Olá!

Nos últimos posts tenho falado muito sobre como aumentar a produtividade pessoal. Ou seja, apresentei um conjunto de conhecimentos, hábitos e ferramentas para você utilizar no dia a dia para ser um gestor mais produtivo. Agora é hora de voltar a falar da produtividade da empresa como um todo, ou do setor que você gerencia.

Aqui na Mainô, esse ano implementamos uma gestão por OKRs. Os benefícios de uma gestão por OKRs é algo que vou seguramente apresentar em posteriores artigos. Entretanto, o que é importante entender nesse momento é que a gestão por OKRs envolve o acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance). Esses indicadores devem ser cuidadosamente selecionados e acompanhados, de forma que eles indiquem, com pequena margem de erro, o rumo da empresa. KPIs acima da meta, empresa vai bem. KPIs abaixo da meta, empresa vai mal.

A maioria dos KPIs da Mainô estão relacionados a performance de atendimento a clientes, vendas, etc. Entretanto, o DNA da Mainô sempre foi de uma empresa que busca garantir que seus colaboradores estejam em constante evolução. Sem dúvidas, uma das maneiras de ter uma empresa sempre produtiva e em constante evolução, é promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Por isso, nesse ano de 2019, apresentamos em nossa reunião de kick-off o KPI número 6:

KPI #6: “132 livros serão lidos pelos colaboradores da Mainô.”

É uma ação institucional nossa, um compromisso da nossa empresa em estudar para, cada vez mais, melhorar nosso serviço. E funciona da seguinte forma:

  • Todo funcionário deverá ler um livro por trimestre.
  • Os livros serão definidos pelo gestor do departamento, em conjunto com os funcionários.
  • Os gestores, além de lerem o livro de seu departamento, também lerão outros 4 livros (1 por trimestre) juntamente com a diretoria.
  • Cada funcionário, ao longo do ano, lerá 4 livros (um por trimestre). O gestor lerá 8 (2 por trimestre).
  • Os livros devem ser lidos em conjunto e debatidos em grupo, toda semana.
  • Chamamos os grupos de debates de grupo da cumbuca. Isso porque, a cada reunião, o nome de todos os participantes são colocados em uma cumbuca e um deles é sorteado.
  • O participante sorteado deverá conduzir a reunião, apresentando os conceitos do livro e promovendo o debate de como incorporar os aprendizados no dia a dia de trabalho.
  • Todos os participantes devem ler o(s) capítulo(s) combinado(s) para a semana, pois qualquer um pode ser sorteado. Isso significa que todos devem estar preparados. Isso fará o debate mais rico.
  • Caso o participante sorteado não tenha lido a parte combinada, a reunião é encerrada e adiada para a próxima semana. Isso promoverá o comprometimento dos envolvidos.
  • Aqui na Mainô nós compramos os livros para todos, assim garantimos a participação total.

Essa é uma estratégia para promover uma cultura de leitura e aprendizado contínuo em sua empresa. Uma ideia simples e fácil de implementar.

leitura

Se quiser dicas de livros, estou à disposição! 

Até a próxima!

OUTROS POSTS

Dicas do CEO: Série produtividade – Mudando a rotina – Parte 2

Postado em 6 de fevereiro de 2019

Dicas do CEO: Série produtividade – Mudando a rotina

Postado em 30 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Série produtividade – como hackear seu cérebro?

Postado em 23 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Série Produtividade – Decisões por impulso

Postado em 16 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Como acessar os maiores especialistas do Brasil

Postado em 9 de janeiro de 2019

Dicas do CEO: Qual o plano da sua empresa para 2019?

Postado em 19 de dezembro de 2018

Dicas do CEO: Qual desses cenários a sua empresa está?

Postado em 5 de dezembro de 2018

Dicas do CEO: Por que a sua empresa existe?

Postado em 28 de novembro de 2018

Dicas do CEO: Prepare-se para o melhor

Postado em 14 de novembro de 2018

Dicas do CEO: Quanto tempo leva pra faturar 60 milhões?

Postado em 31 de outubro de 2018

Dicas do CEO: O que é inovação disruptiva e como ela impacta seu negócio?

Postado em 24 de outubro de 2018

Dicas do CEO: Liderar não é apenas sobre o que você diz ou faz

Postado em 17 de outubro de 2018

Dicas do CEO: Conversas difíceis

Postado em 10 de outubro de 2018

As 5 características a serem avaliadas na contratação

Postado em 3 de outubro de 2018

A importância de sair do operacional

Postado em 28 de setembro de 2018

Como montar um time AAA sem RH

Postado em 26 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Valores são importantes?

Postado em 21 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Como projetar a cultura da sua empresa

Postado em 19 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Defina a cultura da empresa o quanto antes

Postado em 12 de setembro de 2018

Dicas do CEO: 7 dicas para delegar tarefas

Postado em 5 de setembro de 2018

Dicas do CEO: Toda semana uma dica de gestão

Postado em 29 de agosto de 2018

COMENTÁRIOS

Existem 1 comente este post.

  • Olá Eduardo, boa tarde!
    Adorei essa proposta de leitura dentro da empresa, ajuda a equilibrar o conhecimento e todos saem ganhando. Parabéns!!!
    Pode me dar dica de livros?
    Obrigada!
    Flavia

    Flavia Couto - 14 de fevereiro de 2019 Responder

ADICIONE UM COMENTÁRIO