Dicas do CEO: Como promover a leitura e o aprendizado contínuo em sua empresa?

Tempo de Leitura 2 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Olá!

Nos últimos posts tenho falado muito sobre como aumentar a produtividade pessoal. Ou seja, apresentei um conjunto de conhecimentos, hábitos e ferramentas para você utilizar no dia a dia para ser um gestor mais produtivo. Agora é hora de voltar a falar da produtividade da empresa como um todo, ou do setor que você gerencia.

Aqui na Mainô, esse ano implementamos uma gestão por OKRs. Os benefícios de uma gestão por OKRs é algo que vou seguramente apresentar em posteriores artigos. Entretanto, o que é importante entender nesse momento é que a gestão por OKRs envolve o acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance). Esses indicadores devem ser cuidadosamente selecionados e acompanhados, de forma que eles indiquem, com pequena margem de erro, o rumo da empresa. KPIs acima da meta, empresa vai bem. KPIs abaixo da meta, empresa vai mal.

A maioria dos KPIs da Mainô estão relacionados a performance de atendimento a clientes, vendas, etc. Entretanto, o DNA da Mainô sempre foi de uma empresa que busca garantir que seus colaboradores estejam em constante evolução. Sem dúvidas, uma das maneiras de ter uma empresa sempre produtiva e em constante evolução, é promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Por isso, nesse ano de 2019, apresentamos em nossa reunião de kick-off o KPI número 6:

KPI #6: “132 livros serão lidos pelos colaboradores da Mainô.”

É uma ação institucional nossa, um compromisso da nossa empresa em estudar para, cada vez mais, melhorar nosso serviço. E funciona da seguinte forma:

  • Todo funcionário deverá ler um livro por trimestre.
  • Os livros serão definidos pelo gestor do departamento, em conjunto com os funcionários.
  • Os gestores, além de lerem o livro de seu departamento, também lerão outros 4 livros (1 por trimestre) juntamente com a diretoria.
  • Cada funcionário, ao longo do ano, lerá 4 livros (um por trimestre). O gestor lerá 8 (2 por trimestre).
  • Os livros devem ser lidos em conjunto e debatidos em grupo, toda semana.
  • Chamamos os grupos de debates de grupo da cumbuca. Isso porque, a cada reunião, o nome de todos os participantes são colocados em uma cumbuca e um deles é sorteado.
  • O participante sorteado deverá conduzir a reunião, apresentando os conceitos do livro e promovendo o debate de como incorporar os aprendizados no dia a dia de trabalho.
  • Todos os participantes devem ler o(s) capítulo(s) combinado(s) para a semana, pois qualquer um pode ser sorteado. Isso significa que todos devem estar preparados. Isso fará o debate mais rico.
  • Caso o participante sorteado não tenha lido a parte combinada, a reunião é encerrada e adiada para a próxima semana. Isso promoverá o comprometimento dos envolvidos.
  • Aqui na Mainô nós compramos os livros para todos, assim garantimos a participação total.

Essa é uma estratégia para promover uma cultura de leitura e aprendizado contínuo em sua empresa. Uma ideia simples e fácil de implementar.

leitura

Se quiser dicas de livros, estou à disposição! 

Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

2
Deixe um comentário

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Flavia Couto

Olá Eduardo, boa tarde!
Adorei essa proposta de leitura dentro da empresa, ajuda a equilibrar o conhecimento e todos saem ganhando. Parabéns!!!
Pode me dar dica de livros?
Obrigada!
Flavia

Obrigado por se cadastrar!