Marketing Internacional: o que é e qual a sua importância

Tempo de Leitura 7 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

    Em um mundo globalizado, no qual cada vez mais as relações entre países se estreitam, a emergência da internacionalização de empresas é explícita. Contudo, se você pensa em levar seu negócio para o mercado externo, deve saber de antemão o papel fundamental do marketing neste processo. Uma ferramenta essencial para o sucesso da expansão extraterritorial é o marketing internacional, que adequa a atuação da empresa ao novo mercado estrangeiro. 

    O Marketing internacional visa mais do que transferir estratégias locais para o âmbito externo. A preocupação por trás deste conceito é atuar de forma atenta aos públicos e contextos específicos de cada país, a fim de bem posicionar sua marca no mercado.

    Levar em consideração diferenças socioculturais, econômicas, políticas, dentre tantas outras, é imprescindível para desenvolver campanhas acertadas para o público em questão. Com isso, uma pesquisa anterior ao desenvolvimento do plano de marketing, visando maior probabilidade de sucesso, não pode ser deixada de escanteio.  

    Ao longo deste artigo vamos abordar mais sobre o marketing internacional, mostrando sua importância para o alcance de novos territórios e públicos. Além disso, iremos propor estratégias para a promoção do negócio no exterior. 

    Caso você esteja interessado em expandir seu negócio para novos territórios, não deixe de conferir. 

O que é Marketing Internacional?   

    Também conhecido como marketing global, o papel deste é levar as estratégias de marketing já conhecidas, adaptando-as ao mercado externo. Como dito anteriormente, mais do que replicar as ações locais já utilizadas, o marketing internacional deve avaliar a situação de forma macro. Com o objetivo de conquistar público alvo e expandir o negócio mundialmente, as ações de planejamento, produção, divulgação, captação, devem estar atentas às variedades existentes. 

    Mesmo com a globalização, e com ela, a quebra de muitas barreiras geográficas, políticas e culturais, as diferenças entre os povos dos diferentes países persiste. Com essa multiplicidade existente, é difícil que uma mesma estratégia tenha efeitos em diferentes locais. Por isso, é necessário pensar em um plano de marketing diferenciado para atrair clientes e se posicionar no exterior. 

    Neste momento, o marketing internacional chega como um meio utilizado para a internacionalização dos produtos ou serviços da empresa. Com o público-alvo diferente é necessário ter em mente a adaptação do produto, o estudo aprofundado dos canais de venda e revisão do preço e das táticas promocionais.

    Basicamente, o marketing internacional visa criar valor em novos territórios que serão explorados pela empresa. Essa conquista de mercados externos se tornou corriqueira com a globalização, sendo um caminho interessante para crescer e buscar novas oportunidades de negócio. Para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre o processo de internacionalização de empresas

    Portanto, para que a inserção de uma empresa no mercado externo dê verdadeiros frutos, é de extrema importância que se invista em estratégias de marketing internacional. Essas estratégias podem variar dependendo do formato de internacionalização escolhido, porém não perdem sua importância. 

    Desde a exportação de produtos até a abertura de lojas em outros países, um bom plano de marketing internacional é imprescindível. 

Qual a importância do marketing internacional e como ele pode ajudar sua empresa?

    A ideia de expandir um negócio para o exterior é algo bastante desafiador. Contudo, é perfeitamente possível que sua empresa ultrapasse as fronteiras e ganhe novos mercados consumidores. Para isso, ajustar ou elaborar novas estratégias de marketing a nível global é fundamental. 

Veja a seguir algumas vantagens de utilizar essa estratégia: 

  1.  Eleva o impacto do negócio no exterior

        Com a crescente competitividade no mercado, se destacar entre os demais tem se tornado cada dia mais difícil. Se a situação no mercado interno já requer boas estratégias de marketing, no exterior não poderia ser diferente.

        Posicionar sua marca globalmente de forma relevante é uma tarefa complexa. A quebra de barreiras com os consumidores dos mais variados perfis é um desafio e é normal que haja resistência por parte destes.

        O marketing internacional é seu aliado neste momento. Priorizando a pesquisa, para conhecer o mercado e o público do local, esta estratégia é a base para abrir portas. Com ele, você conseguirá fazer uma adaptação em seus produtos e promover soluções que sejam mais adequadas para esses novos clientes.

        Somente ao entender as particularidades do mercado e público-alvo, você estará pronto para traçar as estratégias de marketing internacional. Assim, poderá explorar o novo território e aproveitar suas oportunidades.

