Como reduzir a inadimplência de clientes na sua empresa

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reduzir a inadimplência

Reduzir a inadimplência: adimplência ou morte? 

Estabilidade e previsibilidade de receita são essenciais para manter vivo quaisquer tipos de negócio. Não existe uma fórmula mágica, e nem uma receita de bolo para que se alcance o êxito nesta difícil demanda que é lidar com as oscilações do mercado. Além disso, estar bem coligado com os interesses dos seus clientes, sabendo que o seu pagamento é o próximo da fila. 

Um fato que também é pertinente, é mapear e entender sua inadimplência, para que sejam adotados planejamentos e “doutrinas” de controle e redução dos débitos, discernindo sempre o que será de fácil e difícil resgate

Vale ressaltar, que independente da área de atuação da sua empresa ou prestação de serviço, seu cliente sempre terá um valor de custo. Isso prova que de nada vale ter um grande volume de vendas, se o capital de giro das recorrências não estiver no seu ciclo normal, e sendo alocado no seu lugar devido.

5 dicas práticas para reduzir a inadimplência

A partir daqui, iremos detalhar em métodos e boas práticas para que se alcance a tão desejada redução da inadimplência

Dica 01: ofereça vantagens para antecipações

Optar por pagamentos em débito automático, à vista, anualidade são atrativos para que o cliente realize antecipações dos seus pagamentos.

Para um provisionamento mais próximo da realidade e com alto teor de liquidez, sempre será recomendável as formas de pagamento à vista, além dos pagamentos através de débito automático e anualidade agregada, que dificultam possíveis esquecimentos, atrasos propositais e até mesmo calotes.

Contudo quando oferecido esta modalidade, sempre trazer de forma agradável para ambos os lados, da mesma forma que você ganha previsibilidade o cliente deverá ganhar um desconto ou bonificação por essa antecipação.

Dica 02: Construa e desenvolva um bom processo de cobrança para reduzir a inadimplência

Entrar em contato anteriormente a data do vencimento, é muito válido para que haja a lembrança e o primeiro contato referente, existem ferramentas automatizadas que executam essa demanda facilmente.

Ofereça formas de facilidade para geração de boletos, sejam eles adimplentes ou atualização dos já inadimplentes.

Dependendo da sua carteira de clientes, não é possível esperar que todos tenham a boa vontade e disposição financeira para pagamento das suas dívidas, porém se torne presente nos contatos “Financeiro Prestador x Financeiro Tomador”, e efetue periodicamente a cobrança de inadimplentes, após aproximadamente 10 dias dos maiores vencimentos do seu grupo agregado por data.

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A melhor forma de atuação para reduzir a inadimplência, é na desfragmentação da cobrança. Como dito acima, o mapeamento é essencial para dividirmos entre os de fácil resgate e difícil resgate, consecutivamente é mais lógico a atuação financeira com os clientes de até 01 mês (fácil resgate), e subsequentemente a atuação do setor de Relacionamento do Cliente para os casos acima de 02 meses (difícil resgate), para que tenha uma avaliação mais a fundo. 

Dica 03: posicione seus clientes nas melhores datas de vencimento

Dependendo de como você faça sua gestão financeira, e como você trabalhe com seu fluxo de caixa, é ideal que você pontue e concentre as melhores datas de pagamento, junto aos momentos de maiores despesas fixas. Isso se dá para que você não tenha surpresa com seu orçamento x receita, e siga os passos acima.

Caso seu caixa sustente as receitas em momentos desordenados, um bom conselho para redução das inadimplências é usar do livre arbítrio para que os próprios clientes informem a melhor data de pagamento. Obviamente, nada que ultrapasse o prazo de venda determinado. existe uma grande redução dos pequenos atrasos, o que deixa você planejar melhor seus recebimentos e remanejar seus próprios pagamentos baseado na sua receita.

 Dica 04: tenha um ótimo relacionamento com os seus clientes

Manter proximidade é um dos segredos valiosos, que se constroem com tempo e com confiança de ambas partes. Esse relacionamento pode trazer muitos benefícios de venda, em liberdade de crédito e quitação em dia, mas também pode ter seu ônus se não for bem cadenciada. Em momentos de dificuldade do seu cliente, é justo que existam acordos para ajudá-lo a cumprir com suas obrigações, mas sempre com a antecedência e previsibilidade necessária.

Cobrar com educação e respeito, é saber efetivamente como cobrar. A priori, é ideal se manter próximo do cliente, mas caso não consiga, faça a cobrança sempre com cordialidade e educação para que alcance o seu objetivo, um cliente com pagamentos em dia. Esse é o contrário do que se costuma ser feito tradicionalmente, cobranças de forma rude, na intenção de buscar uma intimidação ou de forma abrupta para conseguir o pagamento o mais rápido possível.

Dica 05: tenha um sistema eficaz de cobrança e controle de inadimplência.

Uma solução definitiva para toda essa estrutura, são os sistemas de gestão, como o Software Mainô. Esses sistemas te trazem métricas muito importantes, para que suas entradas estejam em dia. Essa é uma das funcionalidades que você encontra em nosso sistema.

Com o Mainô, será possível automatizar lembretes de contas para seus clientes, definir datas de cobrança para ser enviado um e-mail ao seu cliente notificando sobre a conta, também será possível definir uma notificação após a criação da conta no sistema e após o vencimento da mesma. visualizar os saldos previstos, controle da inadimplência e tudo isso traz à tona o que é estrategicamente necessário  para alcançar a estatística de reduzir a inadimplência a 0%.

Gostou do conteúdo? Tem dúvidas de como reduzir a inadimplência da sua empresa? Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós!

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