Jornada de Compra: 4 Dicas Incríveis para Conduzir o Seu Cliente

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Para aumentar a lucratividade do seu negócio e fidelizar os seus consumidores, é
necessário entender como funciona a jornada de compra do seu cliente. Ela
permite gerar os melhores resultados para a sua organização e garantir mais
produtividade para o seu time de vendas.

A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato
com a sua empresa até o momento em que ele compra um produto ou serviço. Por
isso, cada etapa dela é muito importante para levar informações mais assertivas e
com os melhores gatilhos mentais, convertendo o lead em cliente.

Para otimizar esse processo, continue conosco e confira 4 dicas para criar as
experiências mais valiosas na jornada de compra do seu cliente. Vamos lá?

1. Mapeie as Personas do Seu Negócio

O primeiro passo para conduzir o seu cliente pela jornada de compra da melhor
maneira possível é mapear as personas do seu negócio. Elas são personagens
semificticias que representam o comprador ideal para o seu produto ou serviço.
Ao mapear as personas, você faz um estudo amplo sobre o seu cliente,
compreendendo quais são os seus principais desafios, dores, necessidades,
sonhos, ambições, rotina, dificuldades, poder aquisitivo e muito mais.

Para criar estratégias assertivas, você precisa conhecer bem o seu público. Dessa
forma, é possível investir nos melhores conteúdos que realmente conduzam o seu
cliente pela jornada de compra. Além disso, essa etapa permite criar materiais muito mais personalizados e focados no usuário — e sabemos da real importância de
apostar em estratégias que proporcionam uma ótima experiência de compra, não
é mesmo?

2. Conheça as Etapas da Jornada de Compra

A jornada de compra vai se basear nas palavras-chave que o cliente busca em
cada etapa do estágio. Somente quando você mapeia esse processo é que pode
criar ações assertivas para cada etapa, afinal, você entende melhor sobre quais são
as reais necessidades do consumidor em cada uma delas.

Por isso, não há como criar estratégias incríveis se você não entender quais são as
etapas da jornada de compra. Confira quais são elas:
● Aprendizado: quando o consumidor ainda não sabe que tem um problema a
ser resolvido.
● Reconhecimento: quando o cliente descobre que tem uma dor que precisa
ser sanada.
● Consideração: quando o consumidor busca as melhores soluções para o
seu problema e começa a considerá-las.
● Decisão: quando, finalmente, o cliente opta pelo melhor produto ou serviço
que atenda às suas necessidades.

3. Invista em Conteúdos Estratégicos no Blog da Sua Empresa

Sejamos sinceros: se o cliente tem um problema, muito provavelmente, vai buscar a
solução em mecanismos de busca como o Google, concorda? Sendo assim, a sua empresa deve aparecer nas primeiras posições para que ele consiga entender melhor sobre o seu negócio. Para atraí-lo para o seu site, as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) podem ajudar muito.

Com elas, você identifica quais são as palavras-chave que o cliente busca em cada etapa da jornada de compra e pode criar os melhores conteúdos para converter o lead em um cliente. Portanto, não pense duas vezes: crie um blog e abuse das estratégias do marketing de conteúdo, pois ele será o seu maior aliado para conduzir o cliente pela jornada
de compra.

4. Crie Fluxos de Automação

Os fluxos de automação de e-mails também favorecem a condução do cliente pela jornada de compra. Para isso, crie materiais ricos (e-books, planilhas, infográficos etc) e landing pages focadas em conversão para o seu site. Dessa forma, quando o cliente deixa os seus dados no site da sua empresa, você pode criar uma ótima estratégia de automação, enviando e-mails personalizados para cada etapa da jornada de compra. Assim, além dos conteúdos no blog da sua empresa você também pode utilizar os e-mails em favor das suas estratégias digitais.

Gostou das nossas dicas? Conhece mais alguma sugestão para conduzir o
cliente pela jornada de compra? Compartilhe conosco nos comentários!

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