Saiba a importância do EX-Tarifário e seus reflexos

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Ex-Tarifário é a sigla utilizada no comércio exterior para Exceção Tarifária. O Regime de Ex-Tarifário é a redução temporária da alíquota do imposto gerado pela importação de bens de capital, conhecido também como BK, e de informática e telecomunicações e, conhecido como TEC. Essa redução ocorre quando há importação de produtos que não são produzidos no país e que não possuem produção equivalente

Este regime tarifário ajuda a promover um incentivo à investimentos no País. Isso porque ele desonera aportes direcionados a empreendimentos produtivos, o que gera uma boa economia aos investidores. Dessa forma, o Ex-Tarifário possibilita o aumento da inovação no país, por incentivar a incorporação de novas tecnologias que não são produzidas internamente. 

O Ex-Tarifário é importante por:

  • Aumentar a produtividade das empresas
  • Criar uma maior competitividade no mercado
  • Gerar empregos e renda
  • Promover inovação 
  • Enriquecer a economia local
  • Reduzir os custos para o consumidor final

Quais são os reflexos positivos do Ex-Tarifário?

Com esse regime, as alíquotas do II caem de 14% para 2%, ou seja, ele gera uma economia enorme para o importador. Além disso, outros tributos são impactados positivamente por este incentivo, como:  ICMS, IPI, PIS e COFINS, que também são tributos existentes no processo de importação. Então, com toda essa economia, é possível gerar benefícios aos consumidores também. 

Quando uma empresa tem uma redução de custos na importação, consequentemente ela poderá tornar seus produtos ou serviços mais baratos para o consumidor final. Além disso, poderá aumentar sua produtividade investindo recursos extra em mão de obra, gerando mais empregos e fazendo a empresa crescer!

Assista a live do canal de YouTube Mainô sobre este tema. No vídeo, o Eng. Roberto Raya desmistifica o Ex-Tarifário em mais um episódio do Comex 4.0 Live!

Powered by Rock Convert

https://www.youtube.com/watch?v=F88ldrdnDTs&feature=youtu.be

Como solicitar este benefício?

Se sua empresa costuma importar bens de capital, produtos relacionados à informática e telecomunicações, não deixe de aproveitar este benefício.  Além disso, sua empresa pode solicitar o benefício caso os produtos não sejam produzidos no país e não possuam produção equivalente por aqui. 

Muitas vezes os importadores não se atentam à essas oportunidades de redução de custos. Por isso,  deixam de poupar recursos que poderiam ser investidos em outras áreas da empresa. 

Para solicitar o Ex-Tarifário, você deve:

  • Certificar-se de que seu produto se enquadra nas categorias de BK ou BIT
  • Conferir se realmente não existem produtos similares disponíveis para aquisição no país
  • Criar uma solicitação que contenha não só os detalhes técnicos, mas uma demonstração de que ele se enquadra nas categorias indicadas
  • Encaminhar uma solicitação à secretaria do desenvolvimento e competitividade industrial
  • Aguardar a aprovação da solicitação enviada ao órgão

Pronto, assim que o benefício for aprovado, você terá ele por um período de 2 anos, ou seja, sua empresa terá a redução do tributo durante este tempo. 

Gostou artigo? Me conta aqui nos comentários se sua empresa já usa o Ex-Tarifário nas importações!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!