Na publicação anterior falei sobre a importância da cultura da organização e como ela pode ajudar (ou atrapalhar) suas estratégias como gestor.
Ok, se chegamos aqui você já entendeu que a cultura da empresa é, provavelmente, o patrimônio mais importante de qualquer organização. Não espere se preocupar com a cultura depois que sua empresa crescer. Esse erro pode ser fatal e depois não tem mais como voltar atrás. Por isso, quero dar algumas dicas aqui, quase um passo a passo, sobre como projetar e implementar uma cultura empresarial.
Definição de propósito
Particularmente não acho que a velha “missão e visão” definem uma empresa, eu prefiro a palavra propósito. Ela é mais “existencial”, nos faz pensar porque nossa empresa existe.
Também gosto muito do poder das perguntas. Na Mainô, algo que me ajudou a definir o propósito da empresa foi fazer as perguntas certas às pessoas certas. Sendo assim, perguntei para funcionários, clientes e parceiros: Por que você acha que a Mainô existe?
Repetindo essa pergunta diversas vezes, tive insights incríveis. Descobri que a Mainô não ajuda apenas a empresa, ela tem a capacidade de transformar a vida do empreendedor. Assim defini o propósito da Mainô: A Mainô ajuda empreendedores a se tornarem mais gestores e menos operadores.
Simples assim, esse é o propósito da Mainô. Vou explicar porque isso é poderoso.
1% das empresas que mais crescem no país são responsáveis por 50% dos empregos gerados. Ajudar os empreendedores a serem gestores é a melhor ferramenta para o crescimento das empresas e, consequentemente, geração empregos.
Estamos numa missão para tirar o Brasil da crise. Entende a importância do propósito? Ele deve ser comunicado a toda a organização e deve inspirar os colaboradores, clientes e parceiros.
Uma vez definido o propósito, agora chegou a hora de definir os valores. Os valores serão o DNA da sua empresa, mas isso é assunto para o próximo post.
Até lá!