de consumi-la

  • 63% acreditam que vão contar mais com as tecnologias digitais daqui para frente do que faziam antes
  • 58% dos respondentes se lembravam de pelo menos uma marca que rapidamente direcionou seus negócios para melhor atender às necessidades dos consumidores

 

2020 foi um ano cheio de aprendizados que ficaram para sempre e, a partir do que vivenciamos, podemos perceber novas tendências de posicionamento de marketing para 2021. Separamos 3 tendências muito relevantes para você se aprofundar!

1- Aposte num posicionamento de marca mais humano

Como já falamos, a valorização dos valores das marcas pelos consumidores tem sido um padrão cada vez mais presenciado. As pessoas estão atentas às ações e ao propósito de cada ação realizada pelas empresas e marcas que consomem. Por isso, é importante que a marca aposte na experiência humana dos clientes, demonstrando posicionamentos e valores em busca de identificação com o público. Isso pode ser feito desde uma doação destinada à uma causa que seu público se identifica, até uma carta mais pessoal para o cliente, enviada junto com a compra. 

2- Crie conexão e relacionamento

É importante que sua empresa não seja vista apenas como uma marca focada em vendas, mas sim, num lugar referência em soluções, que desperte confiança. O posicionamento de marca precisa ser voltado ao bem estar do cliente, para além do momento de compra. Ou seja, você pode:

  • Oferecer serviços e soluções gratuitas
  • Criar uma rede de conhecimento para ofertar informação
  • Construir um diálogo personalizado, usando não só o nome, mas informações sobre o cliente e sua jornada de compra
  • Criar momentos que surpreendam o cliente
  • Oferecer sempre além do que o solicitado

3- Busque trazer soluções tecnológicas

Estudos realizados pelo Kantar, revelam que 77% das pessoas esperam que as marcas agreguem valor à suas rotinas. Ou seja, marcas que estão buscando soluções inovadoras ou até mesmo práticas para seus respectivos públicos, são mais requisitadas pelos consumidores. 

Soluções relacionadas à entretenimento, transações bancárias facilitadas, serviços essenciais como entrega de remédio e comida, já estão ganhando o coração das pessoas. Por isso, busque a melhor maneira de inserir seu produto ou serviço na rotina atual do seu público. 

Uma boa dica é: fique atento à suas próprias demandas do dia a dia para buscar insights de valor que façam diferença na vida dos seus clientes. 

E aí, gostou deste conteúdo? Conta pra gente quais são suas apostas de marketing para 2021?

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