Uma vez li num livro de negócios que o que diferencia os grandes administradores dos medíocres é que os grandes administradores tornaram a redução de custos um processo, enquanto os administradores medíocres pensam em como reduzir custos na empresa apenas em situações de crise, quando muitas vezes a queda é inevitável. Por exemplo, enquanto algumas empresas apenas agora, em situação de crise, resolvem reduzir seus custos, outras já fizeram isso no período de vacas gordas, e estão muito mais preparadas para enfrentar esse período de recessão.
Mas redução de custos não é simplesmente cortar todas as despesas sem critério algum. Afinal, muitas despesas, na verdade, existem para reduzir outras despesas. Não acredita? Então dá uma olhada nesse artigo que escrevi mostrando como uma empresa de importação, com um pequeno investimento em automação de processos, economizou mais de 50.000 horas de trabalho por ano. Da pra dizer, com segurança, que esse empresa economizou mais de R$ 1 Milhão apenas com essa ação única.
O jeito mais eficiente de como reduzir custos na empresa
Por isso antes de sair reduzindo custos de qualquer jeito, sem nenhum critério, você precisa saber que existem dois tipos de custos: custos estratégicos e custos não-estratégicos.
Custos estratégicos
Os custos estratégicos na verdade não são custos, são investimentos. Eles existem justamente para eliminar outros custos, como o exemplo citado anteriormente sobre a empresa que economizou mais de 50.000 horas de trabalho. Também servem para aumentar a receita, como investimentos em marketing, vendas, etc. Um bom administrador está sempre buscando novas formas de conseguir recursos para aumentar os custos estratégicos. Sim, aumentar. Você não leu errado. Custos estratégicos são diretamente proporcionais ao lucro da empresa. Você coloca um real nessa máquina de um lado e sai dois reais do outro.
Custos não-estratégicos
Ao contrário dos custos estratégicos, custos não-estratégicos não estão relacionados ao lucro da empresa. Você coloca R$ 1,00 nessa máquina e ela destrói sua nota e te entrega apenas pó do outro lado.
Bons administradores criam um maneira processual de reduzir custos não-estratégicos para aumentar os custos estratégicos.
Isso é tão importante, mas tão importante, que vou repetir para você fixar melhor. Te convido a ler em voz alta esse trecho.
Bons administradores criam um maneira processual de reduzir custos não-estratégicos para aumentar os custos estratégicos.
Administradores medíocres, durante o período de bonança, investem em escritórios luxuosos, compram um carro para a empresa, reformam a sala, trocam os móveis, reajustam os dividendos, etc. Aumentam muito os custos não-estratégicos. Quando chega a crise esses mesmos administradores, ao invés de cortarem esses luxos, aos quais já se acostumaram, cortam primeiro os investimentos em marketing e vendas, com a desculpa que “na crise ninguém está comprando”. Esses mesmos administradores que se recusam a investir em tecnologia e automação dizendo “não é hora de fazer investimentos” são os mesmos que acabam criando o cenário da mediocridade por eles projetado.
Em contrapartida, os bons administradores agem de forma muito consistente, independente de o período ser de crise ou de bonança. Mesmo em tempos de altos lucros e vendas fartas, eles continuam buscando reduzir mais e mais os custos não-estratégicos, deslocando o fluxo de gastos da empresa para custos estratégicos, e aumentando cada vez mais o lucro com isso. Durante um período de crise, eles já estão preparados. Continuam fazendo exatamente a mesma coisa que já vinham fazendo.
E você? Tem cortado gastos de maneira inteligente? Onde mais é possível reduzir custos não-estratégicos na sua empresa? Onde é possível investir R$1,00 para economizar R$2,00? Sua empresa já possui os processos automatizados? Comenta aí pra gente conversar.