API para emissão de NF-e: pare de perder tempo!

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Você acabou de fechar uma venda para sua empresa. Essa venda foi feita por um meio tradicional, depois de uma conversa por telefone, com alguém com quem você já tinha um relacionamento e provavelmente, em algum outro momento, já apertou a mão. Apesar do acordo de venda já estar feito, a mercadoria só pode sair da sua empresa acompanhada de uma nota fiscal eletrônica (NF-e).

Felizmente, você usa um sistema de gestão para sua empresa que já tem os seus produtos com o estoque e detalhes de tributação já cadastrados, e basta conferir os dados do cliente, adicionar os produtos num pedido de venda, gerar a nota fiscal e ufa, ela está pronta pra ser transmitida para a SEFAZ. Essa nota fiscal é conferida novamente, pois pode ter acontecido algum erro de digitação em algum momento, e finalmente a NF-e é transmitida. Se você ainda não sabe como emitir uma NF-e, temos aqui um artigo com tudo que você precisa saber.

Emissão da NF-e em Marketplaces e E-commerces

Agora, imagina que que você acabou de fechar uma venda no Mercado Livre para alguém que você nunca sequer trocou uma palavra. A pessoa simplesmente buscou pelo produto que queria, encontrou seu anúncio e comprou. Você pode fazer o mesmo processo da outra venda: cadastrar o cliente novo, adicionar os produtos num pedido de venda com o preço anunciado, conferir se todos os valores batem com o que o cliente comprou, emitir a NF-e e finalmente despachar a venda. Mas, se você pensar que tudo isso já tinha sido digitado pelo próprio cliente, não parece um retrabalho e desperdício de tempo?

Mas não precisa ser assim. Tudo que o cliente digitou no Mercado Livre, além de todos os dados da venda, estão disponíveis nas APIs de integração deles. Resumidamente, uma API é uma interface para que dois sistemas conversem entre si, usando uma linguagem própria. Um sistema pode pedir para outro cadastrar os dados de um cliente, ou pode consultar se chegou uma nova venda nos últimos minutos. Logo, é possível que o seu sistema de gestão busque as vendas do Mercado Livre e já deixe o seu pedido preenchido, ou mesmo que já transmita a nota fiscal e devolva ao Mercado Livre em questão de segundos.

Funciona dessa forma: a cada poucos minutos, o seu sistema de gestão, integrado com o sistema de e-commerce, consulta as últimas vendas feitas e que estão aguardando emissão de nota fiscal. Havendo alguma venda desde a última consulta, o e-commerce retorna as novas vendas e o sistema de gestão cria um novo pedido de venda. Dependendo de como tudo estiver configurado, a nota fiscal pode ser gerada e transmitida imediatamente. Ou ainda, pode deixar o pedido para que você altere algum detalhe. Essa consulta constante é chamada, tecnicamente, de long polling.

Uma outra maneira, mais moderna, é a integração via webhooks. Um hook, ou gancho, em português, é algo que acontece em resposta a algum evento. No caso de uma venda, alguns sistemas de e-commerce permitem que seja disparado um webhook para algum outro sistema assim que uma venda for fechada. Dessa forma, tudo acontece ainda mais rápido e o e-commerce ainda economiza recursos, já que ele não será consultado repetidamente.

ERP da Mainô: rápido e integrado

O ERP da Mainô possui uma API para emissão de NF-e, tornando isso tudo possível. Se você tem uma loja virtual em alguma das plataformas com as quais já possuímos integração direta, como o nosso Recompra.ai, Mainô Marketplaces, Mercos, Loja Integrada, Woocommerce, Tray, Nuvemshop, VTEX ou All Integra, suas vendas podem aparecer automaticamente no Mainô! Em algumas dessas plataformas, você também pode vender através de marketplaces como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon.

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!