  2. Estabelece autoridade para o negócio

        Quando realizado de maneira sólida, o marketing internacional faz com que os clientes tenham uma percepção mais positiva da marca. Com isso, cria-se uma boa reputação frente aos consumidores, impulsionando a autoridade da mesma. 

      A impressão frente a uma organização que prospera em outro país, é muito mais privilegiada do que a de outras. Isso faz com que elas se tornem referências, já que, na visão do comprador, para a empresa se destacar internacionalmente, ela deve ser uma líder em seu segmento. 

  3. Alcance de novos mercados e oportunidades

        A internacionalização de empresas abre portas para novos mercados e oportunidades ao redor do mundo. Empresas que almejam a expansão para o exterior querem aumentar suas vendas, atender clientes globais e buscar inovação para produtos e serviços. 

        Vários são os benefícios da internacionalização, desde aproveitar os incentivos e vantagens de outros países em termos de recursos e tecnologias, até operar nos blocos econômicos, que possuem facilidades tarifárias entre os membros. 

        Além disso, expandir para novos territórios ajuda a reduzir a dependência de um mercado, o que pode salvar o seu negócio em momentos de crise em determinado país.

        Porém, não se esqueça, o marketing internacional é a chave para atingir os efeitos esperados no exterior. Ele é o responsável em primeira mão por atrair os clientes, que resultarão em vendas e crescimento para a empresa.

Como desenvolver estratégias de marketing internacional? 

    Assim como as estratégias de marketing para o mercado interno, o estudo constante para aplicação precisa do marketing internacional deve ser prioridade. Apesar de ser um processo demorado, é ele que determinará o sucesso da empresa no exterior. 

   Por isso, se você já entendeu a importância das estratégias de marketing global para explorar as oportunidades mundo afora, veja agora dicas de como desenvolvê-las com eficiência:

  1. Entenda o comportamento do novo e diferente público

       Na hora de criar as estratégias de marketing, é importante conhecer o público de cada mercado. Ter em mente que os hábitos de consumo e os comportamentos variam conforme cada local vai ajudar ajustar seu produto.

       Identificar os anseios, entender as dores e demandas e como o produto traz valor é ideal para se aproximar do público em questão. 

       Além disso, é fundamental conhecer aspectos religiosos e sociais para respeitar as tradições dos consumidores. Dessa forma, há também uma aproximação com estes e mostra a valorização de sua cultura. 

  2. Utilize a linguagem do país para produzir conteúdos

       O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para atrair clientes, porém de nada adianta se esses não entenderem o que está escrito ali. Para além do idioma, é necessário adaptar a linguagem utilizada nas comunicações em cada país. 

       Esteja atento para produzir conteúdo de qualidade na língua, adequar o vocabulário, utilizar expressões e referências locais e ajustar o tom de voz da marca. Só assim você consegue de fato dialogar com as pessoas daquele país sem tropeços. 

  3. Analise os concorrentes locais

       A análise dos concorrentes é fundamental para entender com quem você está disputando neste novo território e quais são as ferramentas que eles utilizam. O estudo e o levantamento de dados que mapeiam as estratégias destas empresas podem servir de inspiração para você.

      Depois de feita esta análise, mais facilmente você encontrará as melhores práticas para se destacar entre os competidores, concorrendo de igual para igual.

  4. Conheça as regras do mercado-alvo

       Uma preocupação que deve ser primária é de se adequar a todas as regras e legislações dos mercados-alvo antes de começar a atuar. É preciso estar atento às regras locais do seu segmento, mas, além disso, considerar as leis e diretrizes sobre a publicidade e uso das mídias.

       Examinar os tratados e convenções das organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também é importante.

  5. Faça parcerias locais

       Apostar em parcerias no lugar onde se está investindo é essencial para entrar no mercado. Estas podem ser tanto para o fornecimento de matéria prima, quanto parcerias de co-marketing, e até mesmo parcerias com influenciadores e agências de mídia locais. 

       Dessa forma você impulsiona seu negócio, com custos reduzidos, e ganha a confiança do público utilizando o know-how de quem já atua no país. 

Conclusão 

     Se você pensa em expandir seu negócio para outros países, agora já sabe o papel importante que o marketing internacional terá neste processo de internacionalização. Para ter sucesso neste caminho, comece hoje a estudar o mercado externo, identificando as diferenças e os padrões de comportamento desse novo público. Além disso, analise as regras, os concorrentes e aposte em parcerias. 

    Caso você pretenda iniciar essa internacionalização exportando, não deixe de conferir nossas soluções para você clicando aqui 

    O que você achou deste conteúdo? Deixe um comentário!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Você também vai gostar de...

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!