Para os importadores, o termo Ro-Ro já é bastante comum, porém, de um modo geral, poucas pessoas fora do mundo do comex sabem do que se trata. Você pode não conhecer o nome roll on-roll off, mas com certeza já viu os grandes cargueiros que transportam carros e outros veículos pesados por todo o mundo. Ro-Ro é aquele tipo de cargueiro que chama atenção de qualquer pessoa por conta do seu tamanho e, é muito importante para a logística internacional como um todo.
Este segmento de transporte logístico costuma transportar automóveis e outros veículos, para que não seja preciso transportar as peças separadas deste tipo de mercadoria. Toda vez que a carga transportada por navios especializados necessita ser autopropelida ou rebocada por esteiras ou pneus, trata-se de uma carga Ro-Ro.
Quais são as vantagens da modalidade de carga Ro-Ro?
- É um serviço muito versátil
- Pode englobar cargas rolantes
- É possível transportar muitos tipos de cargas estáticas
Quais são as características das cargas Ro-Ro?
É possível encontrar diferentes formas e tamanhos de navios e caminhões Ro-Ro. Geralmente, existem dois tipos principais: Passageiro Ro-Ro e carga Ro-Ro. Mas, na prática, estes tipos distintos carregam o mesmo conceito. Nos dois casos, a carga entra e sai da embarcação de forma autônoma, ou seja, sem precisar ser embalada, transportada em caixas etc.
As cargas Ro-Ro costumam ser:
- automóveis;
- caminhões;
- ônibus;
- trailers;
- estrados volantes.
Como são os transportes Ro-Ro?
No caso dos navios, as embarcações podem armazenar entre 2 mil e 4 mil veículos, podendo medir até 600 metros de comprimento e 100×100 metros de altura/largura. Os navios geralmente tem um costado bastante alto e possuem rampas que dão acesso às cargas. Além disso, existem algumas variações como:
- Ferries;
- Cruiseferries;
- Barcas;
- Modelos híbridos;
- Contêineres (ConRo);
- Combinação de cargas de veículos e outras que precisam de guindastes;
- LMSR para uso de militares;
- RoPax (roll on-roll off passageiros).
Para que você entenda o momento atual deste segmento logístico, convidamos Ana Quaresma, VP Sales South America da Wallenius Wilhelmsen, para falar sobre o momento atual do setor, os novos tipos de cargas que estão sendo transportadas e as tendências em curso.
Gostou deste conteúdo? Não deixe de assistir a live também!