Se você chegou a esse artigo, provavelmente está abrindo uma trading company ou já trabalha em uma. E sendo bem sincero, boa parte das dicas que vou dar neste artigo vem da adoção de uma cultura de experiência do cliente e transformação digital adotadas pelas principais empresas do mundo. Não se trata mais do futuro, já é o presente.
Trate seus fornecedores como parceiros
Os grandes diferenciais de uma trading company estão na qualidade dos fornecedores, tanto das fábricas quanto dos agentes envolvidos no processo de importação e exportação. Por isso, é extremamente importante que a sua empresa adote formas de fidelizar parcerias com esses fornecedores, mas parcerias justas e que de fato geram trocas e ganhos entre as partes. É válido lembrar que a busca por fornecedores é um trabalho árduo e custoso, e que bons fornecedores são assediados por todos os lados.
Por isso, aqui vão algumas dicas de ações que a sua empresa, de maior ou menor porte, pode tomar:
- Realize reuniões de alinhamento não só quando uma operação estiver em andamento, mas como uma conversa habitual entre parceiros;
- Se puder, realize eventos ou reuniões com temas relevantes para o mercado, isso mostra a autoridade da sua empresa no assunto e aproxima bons stakeholders;
- Se o seu parceiro for internacional, observe bem os costumes e padrões de negociação que são seguidos no país dele para que você adote e o faça se sentir mais seguro;
- Não só peça, isso irrita qualquer um. Saiba onde está o limite de uma negociação e ofereça algo em contrapartida sempre que possível;
- Demonstre que você se importa e valoriza o trabalho dele. Afinal, ele está sendo fundamental para os seus processos, certo?
Trading Company: especializada ou generalista?
Sua trading vai focar em diversos mercados ou será especializada em um segmento? O que você acha que o comportamento de consumo atual valoriza mais?
Veja bem, não estou dizendo que as trading companies que atuam em diversos nichos não sejam boas opções. Afinal, muitas tradings maiores conseguem este feito por ter equipe e carteira de fornecedores suficientes para isso. Mas se você está iniciando, talvez buscar atuar em um nicho especializado seja uma boa opção, justamente pelo atual padrão de consumo estar voltado para a especialização.
O seu contratante, em determinado momento, vai querer falar com quem entenda e resolva dores específicas daquele nicho. Por isso, quando ele te encontrar no mercado, o seu preço não será um problema.
Priorize a experiência do seu cliente
Juro que não vou mencionar a Apple e nem a Amazon aqui, mas queria que você se atentasse para o fato de que manter o sucesso do seu cliente garante fidelização, diminui os custos de aquisição de novos contratos e você sempre será a primeira opção dele nas próximas operações. Ou seja, priorizar a experiência do seu cliente não é nenhuma novidade, mas pode alavancar o seu negócio e escalar sua receita.
Aqui vão alguns conselhos para você adotar na sua trading company:
- Garanta que os seus e-mails passem informações claras;
- Em caso de problemas na operação, é importante que conste na sua SLA (acordo de serviço) prazos justos para um retorno ou resolução do problema;
- Comunicação é muito importante e, quando estamos tratando de operações que podem custar milhares de reais, passa a ser fundamental. Mantenha seu cliente informado da melhor forma possível!
- Seja realista quanto aos deadlines;
- Lembre-se que se o seu cliente tem um problema, você tem um problema. Corra atrás para entregar a ele uma experiência incrível na resolução de imprevistos.
Trading Companies: faça “cases de sucesso”
Após adotar as medidas acima, você precisará de meios para comprovar tudo isso para um prospect interessado no seu serviço e é aí que entram as provas sociais. Os cases de sucesso são provas sociais fortíssimas que serão utilizadas ao seu favor numa negociação. Basicamente se trata de um depoimento – escrito ou gravado em vídeo – de um dos seus clientes que vem obtendo sucesso com a contratação da sua empresa.
É importante convidar para estes “cases de sucesso”, os porta-vozes de empresas que compartilhem valores com a sua e que tenham uma visão clara do seu diferencial no mercado. Além disso, jamais manipule ou crie roteiros fechados. O depoimento é do seu cliente, então utilize mesmo que tenha críticas pontuais e construtivas para o seu negócio. Ninguém é perfeito e isso passa autenticidade para quem está assistindo ou lendo.
Elimine ao máximo as tarefas burocráticas da sua trading company
Por fim, você deve estar se perguntando como vai conseguir colocar tudo isso em prática se boa parte do tempo dos seus funcionários é gasta nos trâmites dos processos, principalmente os aduaneiros e fiscal-tributários. É nessa hora que eu tiro a minha carta “transformação digital” da manga e te pergunto: sua empresa está totalmente digitalizada?
“Mas tais documentos não podem ser digitais”. Ok, tudo bem. O que não tiver remédio, remediado está. Mas eu te garanto que 80% ou mais da sua trading pode ser digitalizada. Isso é capaz de reduzir os trabalhos manuais e os erros humanos absurdamente. Por fim, todo esse tempo “ganho” com a tecnologia garante mais disponibilidade da sua equipe para focar no que realmente importa: o sucesso do seu cliente e do seu negócio.
Por isso, quero te convidar a conhecer a empresa de tecnologia, que hoje faz um excelente trabalho nos vários processos do comércio exterior que garantem mais produtividade para a sua trading: a Mainô. Nós somos uma startup de tecnologia para empresas de comércio internacional focados em gestão de processos fiscais e tributários, estoque, vendas e financeiro.
Em nosso sistema é possível, por exemplo, emitir uma nf-e de importação em 2 minutos (sem brincadeira, tenho prova social disso rs). Por fim, além do “jabá” que acabei de fazer da nossa empresa, existem várias outras com propostas muito boas para te ajudar na transformação digital da sua trading, que é o que realmente importa.
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