O que é logística e qual sua importância para o comércio exterior?

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Você sabe o que é logística? Trata-se de um dos assuntos que levanta mais dúvidas nos empreendedores quando falamos sobre comércio exterior. A complexidade no transporte das mercadorias já é grande dentro do território nacional e operações de importação e exportação adicionam ainda mais complexidade aos processos.

Uma empresa que deseja alcançar bons resultados precisa otimizar a gestão do estoque, certo? Entretanto, esse procedimento se torna mais difícil quando não existe uma previsibilidade exata sobre a chegada das mercadorias importadas e os custos totais da operação ainda são desconhecidos. 

Para evitar essas complicações é importante conhecer mais sobre o que é logística. Neste artigo veremos um pouco mais sobre o assunto.

O que é logística internacional?

Todas as empresas que lidam com comércio exterior sabem como pode ser complexo operacionalizar a importação ou exportação de produtos. Além do risco do aumento do tempo de deslocamento das mercadorias, existem diversos trâmites burocráticos que tornam ainda mais demorados os fluxos de operações.

A logística internacional é uma área estratégica que lida com as ações externas da empresa, procurando estruturar melhor os processos e melhorar o relacionamento com os parceiros comerciais. Isso é fundamental para tornar toda a empresa mais eficiente – refletindo desde a gestão do estoque até os resultados financeiros.

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A importância da logística para empresas de comércio exterior

A preocupação contínua em otimizar os processos de logística em empresas de comércio exterior é fundamental para o desenvolvimento das suas operações de forma cada vez mais previsível, com menos custos e riscos. Quando as operações não funcionam corretamente, pode ocorrer um impacto negativo para a empresa. Esse impacto pode representar não apenas prejuízo financeiro na operação, mas um desgaste na imagem da empresa com seus clientes e outros stakeholders.

Muitos empresários pensam o que é logística somente como transporte de mercadorias. Entretanto, o assunto é muito mais amplo. Na área comercial da Mainô, por exemplo, ajudamos diariamente empresários que tiveram desgastes com clientes devido a demora na emissão de notas fiscais. Apesar de se tratar de um assunto fiscal, uma mercadoria não pode ser transportada do ponto A para o ponto B sem a NF-e. Dessa forma, ter um software de emissão de notas fiscais que minimiza o tempo gasto deve sim ser uma preocupação da área de logística.

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Veja alguns dos fatores que comprovam a importância da logística para as empresas de comércio exterior:

  • Organização interna da empresa: o domínio sobre o que é logística permite que todos os setores da empresa estejam preparados para encarar os procedimentos necessários, evitando perda de tempo, desperdício de recursos e outros transtornos que poderiam surgir.
  • Economia de recursos da importação: compreender todos os procedimentos da importação de produtos permite que você tome as melhores decisões e poupe dinheiro.
  • Melhoria da relação com parceiros: negociar preços e prazos benéficos para ambas as partes é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com os seus parceiros de importação.
  • Redução de erros no comércio exterior: por conta de toda a complexidade envolvida no comércio exterior, podem ocorrer muitos erros no meio do percurso. A logística garante que você tenha domínio sobre todo o processo de transporte das mercadorias até a sua empresa.
  • Gestão do estoque: com o aumento da previsibilidade de custos e prazos, a gestão do estoque também fica facilitada, aumentando a qualidade das informações.

Dicas para melhorar a logística internacional

Para as empresas importadoras que desejam melhorar seus processos de logística, é possível alcançar uma melhoria no desempenho seguindo as seguintes dicas:

  • Compreenda as normas de negociação: é preciso que você conheça as normas de negociação vigentes no país da empresa exportadora para que você saiba exatamente o que esperar da operação, incluindo obrigações e custos que você poderá arcar.
  • Conheça os seus fornecedores: se já é importante conhecer a fundo quem são os seus fornecedores brasileiros, descobrir mais sobre os seus fornecedores estrangeiros é fundamental. Busque informações sobre a sua reputação, mercadorias oferecidas, preços praticados, prazo para entrega, condições de pagamento, entre outras que possam ser úteis.
  • Conheça a cultura local: Compreender a forma com que os fornecedores negociam e lidam com a construção de relacionamentos comerciais é fundamental para estabelecer relações duradouras. Parte dessa compreensão vem do estudo da cultura e costumes locais.
  • Avalie o melhor método de transporte: faça uma boa avaliação sobre a melhor forma de transporte das suas mercadorias, pensando no processo de logística como um todo, até que os produtos estejam na sua empresa. Analise custos, prazos de entrega e eventuais problemas que poderiam inviabilizar a operação.

Ampliou seu conhecimento sobre o que é logística e sua importância no comércio exterior? Se você deseja conferir mais informações úteis como essa, deixe o seu comentário!

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