Frete CIF e FOB: o que são e qual a diferença entre eles

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A confusão entre frete CIF e FOB é muito comum entre os profissionais que trabalham com transportes de carga. São vários os aspectos que devem ser considerados quando falamos de logística – e a contratação do serviço de frete certamente é um deles.

Quem deve arcar com os custos e responsabilidades sobre os riscos do transporte? Sem que essa definição ficasse muito clara, poderiam existir vários conflitos e complicações entre as partes envolvidas na operação, não é? Exatamente por isso existem as modalidades de frete CIF e FOB – que devem ser indicadas na Nota Fiscal.

Quer entender melhor o que são o frete CIF e FOB e quais são suas principais diferenças? Então confira neste artigo.

O que é frete CIF e FOB?

Com a globalização e a intensificação do comércio internacional, surgiu a necessidade de criar regras que tornassem os negócios mais claros e confiáveis. Por conta disso, surgiram essas duas siglas tão conhecidas: CIF e FOB.

CIF e FOB são siglas que fazem parte de um conjunto de regras comerciais internacionais, as Incoterms (International Commercial Terms). Na prática, os termos são utilizados para definir quem possui a responsabilidade pela contratação dos serviços de transporte. Veja o que você precisa saber sobre cada um deles:

Frete CIF

CIF é uma sigla para Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Trata-se da modalidade de frete em que o vendedor (ou embarcador da carga) se responsabiliza pelo custo do frete até a entrega ao cliente.

Em operações com frete CIF, o custo geralmente é embutido no valor total dos produtos, tornando único o valor que é repassado para o cliente ou o fornecedor (vendedor) – que pode declarar na nota fiscal que o frete é CIF e especificá-lo no documento.

Frete FOB

FOB é uma sigla para Free On Board (Livre a Bordo). Nessa modalidade de frente, o vendedor das mercadorias fica responsável por elas somente até o momento em que são coletadas ou redespachadas. Depois disso, a responsabilidade sobre o custo do transporte passa a ser do destinatário.

É importante destacar que mesmo quando o embarcador aciona a transportadora, o pagamento deve ser feito pelo comprador (destinatário da carga).

No frete FOB, o valor do frete não é embutido no valor dos produtos. Ou seja, esse valor não é especificado na Nota Fiscal.

Qual é a diferença entre CIF e FOB?

Conforme acabamos de ver, a grande diferença entre o frete CIF e o FOB está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega.

No frete CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. Já no frete FOB, é o cliente quem paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

De quem é a responsabilidade?

Na escolha da modalidade de frete, é importante que fique muito claro em que momento a responsabilidade começa e termina oficialmente.

  • Frete CIF. A responsabilidade e custos associados ao trânsito são do vendedor até que os bens sejam recebidos pelo comprador. Por isso, os bens não são considerados entregues até que estejam na posse do comprador.

  • Frete FOB. O vendedor se isenta de responsabilidade no momento em que os bens são enviados. Dessa forma, as mercadorias são consideradas como entregues desde o momento em que entram no navio.

Qual é a melhor modalidade de frete?

Não existe uma modalidade de frete que possa ser considerada melhor, mas elas se tornam mais ou menos vantajosas de acordo com a operação.

O frete FOB costuma ser mais favorável para os vendedores, que ficam livres da responsabilidade no momento que colocam a mercadoria no navio.

Por outro lado, apesar de ser mais caro para o comprador, o frete CIF costuma ser a preferência das empresas que importam produtos. Isso acontece porque ele torna o transporte mais conveniente. Nessa situação, não é necessário lidar com manuseio, frete e outros detalhes que podem ser muito complexos.

Você já conhecia as diferenças do frete CIF e FOB? Confira também esta Planilha de Cálculo da Nota Fiscal de Importação.

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!