O que é CNAE? Aprenda a classificar a sua empresa.

Tempo de Leitura 3 Minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Você sabe o que é CNAE? A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é uma forma de classificar a sua empresa de acordo com as operações ou atividades realizadas. Trata-se de uma forma padronizada de identificar as atividades econômicas em todo o país, facilitando também o enquadramento tributário.

Quando o assunto é a burocracia por trás das atividades desenvolvidas por uma organização, são vários os registros e enquadramentos necessários, não é? Em meio a tantas nomenclaturas diferentes, é comum que os empresários fiquem confusos.

Para solucionar todas as suas dúvidas, veremos ao longo deste artigo tudo o que você precisa saber sobre o CNAE. Confira.

O que é a CNAE?

Todas as organizações devem pagar vários tributos que incidem sobre as atividades desenvolvidas, certo? Entretanto, esses tributos variam conforme a natureza dessas operações e seria impossível que os órgãos de fiscalização avaliassem individualmente as atividades desenvolvidas por cada uma das pessoas jurídicas em funcionamento.

Para solucionar esse problema, foi criada a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. Através desse código foi possível padronizar essa informação. Cada uma das atividades recebe um código único e todas as empresas informam o CNAE da sua atividade principal e das atividades secundárias.

Para que serve a CNAE?

A principal finalidade da CNAE é padronizar a comunicação entre o poder público e as empresas, facilitando a fiscalização. Na prática, esse código serve para informar exatamente quais são as atividades desempenhadas por uma pessoa jurídica e impacta diretamente na tributação adotada por uma organização e nos benefícios que podem ser aproveitados.

Como escolher o CNAE para minha empresa?

A escolha do CNAE deve ser feita com base nas atividades que serão desenvolvidas pela empresa. A organização será uma prestadora de serviços de arquitetura? Fará a comercialização de livros? Trata-se de uma indústria que produz calçados? Ou então engloba a prestação de serviços de veterinária com a venda de artigos de pet shop?

Depois de definidas as atividades que serão executadas, você pode consultar a tabela do CNAE através da internet pelo site www.cnae.ibge.gov.br. A atividade que mais colabora para a geração do valor adicionado é considerada a atividade principal, enquanto as demais atividades podem ser incluídas como atividades secundárias.

Quais cuidados devo tomar ao escolher a CNAE?

No momento de definir as atividades da sua empresa é muito importante tomar alguns cuidados para evitar complicações no futuro. Veja quais são as principais delas:

  • Enquadramento no Simples Nacional: Nem todas as atividades podem ser enquadradas no Simples Nacional. Portanto, é importante verificar se todos os CNAEs escolhidos pela sua empresa estão autorizados para esse regime.
  • Alteração de classe: A empresa pode realizar alterações no seu CNAE ou adicionar novas atividades secundárias. Entretanto, é preciso ficar atento aos impactos que isso pode causar, tanto na tributação quanto no cumprimento de outras exigências.
  • Regime tributário: O CNAE tem relação direta com o enquadramento tributário de uma empresa, interferindo nos tributos recolhidos e obrigações acessórias. Um ótimo exemplo disso é a necessidade de recolher o ISS apenas se o CNAE cadastrado se referir a uma prestação de serviço.

Qual a diferença entre a CNAE-Fiscal e CNAE-Domiciliar?

O CNAE pode ser subdividido em dois: o CNAE-Fiscal e o CNAE-Domiciliar:

  • CNAE-Fiscal: é um detalhamento usado pela administração pública para identificação da atividade econômica principal e secundária desempenhadas pelo empreendimento.
  • CNAE-Domiciliar: foi criado para facilitar o acesso aos dados empresariais no censo demográfico e nas demais pesquisas domiciliares.

Como consultar a CNAE pelo CNPJ?

A consulta do CNAE pode ser feita através da Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no site da Receita Federal. Basta inserir o CNPJ para ter acesso às principais informações daquela empresa, incluindo o código e a descrição das atividades desenvolvidas.

Você já sabia o que era CNAE? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert

Não esqueça de compartilhar esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no print
banner news

Siga a Mainô nas redes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of

Obrigado por se cadastrar!