Identificar as oportunidades disponíveis no mercado é uma habilidade essencial para quem atua no comex. Hoje em dia, é preciso ter um olhar inovador, se o objetivo é ser uma referência nesse meio. Afinal, existem muitos bons profissionais pelo Brasil.
A fim de se destacar, parte deles tem investido em um atendimento mais completo e personalizado para os clientes. Nesse sentido, a tecnologia se revelou uma grande aliada do setor e mostrou que, para alcançar posições de evidência, é necessário tê-la como um diferencial nas operações.
O CEO da Comexblog, Carlos Araújo, entendeu a importância do papel das novas tecnologias no processo de expandir o serviço de despacho aduaneiro. Por esse motivo, entre outros, seu serviço tornou-se diferenciado e, assim, consolidou-se ainda mais no ramo de comércio exterior.
Quer saber o que o ajudou a potencializar seu empreendimento? Continue a leitura!
Quais eram os obstáculos?
O principal desafio da importação é cumprir cada uma das etapas de maneira ágil e eficiente. Se um passo atrasa ou não ocorre como o esperado, toda a operação é prejudicada. Com isso, o importador corre o risco de, por exemplo, arcar com custos extras de armazenagem.
A realidade é que grande parte das empresas não está preparada para operar esses processos. Sendo assim, algumas recorrem ao trabalho do despachante aduaneiro, que cuida e acompanha a importação.
Segundo Carlos Araújo, um dos problemas predominantes no dia a dia do despachante é a demora do cliente em enviar a nota fiscal de entrada para a liberação da carga. “Quando a pessoa fala que vai emitir a nota, nós temos certeza que vai dar problema. Notadamente, atrasa o carregamento”, explica.
Ele também salienta que, muitas vezes, o importador utiliza um sistema generalista, ou seja, sem especialização em comércio exterior. Esse fator contribui para erros que atrapalham o seguimento do processo de importação.
Em geral, as empresas desse segmento não emitem a NF-e de importação. Por outro lado, a rapidez do despacho depende da velocidade das outras etapas. Ao observar esse gargalo, ele viu uma oportunidade de expandir os serviços oferecidos e tornar o despacho aduaneiro mais otimizado. Para isso, o CEO da Comexblog utiliza o MainôXpert desde 2019.
Como o MainôXpert escalou o negócio de Carlos Araújo?
Araújo revela os três pilares que proporcionam o sucesso do seu negócio. “O desembaraço aduaneiro ágil, uma tabela de preço muito bem negociada com o armazém e ter uma tecnologia que envolve controle, desembaraço e emissão da nota fiscal”, declara.
Com a incorporação da NF-e no serviço, o flow de trabalho anda muito mais acelerado. “Se não fosse isso, eu ia ser rápido no embarque, na consolidação, no desembaraço, mas não tiraria a carga rapidamente”, afirma.
Carlos relembra certa vez em que uma cliente o questionou: “Ué, como você emitiu a nota tão depressa?”. Algo que parecia tão impossível, foi respondido de forma simples por ele. “Eu tenho uma ferramenta configurada. Subi o XML da DI, todos os valores bateram, incluí mais três campos e está resolvido”, esclareceu.
Além disso, o MainôXpert possibilita a gestão de inúmeros clientes ao mesmo tempo. “A ferramenta da Mainô é toda integrada. Ela me dá, exclusivamente, cada importador com as suas peculiaridades, cadastro, certificados, notas que eu já emiti de entrada, de saída, de cancelamento e devolução”, relata.
De acordo com Carlos, atualmente há cerca de 2.000 CNPJs cadastrados em sua conta. Em apenas um dia, o despachante emite 50 notas fiscais de 50 clientes diferentes.
“Se eu não tivesse esse sistema, certamente seria mais uns dez dias para fazer isso”, confessa. Para Araújo, seria impensável ter o controle – “não é a execução” – de 2.000 CNPJs para manipular, digitar, imprimir e gerenciar.
Qual é o segredo do despachante de sucesso?
Mais do que um bom atendimento, para ser um profissional de relevância no mercado, é fundamental ter um pensamento empreendedor e visionário. Assim, pode-se identificar os problemas do seu público-alvo e pensar em soluções lucrativas para resolvê-los.
Carlos Araújo conta que a carga ficava cerca de três dias parada no porto, devido ao atraso da emissão da nota por parte do importador. Então, ele decidiu solucionar esse problema inserindo essa responsabilidade no serviço que oferece.
Infelizmente, muitos despachantes ainda acreditam que não é seu papel emitir notas para importadores. Carlos diz não entender esse pensamento. “É uma questão de sobrevivência. Pensa, duas pessoas: uma está preocupada com você e a outra não. Sem dúvidas, você vai dar mais atenção para a primeira”, conclui.
Para o CEO da Comexblog, ele prefere não correr o risco de ser trocado por causa de um serviço incompleto ou deficitário. “Hoje, seria impensável vocês baterem na minha porta e dizerem que não vão mais vender o sistema para mim. Eu ia brigar com meio mundo por causa disso”, ele brinca.
MainôXpert: solução definitiva para o despacho aduaneiro
O MainôXpert foi criado especialmente para despachantes aduaneiros, assessorias de comex e contabilidades especializadas na área. Os principais objetivos são reduzir o lead time das operações de desembaraço aduaneiro, melhorar a qualidade dos atendimentos e expandir os trabalhos ofertados.
Com o MainôXpert, emitir a nota fiscal de clientes e assessorados é fácil e rápido. Utilizando o certificado digital A1, é possível emitir a NF-e de Importação em apenas 2 minutos através do XML da DI. A partir de uma emissão automatizada, você evita o pagamento de demurrage e multas.
Confira o vídeo!
Quer saber mais sobre o MainôXpert? Fale com nossos especialistas!