Você está em busca das melhores formas de evitar a inadimplência no setor de autopeças? Esse é um grave problema enfrentado por muitas empresas que atuam nesse segmento – que pode se tornar ainda mais complicado quando não são elaboradas estratégias para reduzir os casos de ausência ou atraso nos pagamentos.
É necessário fazer um grande esforço para conquistar novos clientes e fechar bons negócios, não é? Entretanto, as preocupações da empresa não podem ser interrompidas no momento em que a venda é fechada. O controle sobre o recebimento dos pagamentos também é muito importante para alcançar os resultados financeiros desejados.
Se você busca soluções para esse problema, confira 4 dicas para evitar a inadimplência no seu negócio!
4 dicas para evitar a inadimplência no setor de autopeças
Conseguir evitar a inadimplência no setor de autopeças é determinante para o sucesso das empresas que atuam nesse segmento. Durante os anos em que o Brasil enfrentou uma crise econômica, o setor de autopeças foi um dos maiores afetados – com grandes altas no índice de inadimplência e demissões em massa por conta da diminuição do faturamento.
Para manter a saúde do fluxo de caixa, você pode seguir as dicas que separamos para evitar a inadimplência.
1. Análise de crédito
Saber para quais clientes você pode conceder crédito é o primeiro passo para fugir da inadimplência. Se um dos seus clientes é uma pequena empresa que possui um grande histórico de dívidas e passa por um momento de baixas nas vendas, talvez não seja uma boa ideia conceder crédito, não é?
Uma boa análise sobre as condições de pagamento dos seus clientes pode salvá-lo de negócios prejudiciais para a sua empresa. Para isso, você pode buscar informações em órgão de proteção ao crédito, investigar o histórico de pagamento dos clientes, analisar o balanço e balancete do cliente, entre outras ações para garantir o pagamento efetivo pelas compras.
2. Seja flexível no recebimento e busque a redução de custo
Muitos clientes deixam de realizar o pagamento dentro do prazo combinado pela dificuldade de se adequar aos prazos de vencimento ou formas de pagamento propostas. Enquanto alguns preferem pagar através de boleto no início do mês, outros optam pelo pagamento no cartão de crédito apenas no final do mês.
Respeitar essas particularidades é uma ótima forma de garantir o efetivo pagamento das parcelas devidas. Para que o seu fluxo de caixa não sofra com essas variações nas datas de recebimento, procure colocar em prática ações para a redução de custo das operações internas – reduzindo a necessidade de capital de giro para manter as operações em funcionamento.
3. Estruturação dos processos internos
A sua empresa possui processos internos estruturados para fazer a cobrança dos clientes e aumentar as chances de receber os pagamentos devidos? Em muitos casos a inadimplência é causada pelo simples esquecimento do pagamento ou pela falta de prioridade dos seus clientes. Nesses casos, um lembrete próximo à data do pagamento pode ser um diferencial.
Procure estruturar os processos internos de modo que seja dada uma atenção especial para o recebimento dos pagamentos: lembretes da data de vencimento, negociação logo após o vencimento, estratégias de cobrança, entre outras ações que contribuem para reduzir os casos de inadimplência.
4. Uso de ferramentas tecnológicas para automação de processos
Se estruturar os processos internos é importante para evitar a inadimplência no setor de autopeças, a automação de processos torna isso ainda mais efetivo. Muitas empresas enfrentam dificuldades justamente no momento de lidar com tantas informações de clientes, vendas e datas de vencimento diferentes – o que torna difícil a cobrança efetiva.
Por esse motivo as ferramentas tecnológicas que permitem a automação de processos se tornaram tão populares dentro das empresas brasileiras. É possível utilizar sistemas de gestão que integram emissão de NF-e, controle de estoque, emissão de boletos, cobranças, monitoramento de NF-es recebidas contra seu CNPJ, entre diversos outros processos – gerando agilidade nas rotinas internas e redução de custo.
Explorando a automação de processos você consegue identificar facilmente o histórico de todos os seus clientes e realizar cobranças de forma automática. O Mainô é um sistema de gestão para comércio que possui diversas funcionalidades voltadas para empresas de comércio e distribuição – incluindo a cobrança de clientes para evitar a inadimplência no seu negócio.
Como a sua empresa lida com a inadimplência? Você gostou das dicas para evitar a inadimplência no setor de autopeças? Deixe o seu comentário!
Ótimo post, focado no setor automotivo, com quatro passos simples, se conseguiu definir uma estratégia para a área.
Muito interessante.
Muito obrigada, Daniel! É sempre bom receber comentários como o seu!
Estamos à disposição!