Como emitir a declaração simplificada de importação?

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A declaração simplificada de importação é um documento simplificado que deve ser preenchido nos casos importações (que possuem, ou não, cobertura cambial), em que o valor não ultrapassa US$ 3 mil – ou o valor equivalente em outra modeda.

No artigo de hoje vamos oferecer um passo a passo para esclarecer melhor o processo de emissão dessa declaração.

Como funciona o procedimento?

É só fazer o seguinte passo a passo:

1. Primeiramente, você receberá um telegrama infomando qual é o Número Localizador Pendente de Importação, que também possui o número do rastreamento do objeto de importação. A partir dai, deve-se seguir os seguintes procedimentos:

2. Realizar o cadastro no Importa Fácil Correios através do link http://www2.correios.com.br/impfacil/importacao/comercial/default.cfm

3. Selecionar o tipo de cadastro (PF ou PJ) e, se for o primeiro acesso, clicar em “Se ainda não é cadastrado, digite seu CPF e clique aqui”.

4. Inserir seus dados pessoais e criar uma senha para acesso – que poderá ser utilizada para acessos futuros.

5. Clicar em “Cadastrar” – será mostrada uma mensagem na tela informando que o cadastro foi realizado com sucesso.

6. Clicar em “Cadastrar um pedido de importação”.

7. Nesse momento, é preciso ter em mãos o telegrama que foi recebido. Verifique qual é o número localizador pendente de importação, digite esse número no campo específico no site. Esse número localizador é composto por um grupo de três letras e três números.

8. Clique em “Cadastrar”.

9. Se você possui o código de rastreamento do objeto, informado pelo exportador, você pode informá-lo no seu cadastro no Importa Fácil. O site oferece um campo onde existe a opção de informar o número do objeto para rastreamento.

Powered by Rock Convert

10. Informe o código de rastreamento no campo específico e clique em “Cadastrar”.

A partir de agora é realizado o procedimento para o cadastro de sua importação:

11. Aba “Entrega”: É o lugar que será utilizado para informar o endereço para entrega da sua remessa. Normalmente ela já vem preenchida com o endereço que foi utilizado na hora de fazer o cadastro.

12. Clique em “Avançar” ou na próxima aba.

13. Aba “Remessa”: É a aba utilizada para informar os dados de sua remessa de importação. Nela constam informações como o tipo de moeda, o país de origem da mercadoria e o valor do frete, por exemplo.

14. Aba “Itens”: Nessa aba especifica-se o código de cada item que compoe sua remessa de importação, a descrição, a quantidade e o valor unitário.

15. Aba “Finalização”: Nesse caso você poderá revisar os dados informados. Caso deseja finalizar o processo de cadastro de importação, basta clicar em “Finalizar”.

16. Será gerado um Número do Procedimento de Importação: através dele você poderá acompanhar o andamento do despacho de sua importação.

17. Clique em “Finalizar”.

Passo final

Feita a emissão da declaração, deve-se enviar, via e-mail, os documentos que foram solicitados no telegrama. Envie essas informações anexadas ao número de rastreamento do seu objeto e ao número de processo de importação. Em poucos dias você receberá um boleto para pagamento – através desse pagamento você receberá a sua mercadoria!

O que achou desse artigo? Ainda restou alguma dúvida? Compartilhe conosco e aproveite para saber mais sobre a Substituição Tributária na Importação!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!