Metodologia de negócios: Como usá-la para ter sucesso?

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A metodologia de negócios é muito importantes para o crescimento das empresas. É por meio delas que concepções já existentes e processos que já funcionam, conseguem ser otimizados e melhorados em busca do sucesso. Existem inúmeras metodologias de negócios por aí e, elas tendem a mudar constantemente. 

Por isso, é importante ter uma metodologia base que possa ser adaptada e readaptada, trazendo novidades que possam agregar eficiência ao seu negócio. Além disso, o empreendedor pode estudar diferentes metodologias e criar sua própria metodologia de negócios com o que melhor se encaixa no seu cenário. Assim, sua empresa terá necessidades bem atendidas e uma gestão que realmente faça a diferença no dia a dia. 

Para isso, é importante ouvir seus colaboradores, entender seus clientes e conhecer todas as demandas internas e externas do seu negócio.

Sua metodologia de negócios precisa:

  • Explorar o contexto da sua empresa
  • Engajar seus colaboradores
  • Entregar resultados satisfatórios
  • Vender uma ideia ou produto/serviço
  • Gerar crescimento para o negócio
  • Estruturar um processo sólido e usual

Porque sua empresa precisa de uma metodologia de negócios?

Contar com uma metodologia de negócios que seja pensada para sua empresa é fundamental. Isso porque ela garante um melhor desempenho e uma efetividade das medidas adotadas pela empresa. 

Além disso, este tipo de metodologia auxilia na gestão interna da empresa, estruturando uma cultura organizacional, o que possibilita a criação de diretrizes, crenças e valores que irão conduzir todos os processos do seu negócio.

Dessa forma, ter uma metodologia de negócios ajuda a:

  • Melhorar o clima organizacional da empresa
  • Unificar os princípios que regem seu negócio
  • Proporcionar tomadas de decisão mais assertivas 
  • Aumentar o nível de satisfação dos colaboradores

Para te ajudar nisso, separei 3 metodologias de negócios que você precisa conhecer!

1. PDCA

A sigla é em inglês e significa: planejar, fazer, verificar e agir. Parece simples e até mesmo óbvio, mas, com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de seguir etapas fundamentais na hora de elaborar um plano de ação, como por exemplo a verificação antes de iniciar qualquer coisa. Assim, esta metodologia é ótima para reduzir os erros nas tomadas de decisão da empresa. 

5. PMBOK

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) consiste em um processo de padronização que possibilita gerir de uma forma melhor os projetos da empresa. Esse método é dividido em 5 processos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle
  • Encerramento

3- A metodologia que faz chover!

Essa é a filosofia de negócios da Priscilla Erthal, co-fundadora da aceleradora Orgânica. Esta metodologia fala sobre os 7 princípios do líder FAZ CHOVER e como as transformações nas lideranças impactam positivamente toda a empresa. 

No canal de YouTube Mainô, Priscilla explicou tudo que você precisa saber para fazer chover no seu negócio! Assista o vídeo abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=Sc2ygvpQzAA&feature=youtu.be

Como escolher a metodologia de negócios adequada?

Diante de tantas informações interessantes e metodologias que funcionam, como você pode escolher a que melhor se encaixa no seu negócio? Primeiro, é importante ter em mente quais são as meta da sua empresa. As metas precisam ser realistas e baseadas no desejo de crescimento. À partir disso, você precisa levar em consideração se a metodologia está: 

  • Adequada às necessidades 
  • De acordo com a filosofia da empresa
  • Promovendo otimização de tempo e recursos

Então, leia nosso artigo “Sistemas de gestão: redução de custos ou investimento?” e entenda como uma metodologia de negócios pode te ajudar a otimizar recursos!

Além desses pontos importantíssimos a serem levados em consideração, é essencial perceber e entender se a metodologia de negócios está gerando retornos positivos ou se está sendo mais um processo burocrático para encher o dia a dia dos colaboradores. Assim, você poderá escolher a melhor metodologia e fazer chover no seu negócio!

Gostou deste artigo? Deixe aqui nos comentários quais foram as metodologias de negócios que mais funcionaram pra você!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!