O fluxo de informações em uma empresa é imprescindível para a tomada de decisão do gestor, pois, assim, o planejamento é capaz de incluir o máximo de variáveis e setores envolvidos na produção. O cloud computing para importadoras é uma ferramenta que tem como objetivo promover a integração de todos os dados gerados pela organização, buscando seu acesso rápido e global. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira nosso artigo:
Cloud computing para importadoras como ferramenta imprescindível
O cloud computing é uma ferramenta com inúmeras utilidades para empresas de todos os setores. Principalmente, é crucial para aquelas que precisam de atualização constante das informações, como importadoras. Nesse ramo, onde unidades podem estar a quilômetros de distância e funcionários e gestores falam línguas diferentes, esse sistema tem como principal finalidade promover a integração de todos e uniformizar os processos, independentemente da região onde cada um está situado. Tudo isso por meio de um sistema global que pode ser acessado por todos, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Agilidade na implantação e nos processos
A simplicidade dessa ferramenta consiste em uma única aplicação que está disponível para todos os funcionários, mantendo-os o tempo todo conectados a uma rede interna ou à própria internet, armazenando dados em um ambiente virtual — a “nuvem”. Não há a necessidade de investir em infraestrutura ou hardware específicos.
Esse ambiente virtual leva à agilização dos processos, pois as informações relacionadas à tomada de decisão estão sempre disponíveis, eliminando a necessidade de reuniões de planejamento ou consulta entre os gestores. Para importadoras que precisam tomar decisões rápidas, principalmente em épocas onde a taxa de câmbio varia constantemente, o cloud computing permite maior dinamismo na hora de realizar a aquisição de insumos.
Inteligência para analisar os negócios
O cloud computing não é apenas uma forma de interligar computadores e guardar arquivos online, mas também uma poderosa ferramenta de inteligência de negócios. Por meio dele, é possível também transformar dados em informações cruciais para análise do desempenho da empresa. Isso promove a automatização da análise de resultados, possibilitando que gestores determinem facilmente onde devem concentrar os seus esforços, e conheçam detalhadamente cada processo ou produto.
Para o setor de estoque, o cloud computing tem como papel facilitar o seu controle. Ao produzir informações sobre demanda, disponibilidade e custos, ele ajuda a determinar quais produtos têm mais ou menos saída, quanto é gasto no armazenamento e a quantidade necessária e a de determinado insumo. Ou seja, o cloud computing reduz o tempo gasto com planejamento e o prejuízo com produtos parados.
Descentralização para aumento da produtividade
Uma vez disponibilizadas as informações da empresa na nuvem, é possível que tanto gestores quanto funcionários possam tomar decisões. Não depender de um comando central faz com que as escolhas sejam mais dinâmicas e se adaptem facilmente às mudanças do mercado. Além disso, uma vez que o cloud computing já entrega os dados processados de acordo com as métricas consideradas relevantes para a organização, não existe risco de decisões sejam tomadas fora de suas diretrizes centrais e das estratégias estabelecidas pela alta gerência.
Esta descentralização leva ao aumento na produtividade, pois os colaboradores não passam mais tanto tempo com atividades operacionais, focando aquelas que de fato agregam valor ao cliente. Por exemplo, com as informações já processadas setores como estoque e compras, ao invés de se centrarem nas análises de demanda e capacidade produtiva, podem voltar seus esforços para a busca de fornecedores mais baratos e com melhor qualidade.
Quer saber mais sobre cloud computing para importadoras? Deixe seu comentário com suas dúvidas e sugestões de temas para os próximos posts!