DU-E: saiba tudo sobre a Unidade de Medida Tributável

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Ao preencher a DU-E tenha atenção na inserção correta da Unidade de Medida Tributável

Como bem sabemos, o Comércio Exterior ocorre através de uma série de processos burocráticos envolvendo documentos que controlam e oficializam as operações. A DU-E, documento que veio para substituir a Declaração de Exportação e o Registro de Exportação, reúne uma série de informações sobre a exportação que deve estar correta, a fim de evitar entraves na operação. 

Uma, dentre as muitas informações que devem ser preenchidas com atenção, é a Unidade de Medida Tributável, que é retirada da Nota Fiscal – NF-e, documento que formaliza a compra e venda do bem exportado. Mas o que é essa Unidade de Medida Tributável?

Unidade de Medida Tributável: principais informações

Antes de tudo é preciso entender que a Unidade de Medida Tributável é determinada de acordo com a NCM do bem que você está exportando, ou seja, essa medida já é determinada previamente e pode ser necessária a conversão da unidade de medida comercializada para a tributável.  É a partir da Unidade de Medida Tributável, assim denominada no âmbito da Receita Federal, que se aplica a tributação do produto, logo, é necessário que ela seja preenchida corretamente na NF-e. 

Cada NCM possui uma Unidade de Medida Tributável padrão. No total, o comércio exterior conta com por volta de 12 Unidades de Medida Tributável, que reunimos abaixo com suas siglas correspondentes: 

UNIDADE DE MEDIDA TRIBUTÁVELSIGLA
GRAMAG
JOGOJOGO
LITROL
MEGAWAT HORAMWHORA
METROM
METRO CÚBICOM3
METRO QUADRADOM2
MIL UNIDADES1000UN
PARESPARES
QUILATEQUILAT
QUILOGRAMAKG
UNIDADEUN

São essas siglas que constam na Nota Fiscal de exportação e devem estar preenchidas de forma correta de acordo com a NCM do produto exportado. 

Unidade de Medida Tributável/Estatística x Unidade Comercializável

A Unidade de Medida Tributável é assim denominada no âmbito da Receita Federal, responsável pela incidência dos tributos nas operações de Comércio Exterior. No âmbito do Comércio Exterior como um todo, essa unidade também é denominada como Unidade de Medida Estatística, mas ambas nomenclaturas indicam o mesmo tipo de unidade. Na NF-e o campo a ser preenchido com a unidade é o de tag “uTrib”. 

Essa medida não pode ser confundida, no entanto, com a Unidade de Medida Comercializada, que nada mais é que a unidade escolhida pelo exportador para indicar a quantidade de produto que está sendo exportado. Vale ressaltar que essa escolha é livre e realizada pelo exportador. 

Assim, tanto na Nota Fiscal quanto na DU-E vão constar dois tipos de unidades de medida distintas, uma escolhida livremente pelo exportador – a Unidade de Medida Comercializável – e a outra determinada pela NCM do produto – a Unidade de Medida Tributável/ Estatística. 

Principais pontos de atenção quanto à Unidade de Medida Tributável

  • Conheça a NCM correta do seu produto para tomar conhecimento de sua Unidade de Medida Tributável padrão;
  • Atenção ao preencher a quantidade, esse é um dos erros mais comuns presentes na NF-e;
  • Preencha corretamente o campo “uTrib” na NF-e, pois seus dados migrarão automaticamente para a DU-E;
  • Não confunda Unidade de Medida Comercializada com Unidade de Medida Tributável, ambas constarão na DU-E, mas com finalidades distintas; 
  • Por fim, caso algum erro relativo à Unidade de Medida Tributável ocorra na emissão da NF-e, basta emitir uma nova Nota Fiscal com os dados corretos. Assim a DU-E contará com todos os dados corretos!

Conversão da Unidade de Medida Tributável: a Mainô ajuda você!

A Mainô atua em função da facilitação do Comércio Exterior brasileiro, desenvolvendo ferramentas que impulsionam e agilizam as importações e as exportações. Nosso Sistema de Gestão em nuvem conta com a funcionalidade de conversão da Unidade de Medida Tributável na Nota Fiscal de exportação, agilizando a emissão da NF-e e da sua exportação! Saiba mais sobre o software Mainô.

 

Ebook incoterms 2020Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigado por se cadastrar!