Logo_Mainô blog
  • Home
  • Soluções
    • Mainô ERP
    • Mainô Xpert
    • Mainô Flex
  • Categorias
    • Comércio Exterior
    • Importação
    • Exportação
    • Gestão Fiscal e Tributária
    • Gestão Empresarial
    • MBC
  • Materiais Gratuitos
  • Na Prática
    • Histórias de Sucesso
    • Iniciando no Comex
    • Parceiros que Indicamos
  • Home
  • Soluções
    • Mainô ERP
    • Mainô Xpert
    • Mainô Flex
  • Categorias
    • Comércio Exterior
    • Importação
    • Exportação
    • Gestão Fiscal e Tributária
    • Gestão Empresarial
    • MBC
  • Materiais Gratuitos
  • Na Prática
    • Histórias de Sucesso
    • Iniciando no Comex
    • Parceiros que Indicamos

Entenda como calcular o preço de venda

  • Foto de Eduardo Ferreira Escrito por Eduardo Ferreira
Tempo de Leitura 3 Minutos
  • Postado: 15 de mar de 2016
Atualizado: 20 de set de 2021

Não esqueça de compartilhar esse post!

Embora pareça uma ação fácil, muitas dificuldades são encontradas por alguns empreendedores na hora de calcular o preço de venda de seus produtos: incidência de impostos, custos de produção, fretes, seguros e uma série de outros fatores interferem diretamente no preço final de um item de venda. Por esse motivo, muitas dúvidas acabam surgindo na hora de estabelecer um preço que seja justo e que ainda seja competitivo em relação à concorrência.

O processo de decisão sobre qual método escolher deve vir agregado a uma prática de formulação e análise de preço confiável, que leve em consideração todos os custos e despesas envolvidas e que seja competitiva e lucrativa. Muito além do retorno que a empresa terá, uma precificação correta proporciona perenidade ao negócio e crescimento.

Confira, a seguir, algumas dicas que podem facilitar todo o processo para calcular seu preço de venda.

Saiba como calcular o preço de venda

1. Faça o levantamento dos custos e despesas

A primeira etapa para calcular o preço de venda é identificar e levantar os custos e as despesas. Vale destacar aqui que custos são valores gastos diretamente na aquisição, elaboração do produto ou mesmo realização de um serviço. E as despesas são aqueles gastos que incidem na comercialização dos produtos e serviços e que fazem parte da rotina administrativa.

Outro ponto a ser visto na etapa de levantamento dos custos no momento da precificação é a separação dos custos fixos e variáveis. Normalmente, os gastos fixos são aqueles que não variam com a produção e você os tem todos os meses, como aluguel, salários de funcionários, luz, água, e tantos outros. Por eles independerem das vendas, devem representar um percentual no preço praticado.

Em relação aos custos variáveis, aqueles que variam conforme as vendas ou a produção e por isso mudam todos os meses, como gastos com embalagens, matéria-prima, cartão de crédito, entre outros, a melhor forma de controlá-los é definindo o percentual que eles representam em relação às vendas, uma vez que estes valores são todos proporcionais à comercialização.

De forma geral, toda empresa tem custos e despesas que incidem no preço final dos produtos. Diante disso, dentro do preço de venda devem estar incluídas uma parcela para cobrir os custos fixos e variáveis e as despesas incidentes. Além disso, ainda deve sobrar uma quantia de lucro.

2. Tributos incidentes

Toda empresa está enquadrada dentro de um Regime de Tributação, que pode ser o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Em cada uma destas opções a alíquota dos impostos e contribuições será diferente e, diretamente, afetará o preço de cada produto.

Em algumas opções você ainda poderá contar com o crédito tributário, como é o caso do Lucro Presumido, podendo retirar o valor do ICMS, 18%. Já no caso do Lucro Real, o desconto de crédito tributário pode contar com a Cofins (7,6%), O PIS (1,65%) e o ICMS, que assume o mesmo percentual anterior.

3. Preço de mercado

Levantado os custos e despesas e o valor dos tributos que possam vir a incidir sobre a mercadoria, é hora de realizar uma avaliação do mercado. Nesta etapa você saberá se o preço que está sendo praticado está acima ou abaixo dos seus concorrentes.

No caso de o valor estar acima da concorrência, você pode subir o preço de venda adotando o mesmo ou estabelecendo algo próximo deste valor. Caso você queira manter o seu preço estabelecido, com todos os custos, despesas e tributos, mesmo abaixo do mercado, poderá se destacar e ter um preço mais competitivo.

Mas se o preço adotado pela concorrência for menor que o estabelecido pela sua empresa, talvez seja preciso recalcular o preço do produto e estimar margens de lucro menores – caso queira manter seu preço competitivo e menor ou semelhante ao do seu concorrente.

Caso ainda assim você queira manter seu preço de venda original, mesmo acima do mercado, utilize outros recursos acessórios, como atendimento personalizado, entregas gratuitas e marca – este é um bom argumento que pode garantir as vendas e sustentar o peço praticado.

Entendeu melhor como calcular o preço de venda? Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre informado sobre as últimas novidades do comércio.

Não esqueça de compartilhar esse post!

duimp_ebook

Siga a Mainô nas redes

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin-in
catalogo_ebook

Posts recentes

reforma tributária nas importações

Reforma Tributária nas importações: o que muda e como se preparar

14 de novembro de 2025

Mainô lança módulo de câmbio com as melhores taxas do mercado

20 de agosto de 2025
barreiras comerciais

Barreiras comerciais: o que são, tipos e como superá-las

29 de julho de 2025
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Acessar
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Siga a Mainô nas redes

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin-in
Banner-sistema-de-gestao
Banner com e-book digital no tablet, no smartphone e no formato de livro, sobre incoterms

Assine nossa Newsletter

Receba quinzenalmente materiais práticos, artigos e notícias sobre o ecossistema do comércio exterior, tudo sob medida para importadores e prestadores de serviços!

Sobre

A Mainô é uma empresa brasileira que atua há mais de 13 anos no comércio exterior. Nosso compromisso é descomplicar o processo de importação através da tecnologia. Oferecemos soluções tecnológicas para amenizar as complexidades enfrentadas por empresas importadoras e distribuidoras de mercadorias no Brasil.

Mainô

  • Histórias de Sucesso no Comex
  • Materiais Gratuitos
  • Central de Ajuda

Nossas Redes

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin-in
Experimente Grátis

SOBRE

A Mainô é uma startup que oferece um sistema em nuvem para gestão de suas operações de importação, exportação e distribuição de mercadorias, com emissão e monitoramento de notas fiscais, controle de estoque, emissão de boleto e SPED Fiscal.

MAINÔ

Cases de Sucesso

Materiais Gratuitos

Central de Ajuda

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube Linkedin
EXPERIMENTE GRÁTIS

© 2025 Direitos Reservados – Desenvolvido por Mainô 

Scroll Up wpDiscuz