Propósito e Cultura são termos muito comuns e relevantes na nossa sociedade. De acordo com o dicionário, propósito nada mais é do que uma finalidade ou um objetivo. Cultura, por sua vez, diz respeito a um conjunto de tradições que são levadas adiante ao longo dos anos.
Mas para quem está inserido no mercado de trabalho, principalmente em empresas com uma gestão mais alternativa, essas duas palavrinhas acabam tomando uma grande força no dia a dia. É cada vez mais comum ver empresas se dedicando à construção de uma cultura forte, que transpasse os escritórios e faça os colaboradores se sentirem parte de um propósito maior.
Essa cultura e propósito são passados então, não só para a corporação, mas para qualquer pessoa que tenha contato com os serviços, produtos, atendimento e mídias sociais deste negócio. Quando clientes têm um contato com uma empresa com cultura e propósito bem estabelecidos, é inevitável que eles sejam afetados e impactados também por esta sinergia que é criada em torno da empresa.
Como criar propósito e cultura na sua empresa?
Se sua empresa não tem propósito e cultura definidos ainda, saiba que você precisa resolver isso o mais rápido possível. Isso porque este é um enorme diferencial competitivo que irá gerar benefícios não só para seu negócio, mas para os colaboradores e clientes também. Isso porque ninguém gosta de fazer algo só por fazer. É do ser humano essa vontade de ser impulsionado por algo maior, ou seja, o propósito é o que nos move!
Além disso, a cultura é a melhor forma de manter este propósito vivo, onde quer que sua equipe e clientes estejam e, independente da situação do momento, afinal, ela resume valores:
- Históricos
- Éticos
- Emocionais
- Práticos
Uma vez que uma empresa passa a ter uma cultura firmada, se torna muito difícil que isso se quebre. As pessoas passam a entendê-la e vivê-la na prática, todos os dias, além de levá-la em consideração para todas as ações e tomadas de decisões que eventualmente precisem lidar.
Dicas para criar um ambiente de trabalho cheio de propósito e cultura:
- Seja claro com sua equipe em todas as suas ações
- Busque autenticidade e simplicidade
- Mostre a equipe o que te motivou a criar este negócio
- Compartilhe suas metas e sonhos para a empresa
- Deixe claro o papel de cada um no alcance desses objetivos
Por que devo ter propósito e cultura nas redes sociais do meu negócio?
Atualmente, as redes sociais ganharam um protagonismo enorme na vida das pessoas e, com isso, as mídias sociais das empresas viraram as vitrines mais importantes delas. Você já deve ter pesquisado o nome de alguma empresa no instagram ou facebook antes de comprar ou contratar algum serviço, não é? Pois então, esse comportamento tem se tornado um padrão para a maioria das pessoas.
Por isso, é muito importante que sua empresa primeiramente, esteja presente nas redes sociais e, além disso, tenha uma presença digital que conte com propósito e cultura muito claros.
Para te ajudar a entender melhor a importância deste assunto, separamos 3 motivos para ter propósito e cultura nas mídias sociais!
1- Sua empresa poderá gerar clientes por identificação
As redes sociais, como o nome mesmo já diz, são redes que representam os ciclos sociais da vida. Assim como acontece fora das redes, as pessoas nas mídias sociais procuram sempre criar proximidade com gente parecida. Isso acontece quando uma pessoa segue a família, os amigos, as marcas e influencers que mais se encaixam no nicho de interesses dela.
Quando sua empresa tem uma rede social que imprime sua identidade, mostrando seu propósito e cultura no dia a dia, ela acaba atraindo pessoas que pensam parecido e que acreditam nesses mesmos valores.
2- O relacionamento com os seguidores ganhará força
A partir da identificação de valores, propósito e cultura, o relacionamento da empresa com os seguidores se torna ainda mais intenso. Isso porque agora a empresa terá uma rede muito mais engajada e, será possível trabalhar isso de várias formas.
Por isso, aposte no marketing de relacionamento e crie conexão com seu público. Isso deve acontecer não só na hora da venda, mas criando toda uma jornada com ele, até que ele se torne um cliente. E o mais importante é não deixar este relacionamento morrer pós venda. Você pode investir em:
- Linguagem de memes
- Enquetes nos stories
- Caixa de perguntas
- Posts informativos
- Dicas e Conteúdos de valor
3- O marketing espontâneo se tornará seu aliado
É dessa forma que uma marca consegue transformar clientes em fãs disseminadores. As pessoas passam a acreditar tanto no que a empresa está propagando, que começam a gerar marketing espontâneo. Ou seja, aquele famoso boca a boca! Isso é incrível para a reputação da empresa, além de gerar maior credibilidade e autoridade no ramo do negócio.
E aí, gostou deste artigo? Vamos trabalhar melhor o propósito e a cultura da sua empresa nas mídias sociais?