Muito tem se falado sobre a computação na nuvem e seus benefícios. No ramo empresarial, ela tem sido muito mencionada devido à utilização de software na nuvem. Essa solução tem sido amplamente utilizada, principalmente por pequenas e médias empresas — que agora veem a possibilidade de investir em um sistema de gestão.
No artigo de hoje, falaremos sobre as principais vantagens de utilizar um software na nuvem. Quer saber quais são elas? Confira!
Custo reduzido
Até pouco tempo atrás, se uma empresa quisesse implementar um sistema de gestão, era necessário comprar licenças de utilização para cada computador que fosse utilizá-lo — o que fazia com que os custos fossem muito elevados, fazendo com que essa ferramenta fosse acessível apenas para empresas de porte maior. Hoje, graças ao software na nuvem, as empresas pagam apenas pelo serviço prestado, uma mensalidade que varia de acordo com a demanda.
Além da redução de custos na implementação do sistema, o armazenamento das informações é de responsabilidade da empresa desenvolvedora, o que faz com que as empresas tenham custo zero com manutenção de servidores e custo reduzido com a equipe de TI.
Escalabilidade
Outra grande vantagem que a utilização do software na nuvem proporciona é a possibilidade de aumentar a utilização dos serviços de acordo com o crescimento do negócio. Ou seja, é possível sair de um “pacote básico” para um “pacote vip” de forma simples e rápida.
Utilizando um sistema tradicional, seria necessário realizar um projeto de expansão ou até mesmo iniciar um novo projeto, dependendo do crescimento, o que geraria altos custos.
Mobilidade
Para que um software na nuvem possa ser utilizado, basta possuir uma conexão com a internet e um gadget — como um notebook ou tablet, por exemplo. Logo, outro grande benefício é a possibilidade de acessar o sistema de casa, em uma reunião externa ou em qualquer outro ponto remoto que se faça necessário. Em tempos de grande concorrência, garantir processos e uma comunicação ágil é fundamental para obter vantagem e bons resultados.
Agilidade
No quesito agilidade, o software na nuvem proporciona dois benefícios: rapidez na implementação e agilidade na comunicação e na troca de informações.
O processo de implementação é simples: o cliente especifica quais serviços precisa utilizar, qual é o tamanho de sua empresa e quantas pessoas utilizarão o sistema. Isso faz com que não seja necessário desenvolver grandes projetos e sofrer com a burocracia de adquirir uma licença de software, como seria da forma tradicional.
Além da agilidade na comunicação e na troca de informações, que pode ser feita de qualquer lugar, a qualquer momento, os dados que são inseridos e modificados no sistema são atualizados em tempo real. Ou seja, não é necessário aguardar um horário específico para gerar determinado relatório, por exemplo.
Maior segurança da informação
Além de as atualizações dos softwares serem realizadas automaticamente, sem que o usuário precise tomar alguma ação, todas as informações ficam armazenadas nos servidores da empresa que fornece o sistema. Os backups dos dados são realizados periodicamente.
Como podemos ver, a utilização de um software na nuvem proporciona grandes vantagens para as empresas que desejam automatizar seus processos e aumentar a produtividade. Além de garantir que empresas de pequeno e médio porte tenham a possibilidade de investir em tecnologia, graças ao custo acessível.
Qual dessas vantagens você acredita que faria maior diferença nos resultados de sua empresa? Não deixe de compartilhar suas opiniões conosco. Comente e participe!