Olá! Tudo certo?
Recentemente li o livro dos fundadores de uma empresa chamada 37 signals, Jason Fried e David Heinemeier Hansson. Ele é um livro muito direto, com 25 ensinamentos práticos pra dar uma chacoalhada na sua gestão e, consequentemente, na sua empresa.
Essas são as 25 dicas que encontrei no livro.
1) Quanto mais pesado um objeto, mais difícil é alterar seu curso. Isso vale os negócios. Mantenha-se leve, com o custo de mudança baixo.
2) Faça primeiro o básico bem feito antes de tentar novas alçadas.
3) Jamais diga “vou pensar”. Decida. Você não precisa de tempo para pensar, no máximo, ajuda para decidir.
4) Não é porque uma decisão foi tomada que não se pode voltar atrás. As pessoas ao seu redor precisam entender essa dinâmica.
5) Procure diariamente rotinas para eliminar e processos para simplificar.
6) Coloque sua energia nas necessidades humanas que vão durar 10 anos ou mais.
7) Fique atento aos subprodutos de sua empresa. Você pode comercializá-los? Eles são úteis para algum parceiro?
8) Defenda-se das interrupções. Defina um horário para concentração total e deixe isso claro para as pessoas que trabalham com você.
9) Feito é melhor que perfeito.
10) Faça menos coisas, entregue mais valor.
11) Sua empresa é uma extensão de si mesmo. Coloque nela seus valores.
12) Sua empresa deve comprar uma causa, despertar sentimentos e empolgar as pessoas.
13) “Se eu tivesse escutado os consumidores teria dado a eles um cavalo mais rápido.” _Henry Ford. Dê a seu cliente o que ele precisa, não o que ele quer.
14) Crie o hábito de dizer não. É difícil, mas você consegue.
15) Guarde as ideias novas e esqueça-as por 1 semana. Talvez elas não sejam tão boas assim, apenas é você que está muito empolgado achando que achou a solução para todos os problemas.
16) Aquilo que seu cliente te fala e você não consegue esquecer é de fato o mais importante.
17) Construa um público e ensine-os mais que a concorrência.
18) Busque mídia especializada.
19) Ofereça uma amostra grátis do seu serviço, acostume seus futuros clientes.
20) Marketing não é um departamento. TUDO que você faz é marketing.
21) Ao contratar, esqueça currículos. Peça aos candidatos algo personalizado: “por que a sua empresa?”.
22) Esqueça os currículos novamente. O que uma pessoa já fez importa menos que o quanto ela é capaz de fazer.
23) Contrate os melhores talentos, onde quer que eles estejam.
24) Delegantes são peso morto.
25) Acabe com as palavras necessário, impossível e fácil.
E aí, o que dá para aplicar a partir de hoje?