Dicas do CEO: Como projetar a cultura da sua empresa

Tempo de Leitura 1 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Na publicação anterior falei sobre a importância da cultura da organização e como ela pode ajudar (ou atrapalhar) suas estratégias como gestor. 

Ok, se chegamos aqui você já entendeu que a cultura da empresa é, provavelmente, o patrimônio mais importante de qualquer organização. Não espere se preocupar com a cultura depois que sua empresa crescer. Esse erro pode ser fatal e depois não tem mais como voltar atrás. Por isso, quero dar algumas dicas aqui, quase um passo a passo, sobre como projetar e implementar uma cultura empresarial.

Definição de propósito

Particularmente não acho que a velha “missão e visão” definem uma empresa, eu prefiro a palavra propósito. Ela é mais “existencial”, nos faz pensar porque nossa empresa existe.

Também gosto muito do poder das perguntas. Na Mainô, algo que me ajudou a definir o propósito da empresa foi fazer as perguntas certas às pessoas certas. Sendo assim, perguntei para funcionários, clientes e parceiros: Por que você acha que a Mainô existe?

Repetindo essa pergunta diversas vezes, tive insights incríveis. Descobri que a Mainô não ajuda apenas a empresa, ela tem a capacidade de transformar a vida do empreendedor. Assim defini o propósito da Mainô: A Mainô ajuda empreendedores a se tornarem mais gestores e menos operadores.

Simples assim, esse é o propósito da Mainô. Vou explicar porque isso é poderoso.

1% das empresas que mais crescem no país são responsáveis por 50% dos empregos gerados. Ajudar os empreendedores a serem gestores é a melhor ferramenta para o crescimento das empresas e, consequentemente, geração empregos.

Estamos numa missão para tirar o Brasil da crise. Entende a importância do propósito? Ele deve ser comunicado a toda a organização e deve inspirar os colaboradores, clientes e parceiros.

Uma vez definido o propósito, agora chegou a hora de definir os valores. Os valores serão o DNA da sua empresa, mas isso é assunto para o próximo post.

Até lá!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!