As grandes empresas do varejo focam nas melhores práticas de entrega de produtos. Além disso, essas lojas têm uma coisa em comum: todas as suas decisões visam melhorar o seu relacionamento com o cliente.
O modelo de negócios da Walmart, multinacional estadunidense, por exemplo, aposta na melhoria constante da experiência de compra em todas as etapas da jornada. Isso explica o fato da empresa se destacar como a maior loja de variedades do mundo.
A lição que a empresa compartilha com o mundo precisa ser levada a sério: o cliente deseja ser tratado com excelência.
Mas como tornar isso possível na entrega de produtos? É o que você vai descobrir neste post. Acompanhe!
Entrega de produtos: dicas para garantir a satisfação do cliente
Receber a encomenda é a etapa da jornada de compras que gera mais expectativas no cliente. Por isso, é fundamental garantir que o produto seja entregue no prazo combinado. E também que a embalagem não seja arranhada ou amassada durante o transporte. Além disso, é preciso observar mais alguns cuidados. Confira!
1. Não dependa de uma única transportadora
Firmar contrato com mais de uma empresa transportadora permitirá que a sua empresa negocie melhores condições de pagamento. E isso se refletirá positivamente na experiência do consumidor.
Contar com a parceria de outras empresas do ramo do transporte também permitirá maior flexibilidade na entrega e minimizará falhas e erros. Além disso, a prática possibilitará negociar melhores preços e menores prazos de entrega.
2. Ofereça diferentes opções de entrega
Oferecer diferentes opções de entrega permitirá que os clientes escolham a que atenda melhor as suas necessidades. Acredite: muitas pessoas precisam de roupas ou sapatos de última hora e preferem não ter que enfrentar as longas filas das lojas de departamento.
De fato, recursos de entrega rápida estimula a compra por impulso e é muito bem-aceita pelos consumidores: 49% dizem que são mais propensos a comprar caso recebam o seu produto no mesmo dia. Esse serviço associado a preços competitivos estimulam as compras dos clientes que preferem comprar sem ter que sair de casa.
3. Foque nos detalhes
Liste tudo o que pode dar errado durante a entrega de produtos. Pense em todos os detalhes: o endereço de entrega está em uma área de risco? Você tem outros clientes que moram próximos a esse local?
Esses casos devem ser analisados com cuidado para que a experiência oferecida a esses clientes não deixe a desejar. O ideal é contatar entregadores que moram na região e que possam ser acionados sempre que houver um produto que precise ser entregue naquele local.
4. Ouça o seu cliente
Ofereça diferentes formatos de atendimento e facilite a comunicação: seu cliente deve se comunicar com a sua empresa, apresentando dúvidas e reclamações. Isso tornará o relacionamento mais próximo e fará com o cliente se sinta aparado.
5. Preveja problemas
Infelizmente, podem surgir inúmeros problemas durante a entrega de produtos. No entanto, é preciso prevê-los para que não impactem negativamente na experiência do cliente. Além disso, busque soluções rápidas que o deixem confortável e satisfeito.
Uma experiência de compra positiva ajuda a construir laços fortes entre a sua empresa e o seu público, o que permite o crescimento sustentável da organização. Além disso, o consumidor satisfeito é mais engajado e tende a procurar sempre a sua empresa todas às vezes que precisar do produto ou serviço que você oferece.
Agora que você já sabe como melhorar a experiência do cliente na entrega de produtos, que tal descobrir como ter um controle de estoque ágil, eficiente e seguro?