Nota fiscal de exportação: exportar não é uma operação que se encontra presente no dia a dia de muitos importadores, portanto, quando surge o momento de realizar essa operação, muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente no momento de geração da DU-e. É possível gerar a Declaração Única de Exportação (DU-e) pelo Siscomex, entretanto, ainda gera alguns transtornos devido à demora do site e as dúvidas que ocorrem durante a operação.
Esse artigo tem como propósito, mostrar a facilidade que é realizar esse procedimento através do sistema da Mainô.
Mas afinal o que é uma Exportação?
Exportação é a atividade que envolve venda, envio ou doação de produtos, bens ou serviços de um país para outro, é basicamente o envio de mercadorias nacional com destino para outros países. Existem alguns tipos de exportação, sendo elas a exportação “Direta e Indireta”.
Exportação Direta: É a exportação que consiste na operação, onde o produtor é o responsável pela exportação e faturamento do produto. Ou seja, a própria empresa faz a exportação, sem ser necessário intermédio de empresas.
Exportação Indireta: É quando ocorre a exportação por intermédio de empresas, que adquirem os produtos para exporta-los, normalmente é a exportação utilizada por trading companies.
E o que seria a DU-e?
A Declaração Única de Exportação (Du-e) é um documento eletrônico que é preenchido pelo exportador, que contêm uma série de informações que são necessárias para o enquadramento da exportação e auxiliando o despacho aduaneiro.
A DU-e foi estabelecida para reduzir a burocracia da exportação, além de substituir três documentos que anteriormente eram obrigatórios, sendo eles: “Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) e Declaração Simplificada de Exportação (DSE)”.
Para saber mais detalhes sobre a DU-e, acesse nosso artigo: Declaração Única de Exportação (DU-e): O que é?
Nota fiscal de exportação: unidade de medida tributável
No dia 01/07/2017 entrou em vigor a “NT 01/2016” que tem como objetivo padronizar as unidades de medidas para a exportação e adequar a NF-e ao “Projeto do Portal Único do Comércio Exterior”. As alterações não se aplicam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e nem para as empresas que não trabalham com o Comércio Exterior.
Em operações de exportação, o governo determina que os produtos tenham a unidade de medida para a tributação, de acordo com o NCM determinado. No sistema Mainô é possível determinar essas unidades de medidas no cadastro dos produtos para realizar as operações de exportação de acordo com a medida indicada pelo governo.
No cadastro do produto, dentro do sistema, é possível realizar essa conversão para iniciar o processo de exportação:
Como é feita a nota fiscal de exportação pelo sistema da Mainô
O sistema Mainô foi criado para facilitar as operações de empresas que realizam importações ou exportações e trabalham com Comércio Exterior. Depois de informar a unidade tributável do seu produto, é possível realizar a criação da sua nota fiscal de exportação habilitando esse procedimento nas configurações.
Depois de habilitado, basta iniciar a criação da sua nota fiscal de exportação, informar o produto e gerar a sua NF-e. O sistema já puxa as parametrizações definidas para a exportação de acordo com o procedimento aplicado pela sua empresa nas configurações. Esse seria um exemplo de uma nota fiscal de exportação emitida pelo sistema da Mainô:
Você sabe como preencher a unidade de medida tributável na DU-E? Veja em nosso artigo sobre o tema!
DU-e: como gerar através do sistema
Após da emissão da sua nota fiscal de exportação pelo sistema, no menu de “NF-es emitidas”, ao lado das informações da sua nota, é possível visualizar o campo “Declaração de Exportação (DU-e):
Após esse procedimento, o sistema vai abrir uma tela para definir algumas informações, entretanto, as informações como cliente e produtos, o sistema já reaproveita elas:
Após, preencher é só salvar e gerar a sua DU-e!
O sistema da Mainô é ideal para os processos relacionados ao Comércio Exterior, além de facilitar as emissões de suas NF-es, o sistema é feito todo em nuvem, onde, facilita o acesso independente do local que esteja realizando a operação. Além de contar com vastas funcionalidades para o controle de sua empresa.