Imposto x Lucratividade
Cortar custos nem sempre foi uma tarefa fácil mais é de suma importância para os gestores de uma empresa. Segundo Sucupira custo é como unha. Tem de cortar sempre. Dentro dessa ótica a figura do planejamento tributário é cada vez mais importante, pois tem como premissa a redução dos impostos.
Recuperar impostos de uma empresa não é uma tarefa fácil ainda mais no Brasil com a quantidade de normas e atualização das mesmas, contar com a assessoria de uma empresa de recuperação de impostos é de extrema importância.
Podemos observar no ano de 2015 uma grande quantidade de solicitações de proposta para o serviço de consultoria tributária para empresas. Com as recentes ameaças de aumento da carga tributária e o temeroso ajuste fiscal cada vez mais empresas buscam soluções para minimizar o impacto dos impostos em seu faturamento.
Consigo reduzir impostos em 2015?
Consegue notamos que muitas empresas não priorizavam tanto a gestão tributária há alguns anos atrás, por isso deixaram de aproveitar alguns milhões de reais quando o assunto é recuperação tributária. O arquivo morto de uma empresa esconde a maior parte do dinheiro lá podemos observar que muitas empresas podem recuperar de 5 a 7 vezes o seu faturamento se fizerem um trabalho de recuperação de impostos.
Como sabemos o fisco quando é a favor do contribuinte não possui a mesma agilidade de uma fiscalização tributária, logo se o problema for sanarmos a falta de dinheiro no caixa da empresa a opção de restituição dos impostos talvez não seja a melhor opção, possuímos outra opção a qual muitas empresas vêm a utilizando que é a compensação dos impostos.
O que é Planejamento Tributário?
Muito falado e nem sempre executado o planejamento tributário é de extrema importância independente do porte da sua empresa, pois se o contribuinte pretende diminuir os seus encargos tributários de forma legalmente o planejamento tributário é a melhor alternativa.
Os tributos representam uma parcela importante nos custos de uma empresa, com o cenário empresarial cada vez mais competitivo e com a globalização da economia a correta administração desse ônus tributário virou questão de sobrevivência empresarial.
Afinal como consigo reduzir os impostos da minha empresa?
Devemos começar com uma análise tributária das operações da empresa, verificar quais impostos e em quais momentos os mesmos vão sofrer incidência tributária. Analisar tal cenário nos permite mapearmos todo o cenário da operação utilizando a inteligência tributária com a finalidade de reduzirmos ou postergarmos a incidência dos impostos.
Analisar a operação talvez seja a forma mais importante de diminuirmos o ônus tributário, a legislação tributária possui diversas normas que muitos contribuintes não observam abaixo temos algumas:
– Redução na base de cálculo
– Isenção
– Diferimento
Caso a empresa já esteja em operação o serviço de consultoria tributária é muito útil, utilizando os serviços conseguimos mapear os créditos tributários em relação ao PIS, COFINS e ICMS. Muitas empresas por desconhecimento ou por aversão ao risco acabam não se creditando o que acaba trazendo um maior ônus tributário para a empresa.
Outro ponto de extrema atenção é a tributação sobre as mercadorias, algumas empresas vem sofrendo diversas penalidades quando o assunto é NCM uma análise detalhada evitaria isso e ainda faria essa contingência virar um planejamento tributário, pois deixamos de alterar a tributação do NCM e acabamos tributando algumas mercadorias que não deveriam ser tributadas.
Você concorda com a nossa visão?
Deixa seu comentário aqui embaixo com sua opinião!
Para mais informações sobre consultoria tributária, entre em contato! Email: leandro@mgcnt.com.br
Fonte original: http://www.leandromarkus.com.br/consultoria-tributaria/recuperar-os-impostos/