Controle por lote e validade: qual a importância para a sua empresa

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O Controle por lote e validade proporciona gerenciamento e segurança para distribuidores de diversos setores. Seja em setores como o de cosméticos, tecnologia, alimentos, medicamentos ou qualquer outro que atue com produtos perecíveis.

O sistema de gestão Mainô, otimiza toda a gestão do estoque, mesmo que tudo esteja desorganizado, pra você controlar de forma automática através de um sistema totalmente integrado. Leia o artigo até o final e confira dicas práticas para a sua empresa de distribuição.

Controle de estoque: qual o impacto no seu negócio

Dentro de qualquer distribuidora o controle de estoque é algo indispensável. Ter controle dos seus produtos desde a chegada dos suprimentos, a entrada no estoque e armazenamento, é eliminar um grande problema que a maioria das empresas de distribuição enfrenta. Ter um olhar sobre toda a operação garante que você consiga gerenciar as mercadorias evitando desperdícios.

O controle de estoque é apenas o início de uma gestão eficaz. Existem outros pontos que também precisam de muita atenção. Desde o seu fornecedor a entrega e também a experiência do cliente como um todo. No entanto, se a sua operação logística é ruim, pode gerar a falta ou excesso  de produtos no estoque, causando impacto direto nas suas vendas. Isso nós sabemos que é um péssimo sinal para o seu negócio. 

O que é e como funciona um lote

De forma simplista, em logística, um lote é qualquer remessa composta por várias unidades de um mesmo item de suprimento. Esse lote é formado por produtos com o mesmo prazo de validade e, consequentemente, código de barras iguais.

Normalmente, para se ter um controle e rastreabilidade ainda maior, você também pode identificar cada item com um número de série. O benefício disso é que na distribuição de produtos eletrônicos, por exemplo, este controle permite descobrir quais peças foram usadas em cada um dos aparelhos e, gerenciar as garantias junto ao fabricante e até trocas por defeitos recorrentes em um lote específico.

funcionário efetuando controle por lote e validade no estoque

Controle por lote e validade: benefícios da gestão de estoque

Existem diversos tipos de movimentações de estoque. Seguir boas práticas refletirá em benefícios diretos, como evitar o desperdício de produtos perecíveis. Regras como FIFO, LIFO e FEFO garantem um padrão nessas movimentações. Além de tudo, você diminui os riscos existentes na operação como manter produtos obsoletos ou  avariados. Atentar para estes detalhes melhora a qualidade da sua gestão de estoque de forma geral.

Controle por lote e validade: sistemas de gestão ajudam?

Se no seu negócio de distribuição você ainda não possui um ERP para gerenciar a sua operação  de forma automatizada, você está deixando seu dinheiro na mesa!

Com um software de gestão, você pode garantir um controle de estoque por lote e validade de forma segura, eficiente e totalmente automatizada. Além de ter uma visão completa da sua empresa, você terá de forma integrada seu estoque,  financeiro e vendas. Consequentemente, evitará multas e complicações com o fisco e com órgãos regulamentadores. 

Automação no controle por lote e validade

Realizar o controle por lote e validade de forma manual pode ser muito trabalhoso e você sabe disso. Sempre fica uma sensação de que os seus relatórios de estoque nunca estão batendo. No entanto, essa não precisa ser a sua realidade! Com o Mainô você terá um sistema robusto pronto para atender as demandas da sua empresa de distribuição.

Com o Mainô você terá:

  • Controle do estoque por número de lote e validade
    permitindo o acompanhamento de todos os movimentos realizados pelo produto por entrada e saída. Por exemplo: compra de composição de estoque e saída para remessas e vendas;
  • Rastreabilidade do produto pelo seu número de lote e validade ou série:
    Você conecta todas as informações referente aos produtos em toda a cadeia de suprimento. Agilidade e segurança em casos de recall por exemplo;
  • Relatórios a poucos cliques, extraindo em planilhas toda a movimentação;
  • Integração com todas as áreas da empresa, inclusive o setor financeiro, compras e vendas.

Suas obrigações de forma automatizada

Além de tudo isso, as novas demandas dos órgãos reguladores obrigam diversos setores a exporem as informações de rastreabilidade dos produtos. No software Mainô, você pode cadastrar de forma simples os dados de lote, datas de fabricação, produção e validade, atendendo a todas estas obrigatoriedades.

Se você deseja otimizar toda a gestão do estoque, mesmo que tudo esteja desorganizado, pra você controlar de forma automática e 100% integrada, fale com nossos especialistas e conheça a solução definitiva de controle por lote e validade para o seu negócio de distribuição.

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!