No dia 29 de outubro, comemora-se o Dia do Importador no Brasil. Essa data foi escolhida pela Mainô para homenagear os importadores, pois marca o fim da lei de reserva de mercado. Essa legislação, publicada no final do governo militar, determinava a proibição da importação de bens e tecnologias por oito anos. Foi uma tentativa de desenvolver o mercado interno que não funcionou como o esperado.
Hoje percebemos que as importações são extremamente importantes para o desenvolvimento da economia. Todavia, o setor ficou estagnado durante um bom tempo devido a essa determinação governamental.
O processo de internacionalização, iniciado em 29 de outubro de 1992, ajudou na recuperação econômica, de forma tímida, mas eficaz. Além disso, a liberalização da economia proporcionou o acesso a novas tecnologias e informações, melhorando o acesso da população a produtos e serviços.
Muitas pessoas ainda veem a importação com maus olhos, mas essa atividade é relevante e essencial para o crescimento na nação. Afinal, nenhum país produz tudo aquilo que consome.
Dentre os principais benefícios da importação, destacam-se:
- Expansão de mercado;
- Aumento das oportunidades de consumo;
- Melhora na qualidade dos serviços e matérias-primas;
- Criação de novas condições de trabalho;
- Proporciona oportunidades de exportação.
Como o fechamento de mercado atrapalha um país?
Como já vimos, nenhum país consegue produzir tudo o que consome e, por isso, o ideal é que haja essa troca de produtos para fazer a economia girar. Isso faz com que a capacidade de consumo dos países aumente.
As exportações sozinhas não trazem bons resultados, ou seja, elas precisam estar alinhadas e equiparadas às importações. Elas são eficazes quando agem como moeda de troca e proporcionam alianças interessantes que possam virar trocas comerciais entre países.
O fechamento de mercado atrapalha o país por:
- Impedir o crescimento saudável da economia local;
- Impossibilitar parcerias comerciais;
- Aumentar os custos de produção interna.
Manifesto da Mainô: Dia do importador
“Importar é muito mais que trazer mercadorias de outro país. É dar ao povo acesso a produtos e serviços melhores, ou mais baratos. É trazer recursos e tecnologias inovadoras que aumentam a produtividade das nossas empresas. É conectar o Brasil ao mundo e promover seu progresso.
Quase sempre é difícil. Excesso de burocracias e barreiras, taxas, tarifas e impostos. Às exportações, o estímulo. Às importações, as restrições. O Brasil já experimentou as restrições às importações uma vez, e o resultado foi retrocesso, atraso tecnológico e definhamento da competitividade.
Felizmente, dia 29/10/1992, as restrições encerraram e o Brasil retomou o caminho do progresso. Que o dia do importador lembre a sociedade das consequências dessas políticas e provoque uma reflexão à maior abertura do Brasil às importações.
Aos importadores, parabéns pelo seu dia.”
– Eduardo Ferreira, CEO da Mainô
Gostou deste artigo? Pensando na importância dessa data para o Brasil e, principalmente, na importância do importador para nossa economia, criamos uma página especial para comemorar o dia do importador. Não deixe de conferir clicando aqui!