A precificação de um produto ou serviço a ser oferecido pela empresa deve estar, antes de tudo, situada dentro da realidade contábil da empresa. O valor cobrado pelo produto precisa ser suficientemente alto para proporcionar lucro para a empresa que o produz, mas ao mesmo tempo não pode ser tão alto ao ponto de deixar de ser atrativo para os clientes e desestimular as compras.
Por meio de uma análise dos custos de produção, distribuição, comercialização e divulgação do produto, é definido o seu markup, que incluirá a margem de lucro que se pretende atingir e será adicionado ao custo primário do item. Esse é o método mais básico para definição de preços e, por isso, é o mais recomendado e seguro de ser utilizado.
Como calcular o markup?
O preço de venda deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos, além de gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa. Desta forma podemos simplificar a estrutura do markup, onde o preço é igual a somatória de todos os elementos, inclusive o lucro desejado:
PV = Custos + Impostos + Despesas + Lucro
Para fazer o cálculo do preço de venda é utilizado o markup divisor e o markup multiplicador. Vamos aprender a calculá-los separadamente e com exemplos para facilitar na hora de aplicar no seu dia a dia.
Vamos usar algumas siglas para fazer os cálculos, fique atento:
PV – Preço de Venda
PC – Preço de Custo
CTV – Custo Total da Venda
MKD – Markup Divisor
MKM – Markup Multiplicador
Composição do Custo Total de Venda:
- Custo unitário total para se fabricar o produto = R$ 8,00
- Componentes de despesas da empresa:
Despesas gerais e administrativas = 10% da receita
Comissões dos vendedores = 5% do preço de venda
Tributos incidentes sobre o preço de venda = 20% do preço de venda - Margem de lucro desejada: 5% do preço de venda
Custo Total da Venda = Despesas gerais + Comissões + Tributos + Lucro desejado = 10% + 5% + 20% + 5% = 40%
Nesse momento é somado todas as despesas e impostos ao seu percentual de lucro, que na nossa somatória deu 40%, gerando o Custo Total da Venda.
Markup divisor (MKD)
O Preço de Venda deve ser considerado 100% sempre, com essa informação e o resultado obtido do CTV, podemos então fazer o cálculo do markup divisor a partir da fórmula:
MKD = (PV – CTV)/100
Vamos exemplificar:
MKD = (100 – 40,00) /100
MKD = 60 /100
MKD = 0,6
Calculando o preço de venda do produto utilizando o índice do markup divisor:
PV = PC/MKD
PV = R$ 8,00/0,6
PV = R$ 13,33
Sendo assim entendemos que o valor para garantir o preço de todos os custos, impostos, comissão e ainda gerar lucro de 5% em cima do produto será R$ 13,33, ou se arredondarmos, R$ 13,50. Com essa fórmula já podemos gerar o preço de venda, porém essa mesma precisaria ser feita sempre para cada produto.
Para desenvolvermos uma fórmula mais rápida para obtenção do markup, precisamos ainda de mais uma fórmula, a do markup multiplicador.
Markup multiplicador (MKM)
O markup multiplicador, além de nos dar o valor de venda do produto, facilita a fórmula de cálculo para demais produtos.
Porém, para isso, precisamos já ter definido o valor do markup divisor.
Para calcular o markup multiplicador, utilizamos a seguinte fórmula:
MKM = 1/MKD
Vamos exemplificar:
MKM = 1/0,6
MKM = 1,666667
Assim, calculamos o preço de venda da seguinte forma:
PV = PC x MKM
PV = R$ 8,00 x 1,666667
PV = R$ 13,33
É importante observar que encontramos o mesmo Preço de venda que alcançamos com a conta do markup divisor, a diferença é que podemos usar esse fator (MKM) para todos os produtos de uma só vez o que agiliza em muito o processo de precificação.
Fonte de pesquisa: BLB Brasil Escola de Negócios
Ótimo artigo Lorrayne. É fundamental que as empresas estejam seguras na hora de determinar seus preços de venda. Estarão neste momento determinando sua capacidade de posicionar-se no mercado de forma competitiva, através dos preços que praticam, além de controlar suas metas de lucratividade.
Ótimo artigo Lorrayne,
É de fundamental importância que as empresas determinem seus preços de vendas de forma eficiente, pois estamos falando de estabelecer preços para competitividade no mercado, além de cuidar da manutenção da margem de lucratividade durante todo o processo de operação da empresa, para o alcance das metas estabelecidas.
Muito obrigada, Juarez! É sempre bom receber comentários como o seu!
[…] das suas operações, certo? Todos esses custos precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda dos produtos e de analisar os resultados […]