O Dia Nacional da China, muito mais do que uma data histórica comemorada em todo o país, é também um feriado que gera muitas modificações no cenário econômico mundial. No que diz respeito ao Comex, muitos são os impactos gerados pelo dia nacional da China. Isso por se tratar de um feriado com comemorações que se estendem por 7 dias.
Desde 1999, o feriado que durava legalmente 3 dias, passou a se conectar com os finais de semana de antes e depois da data. Por isso, hoje em dia o feriado dura 1 semana, do 1º dia ao 7º dia de outubro, ficando conhecido como semana de ouro chinesa.
Diferente de outros países, as empresas chinesas não dão continuidade às suas atividades nestes dias e, consequentemente, as importações e exportações são afetadas neste processo. Para o país local, a semana de ouro é a que mais gera lucro ao país, por promover um enorme fluxo turístico no país.
Mas para entender melhor toda esta dinâmica, é preciso conhecer a história desta data tão importante para a China.
Como surgiu o Dia Nacional da China?
Ao longo dos anos o dia 1 de outubro teve diversos significados para a cultura chinesa. No período da Dinastia Jun Ocidental, a data era usada para comemorar eventos importantes no país. Já no período feudal, o feriado celebrava a cerimônia de entronização do imperador e o seu aniversário.
Mas desde 1949, a data foi usada para celebrar a Independência do País, garantida em 21 de setembro do mesmo ano. Em 1 de outubro de 1949, aconteceu uma Cerimônia de Celebração da Independência, na famosa praça da paz celestial. Nesta cerimônia, a bandeira nacional foi hasteada publicamente pela primeira vez, em frente a um público de cerca de 300.000 pessoas. Assim, esta tradição é levada até os dias de hoje e, por isso, o feriado atrai tantas pessoas, devido à suas inúmeras atrações.
Como é comemorado o Dia Nacional da China hoje em dia?
- Cada cidade chinesa comemora de acordo com suas particularidades
- As comemorações se iniciam a partir da cerimônia de hasteamento da bandeira nacional
- A praça é decorada com flores, bandeiras e imagens de Mao Tsé-Tung
- Ao nascer do sol, as tropas uniformizadas marcham para dar início à cerimônia
- Milhares de soldados e civis participam dos gigantescos desfiles
- Acontece a exibição de tanques e aviões que sobrevoam o centro de Beijing
- Há a apresentação de novas armas fabricadas na China
A festa atrai muita gente, principalmente pessoas de fora do país. Isso porque ao longo do feriado, ocorrem apresentações de música, dança e exposições de pinturas e caligrafia. Além disso, o feriado costuma ser encerrado com shows de luzes e fogos de artifícios.
Como o feriado prolongado interfere no Comex?
Para quem trabalha com importação ou exportação, não tem como não levar em consideração o Dia Nacional da China no calendário administrativo da empresa. Isso porque o feriado prolongado afeta a logística, os prazos e a produção de inúmeros produtos que são originados da China.
Por se tratar de um país geograficamente muito distante, tudo se complica ainda mais, gerando:
- Frete internacional inflacionado
- Aumento do tempo de produção
- Entraves logísticos
- Eventual descompromisso com as cargas
Não são apenas as fábricas que param, mas também todos os serviços fundamentais ao processo de importação. Ter isso em mente ajuda a diminuir transtornos e ajuda o empresário a pensar em soluções como por exemplo antecipação de pedidos, para garantir uma entrega dentro do prazo. Por isso, é importante ter:
- Um planejamento logístico bem definido e detalhado
- Fique atento ao processo de desembaraço
- Saiba quando os serviços de embarque no navio estarão sem funcionar
- Esteja alinhado com cada prestador de serviço
- Confira se os prazos estabelecidos pelos fabricantes não estão batendo com a data do feriado
Saiba como evitar problemas e minimizar os impactos gerados pelo Dia Nacional da China no seu negócio na Live do canal de Youtube Mainô!
https://www.youtube.com/watch?v=VIhmyYK1nEA
Gostou deste artigo? Continue estudando e aprendendo mais aqui no Blog!