XML : como gerar arquivo da DI no portal Siscomex

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Aguardar o despachante enviar o XML da sua declaração de importação muitas vezes pode ser complicado, devido o arquivo estar em outro formato ou até mesmo pela urgência da sua operação.

Em 2014, a receita federal disponibilizou a consulta e a impressão do extrato para todos os tipos de DI, facilitando a sua aquisição.

Pelo site do Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior, é possível obter a DI em dois formatos, pode ser em PDF ou no formato de XML. No artigo de hoje, vamos ensinar como conseguir o arquivo da DI em formato de XML para ser utilizado em um software de gestão.

Afinal, o que é declaração de importação? 

DI – A Declaração de importação é um documento eletrônico que consolida as informações relacionadas ao processo aduaneiro de importação de mercadorias ou bens, onde une todas as informações e formaliza o processo realizado junto à Receita Federal do Brasil. Outro documento semelhante a DI é a DSI ( Declaração Simplificada de Importação), que é um documento de importação de preenchimento simplificado, onde o valor não ultrapasse US$ 3 mil ou o equivalente a esse valor em outra moeda.

O principal propósito de uma Declaração de Importação é informar detalhadamente os valores pagos no desembaraço aduaneiro atestando o recolhimento dos impostos referente a importação e efetivando o mesmo, esse documento é obrigatório em todos os tipos de importação. 

Mas como eu consigo a minha declaração de importação? 

O primeiro passo para se obter a DI, é possuir o certificado digital habilitado pelo representante legal da empresa. Em ocasiões o despachante possui a autorização e o certificado, sendo assim, é possível solicitar para ele. Com o certificado, é necessário acessar o site da Siscomex e ir nos seguintes caminhos, conforme a imagem abaixo: 

planilha-de-calculo-de-nf-e-importacaoPowered by Rock Convert

Acesso ao portal Siscomex

Em seguida a consulta da sua DI, ao final da tela, após o campo das informações complementares, se encontra a opção de gerar o XML da sua DI. 

Consegui o meu arquivo, e agora? 

Após a realização das primeiras etapas, será necessário obter ferramentas para a emissão da sua nota fiscal. O grande desafio para a emissão é o momento de realizar os cálculos, rateios e dar continuidade na transmissão para a SEFAZ.

Nesse momento, é necessário escolher as ferramentas corretas para não se obter custos na operação, onde ocorre o risco de aumentar com a escolha de uma ferramenta errada. O fator determinante para essa escolha é facilitar o seu processo diminuindo a sua mão de obra e levando confiabilidade para a sua operação, sem perder tempo ou obter dores de cabeça com situações fiscais.

Para isso, a Mainô facilitou o processo da emissão da NF-e de importação, realizando todos os cálculos, para esse procedimento o único critério é importar o arquivo XML que foi obtido no site da Siscomex ou com o seu despachante e gerar a nota no sistema. Tudo isso em apenas dois minutos, facilitando a sua operação e levando agilidade para o seu dia a dia. 

Deseja conhecer e saber mais? Clique aqui e experimente grátis a nossa ferramenta! 

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

2
Deixe um comentário

1 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Giovani Daldegan de Oliveira

Ola, faço importação remessa expressa (courier), para revenda eu era MEI e agora passei para ME ja fiz oito importação geralmente sai uma por mês, tenho certificado digital, posso fazer o cadastro no siscomex?? pq como ME eu tenho que dar entrada nas notas mas não sei como faço com as importações remessa expressa, tenho a DIR que eu solicitei a UPS para me enviar, como vou transformá-la em XML? abraços

Olá Giovani, obrigado por seu comentário. Segundo nossos especialistas, a entrada por courier é uma importação que não possui XML. No Sistema Mainô você pode criar essa nota de entrada manualmente, sem precisar do XML da DI, por exemplo.

Obrigado por se cadastrar!