Como Emitir Nota Fiscal de Retorno de Mercadoria Vendida

Tempo de Leitura 1 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Neste artigo vamos aprender a emitir uma nota fiscal de retorno de mercadoria vendida.

Quando utilizar?

É necessário emitir uma nota fiscal de retorno de mercadoria vendida sempre que, por qualquer motivo, o comprador da mercadoria estiver impossibilitado de emitir a nota fiscal de devolução. Nesse caso, a empresa emitente necessita retornar as mercadorias para seu recinto, anulando fiscalmente a operação anterior de venda.

Powered by Rock Convert

Características da nota fiscal

ItemCaracterística
CFOP1.202
Natureza da OperaçãoDevolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
ICMSA NF-e deverá ser tributada da mesma forma que a venda, pois ela deve gerar crédito de forma a anular fiscalmente a venda. Em geral, para regime normal o ICMS será 00 e, para o Simples Nacional, o CSOSN será 101 (Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito). Para isso, a base de cálculo do ICMS deverá ser: Total dos Produtos + Frete + Despesas Acessórias, da mesma forma que a venda.
IPI50 – Saída Tributada, com o mesmo valor da venda, pois ela deve gerar crédito de forma a anular fiscalmente a venda, com código de enquadramento legal 999.
PIS e COFINSA NF-e deverá ser tributada da mesma forma que a venda, pois ela deve gerar crédito de forma a anular fiscalmente a venda. Em geral, o CST será 01 (Operação Tributável com Alíquota Básica).
Informações complementares – “Não Incidência do ICMS, conforme artigo 7º, inciso I do RICMS/2000-SP” caso a mercadoria seja para o mesmo estado;

– “Saída com Suspensão do IPI, conforme artigo 43, inciso III do RIPI/2010”, quando o emitente for contribuinte deste imposto.

Preço unitário da mercadoriaO preço unitário deverá ser o mesmo da nota de venda, inclusive com valores de frete e outras despesas, para que haja a composição correta dos valores que correspondem a base de cálculo dos impostos a serem recuperados.

Os softwares da Mainô, Comex NF-e e Traxo, possuem geradores que facilitam a emissão de Nota Fiscal de Armazenagem em poucos cliques, já com a configuração tributária conforme este artigo.

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Daniela

boa tarde ,
minha empresa emitiu uma nota de remessa demonstacao , mas agora o cliente quer ficar com o produto neste caso preciso solicitar a nota de retorno para ele e emitir uma nota de venda com referencia a minha nota ^?

Obrigado por se cadastrar!